PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Docente e doutoranda participam da XII Jornada Paulista de Plantas Medicinais

A XII Jornada Paulista de Plantas Medicinais ocorreu dos dias 16 a 19 de setembro, no Anfiteatro do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu.

A docente Vanilde Citadini Zanette e a doutoranda Kátia Mara Batista participaram da palestra ministrada pela coordenadora da Pastoral - Maria Rosa que falou sobre o projeto de Extensão com a Pastoral da Saúde o qual está comemorando 15 anos de existência. Nesse contexto, a docente e a aluna finalizaram falando do mesmo projeto desenvolvido em Criciúma e região.

Além da participação na palestra, a docente e a aluna apresentaram um banner a respeito da parceria com a Pastoral  e as plantas medicinais estudadas durante o ano de 2014 e de um minicurso cujo tema abordou Plantas Alimentícias Não Convencionais e reconhecimento etnobotânico editado pelo Dr. Lin Chau Mingda da UNESP.  

Sobre o evento

A Jornada Paulista de Plantas Medicinais foi idealizada no início da década de 90, por um grupo interdisciplinar de profissionais dos campi da Unesp, que tinha por objetivo a criação de um Centro de Estudos de Plantas Medicinais (CEPLAM). O centro não prosperou, mas a Jornada não perdeu sua periodicidade e tem sido itinerante dentro do Estado de São Paulo.

A 1ª Jornada aconteceu, no Campus de Jaboticabal/Unesp e vem sendo realizada bienalmente, nos anos impares e intercalada com o Workshop de Plantas Medicinais de Botucatu e Simpósio Nacional de Plantas, que acontecem em anos pares. 

O uso de plantas medicinais faz parte do dia a dia da população, que utiliza muitas vezes de maneira empírica e errada. Tendo isto em vista surgiu à ideia de organizar as Jornadas de Plantas Medicinais com o objetivo de trocar experiências, atualizar conhecimentos e envolver a população. Proposta desde 1993, a 12ª edição dessa jornada, já a credencia como grande evento na área das Plantas Medicinais no cenário nacional.

Fonte: UNESP/ XII Jornada Paulista de Plantas Medicinais

23 de setembro de 2015 às 17:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário