Unesc prepara acadêmicos de licenciatura para o Enade 2024
O ensino de excelência oferecido pela Unesc será mais uma vez avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2024). Neste ano, os estudantes dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação (HCE), serão os representantes da instituição nessa importante ferramenta de desempenho acadêmico. A prova está agendada para ser realizada no dia 24 de novembro em todo território nacional.
Visando preparar a os acadêmicos, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Ensino da Unesc, promoveram na noite desta sexta-feira (24/10), no Auditório Ruy Hülse, um bate-papo com os alunos habilitados, com o intuito de orientá-los e sanar dúvidas sobre a avaliação nacional.
Segundo a professora e coordenadora do Enade na Unesc, Andréa Rabelo Marcelino, todo final de ano os cursos passam pela prova. “Desde a primeira até a oitava fase, nossos professores aplicam questões voltadas para avaliação do Enade. É um trabalho significativo e importante no preparo desses estudantes A conversa dessa noite também faz parte da programação da Proen para o fortalecimento e segurança dos nossos acadêmicos para esse momento tão significativo”, destaca.
Dicas
Para repassar as informações, orientações de como funciona e a importância da participação no Enade 2024 aos 164 estudantes inscritos, o convidado foi o professor do curso de Administração e Comércio Exterior e coordenador do Setor de Avaliação Institucional, Thiago Henrique Almino Francisco.
No bate-papo, a proposta de Thiago foi conversar sobre todo o processo no dia da prova. “É importante também que eles entendam o que o Enade gera para a Instituição e, a partir dessa compreensão, contarmos com o compromisso de todos na representação da Universidade”, destaca.
De acordo com o professor, contar com um bom resultado qualifica o diploma do acadêmico e a Universidade de forma geral. “Isso é um grande indicador na hora de ir para o mundo do trabalho, principalmente no âmbito das licenciaturas que tem uma série de discussões em torno de todo o processo formativo. Aqueles cursos que tenham um desempenho melhor no Enade, ocupam espaço importantes nessa área de formação”, destacou ainda.
Valorização do acadêmico
“É muito importante fazer o Enade porque além do exame valorizar o aluno, também auxilia na própria manutenção do curso na nossa Universidade. Fazer o exame é bom para todos, para os estudantes e para a instituição, além de ser uma forma para medir a nossa capacidade como acadêmico”, avaliou o estudante da oitava fase do curso de História, Augusto Scarabelot Triches.
O Enade 2024 será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade avalia os cursos de graduação e as instituições de ensino Superior (IES). Todo o processo avaliativo permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são elementos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
28 de outubro de 2024 às 15:02