Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

INDICE DE COMPETITIVIDADE GLOBAL

INDICE DE COMPETITIVIDADE GLOBAL
Mais imagens

INDICE DE COMPETITIVIDADE GLOBAL

Julio Cesar Zilli

O Relatório de Competitividade Global (The Global Competitiveness Index) é uma publicação anual do Fórum Econômico Mundial. Desde 2004, o Relatório de Competitividade Global classifica os países com base no Índice de Competitividade Global. Antes disso, as classificações destacam aspectos relacionados com: i) Requisitos básicos: instituições, infraestrutura, macroeconomia, saúde e educação; ii) Potenciadores da eficiência: educação superior e treinamento, eficiência mercado de bens, eficiência do mercado de trabalho, mercado financeiro, prontidão tecnológica e tamanho de mercado; e iii) Fatores de Inovação e sofisticação: sofisticação de negócios e inovação, conforme a estrutura da Figura 1.

Figura 1 – Estrutura dos aspectos analisados.

Fonte: The Global Competitiveness Report (2017).

O relatório destaca 140 economias, apresentando os melhores desempenhos globais (Figura 2).

Figura 2 – Ranking dos Top 10.

 Fonte: The Global Competitiveness Report (2017).

1) Escala de 1 a 7.

 2) 2015-2016 ranking de 140 economias.

O Brasil encontra-se na seguinte posição:

Fonte: Elaboração própria a partir de The Global Competitiveness Report (2017).

Na América Latina o Brasil encontra-se atrás do Chile (economia em destaque nos rankings de inovação e competitividade) e do Uruguai. Dentre os piores desempenhos brasileiros encontra-se aqueles relacionados com com os requisitos básicos: instituições, infraestrutura, macroeconomia, saúde e educação.

Prof. Me. Julio Cesar Zilli - GENINT / UNESC: Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (2015), MBA em Gestão Empresarial (2003), Especialização para o Magistério Superior (2007) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professor nos Cursos de Graduação em Administração e Comércio Exterior / UNESC. Na pós-graduação, professor do MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais / UNESC e Gestão da Produção / UNOCHAPECÓ. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – GENINT / UNESC. Membro do Projeto de Extensão Plano de Negócios junto as vitivinícolas dos Vales da Uva Goethe - Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Comércio Exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, negócios internacionais, gestão portuária, estratégia, competitividade, inovação, desenvolvimento e políticas governamentais.

 

24 de outubro de 2017 às 11:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário