Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica integra grupo das graduações com nota máxima do MEC
Durante os 49 anos de história, o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc foca na formação de qualidade, na infraestrutura, no corpo docente, em laboratórios com softwares e equipamentos atualizados, além de professores com mestrado e doutorado, conteúdos atualizados para o mundo do trabalho e apoio aos acadêmicos.
Toda esta dedicação resultou na nota 5 na avaliação criteriosa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a nota máxima. Nesta quase meia década, o curso já graduou mais de 750 profissionais qualificados para o mundo do trabalho.
“A infraestrutura conta com laboratórios de Topografia, Geodésia, Astronomia, Fotogrametria, Cartografia e Geoprocessamento, Mecânica dos Solos, todos com softwares atualizados, sendo que o curso é o único de Santa Catarina, sendo uma das profissões mais antigas do mundo. Conta com o estágio obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso, os acadêmicos são incentivados a realizar estágio em empresas ligadas à área de Agrimensura ou órgãos públicos, desde as primeiras fases”, comenta o coordenador Hugo Schwalm.
“Temos um corpo docente altamente qualificado com doutores, mestres e especialistas, que atuam na área e desenvolvem projetos e execução de loteamentos, estradas, regularização fundiária, remodelagem de terreno, avaliação e perícia de imóveis”, acrescenta.
Palestras e Congressos
Além disso, outro diferencial da graduação é a parceria em cursos e palestras com a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (Aceag) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a realização e participação em congressos, semanas acadêmicas, palestras, fóruns, viagens de estudo, cursos e encontros estaduais, nacionais e internacionais.
“Desde 2019 o curso atualiza a matriz curricular e ajusta os conteúdos para as novas tecnologias e tendências do mercado. Em 2022 a Graduação Multi trouxe uma nova proposta de experiência inovadora, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento da autonomia do processo de ensino-aprendizagem”, garante.
“Os nossos professores são extremamente qualificados e, além da experiência na área, a maioria possui mais de nove anos no curso, com mestrado e doutorado e estão em constante atualização. Isso se comprova com a participação em feiras nacionais e internacionais como a MundoGeo Connect em São Paulo e a Intergeo na Alemanha, além de seminários, no Ensino, na Pesquisa, Extensão e Inovação”, conta ainda Schwalm.
Mundo do Trabalho
O mundo do trabalho do segmento é amplo e está em alta. Nele, atuam profissionais preparados para solucionar problemas referentes à propriedade urbana e rural, seja determinando sua área ou limites de propriedades imobiliárias, sendo que praticamente 100% dos estudantes formados no curso estão trabalhando. Alguns concursados em órgãos públicos e outros na Marinha e Aeronáutica.
“Semanalmente as empresas fazem contato conosco em busca de estudantes para estágio. Santa Catarina tem 295 municípios e cada um deles precisa de pelo menos um Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo. Além disso, estes profissionais podem atuar em empresas de engenharia, terraplanagem, telecomunicações, eletrificação, aerolevantamentos, companhias de água e saneamento, indústrias de construção civil, instituições de ensino, científicas e de pesquisa, além de escritórios de prestação de serviços, e órgãos públicos, como prefeitura, Deinfra, DNIT e Incra”, ressalta.
“O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc recebe acadêmicos de todo Brasil que normalmente retornam para seu local de origem para contribuir com o conhecimento adquirido durante a formação. Eles ainda têm a possibilidade de participar durante a graduação de atividades de Pesquisa e Extensão, participando dos editais da Universidade, o que também é um diferencial”, acrescenta.
Informações
Informações sobre o curso podem ser obtidas por meio do (48) 3431-2567, além do e-mail: engagrimensura@unesc.net, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h.
“Aqueles que queiram ingressar no curso irão se deparar com professores comprometidos com o Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, com atividades práticas voltadas ao mundo do trabalho e laboratórios atualizados, e possibilidade de estar em contato com o mercado de trabalho desde as primeiras fases. Esta é uma profissão valorosa, em que a tecnologia e a inovação estão presentes no mapeamento das cidades inteligentes, pois necessitam de informações precisas na localização, bem como definição e monitoramento de espaços físicos e limites de propriedades imobiliárias, além da criação e organização de informações espaciais”, finaliza.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
04 de junho de 2024 às 08:41