15º Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura
Reunidos em Campo Grande – MS, nos dias 06 a 08 de novembro 2024, trazendo como tema central “Mapeando o Futuro com Precisão e Inovação”, o congresso mobilizou profissionais, professores e acadêmicos da área da Engenharia de Agrimensura do Brasil.
Contou com palestras como “Engenhar(IA) do Futuro”; “Carbono Neutro”; “REURB – Regularização Fundiária Urbana”; “LAR Legal”; “Mentes e Máquinas: Como as Geotecnologias estão Redefinindo a Engenharia de Agrimensura”; “Plano Diretor de Campo Grande e Modalidades de Parcelamento de Solos Urbanos”; “Georreferenciamento e Regularização de Imóveis Rurais”; “Futuro do Engenheiro Agrimensor: Desafios e Oportunidades”; Mesa Redonda: “Ratificação de Áreas de Fronteiras”.
Também teve apresentação de artigos científicos com a participação presencial e virtual de professores e acadêmicos.
Alguns depoimentos sobre o evento.
A Vice-Presidente do Centro Acadêmico Pedro Casaldáliga da UNESC, Sabrina Jardim Sparremmberg: participar do 15º CONEA foi uma experiência enriquecedora, conectando conhecimentos sobre inovação tecnológica e eficiência na Engenharia de Agrimensura.
Para Engenheira Agrimensora Juliana Santos Gonçalves, formada em 2021: Participar do 15º CONEA foi uma experiência incrível! Retornei com a bagagem cheia de conhecimento, orgulho e admiração pela minha profissão. Além disso, fiz novos amigos que compartilham da mesma paixão. Com certeza estarei presente no próximo!
Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Teilor Shardosim Jaeger: O 15º CONEA foi uma experiência enriquecedora, marcada por palestras sobre inovações e novos desafios que enfrentamos no dia a dia da profissão e também pela troca de conhecimentos entre profissionais de todo o país, além da apresentação de novas tecnologias que impulsionam o futuro da área.
A Engenheira Agrimensora, Chirli Raupp Bitencourt, formada em 2010. O 15º CONEA foi um evento incrível, que trouxe uma visão diferente de algumas coisas que eu tinha receio, como por exemplo a inteligência artificial. Parabéns aos organizadores, a área da Engenharia de Agrimensura precisa de mais pessoas comprometidas que estejam a frente destes eventos trazendo conhecimento e network.
Para o Engenheiro Agrimensor Carlos Alberto Sorato, formado em 1994. O aprendizado é progressivo e contínuo, quando achamos que sabemos muito ou o suficiente para levar adiante nossos serviços, descobrimos que há espaço dentro de nós para muitas coisas ainda e o que sabemos é o básico. Foi o que nos mostrou o 15º CONEA, voltei para casa com a engenharia mais afinada de sabedoria. Foi um ótimo CONEA.
Realização:
ASMEA – Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Agrimensura
FENEA – Federação Nacional de Engenharia de Agrimensura