Universidade promove ação de conscientização sobre diabetes mellitus em parceria com o Município de Criciúma
A Clínica Escola de Enfermagem da Unesc, juntamente da equipe de Residência Multiprofissional, uniu esforços com o Município de Criciúma para realizar diversas atividades de prevenção do Diabetes. Essa ação, realizada no campus nesta terça-feira (14/11), não só visa conscientizar a população sobre a doença, mas também marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Diabetes Mellitus e faz parte da programação do Novembro Azul.
A iniciativa, conforme a coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem, Zoraide Rocha, visa oferecer informações fundamentais sobre o diabetes, terapias disponíveis para tratamento e formas de prevenção. As atividades estão concentradas no Bloco da Reitoria, Clínicas Integradas e bloco S da Universidade.
“Esta ação educativa busca conscientizar sobre a relevância da prevenção do diabetes mellitus, seja ele gestacional, tipo 1 ou tipo 2. Entre as orientações oferecidas, estão testes glicêmicos, aconselhamento nutricional, informações sobre insulina, tratamentos e práticas de autocuidado”, explica Zoraide.
Profissionais de diferentes áreas, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, entre outros das residências multiprofissionais, compõem a equipe multiprofissional responsável pela condução das atividades.
Além de enfatizar a importância da alimentação, a equipe aborda temas relacionados ao autocuidado, aceitação da doença e cuidados essenciais no armazenamento da insulina, medicamento fundamental no tratamento do diabetes e fornecido a pessoas diagnosticadas com a doença.
Doença
O Diabetes Mellitus (DM) é um grave problema de saúde pública em todo o mundo, cujas previsões têm sido superadas a cada nova triagem. O Brasil ocupa o 5º lugar em incidência de diabetes, com 16,8 milhões de adultos com esta condição.
A crescente prevalência de diabetes em todo o mundo é impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos. O aumento contínuo se deve, em grande parte, aos níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
14 de novembro de 2023 às 18:48