Pesquisa | Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na AMREC
O CONTEXTO
O Patrimônio Cultural Material é o que o ser humano produziu fabricou ou construiu ao interagir com o meio em que vive. Nesse universo, o Patrimônio Ferroviário vem sendo estudado desde a aprovação da Lei Federal número 11.483/2007, que atribuiu ao Estado a responsabilidade de receber, administrar e zelar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) e englobando edificações como estações, armazéns, terrenos e trechos de linha, até material rodante, como locomotivas, vagões, carros de passageiros, além de bens móveis como mobiliários, relógios, sinos, telégrafos e acervos documentais.
A região sul de Santa Catarina teve muitas de suas cidades desenvolvidas às margens da Ferrovia Dona Tereza Cristina, ligada à extinta RFFSA. A rede teve como atividade principal a exploração, o transporte de carga, especialmente o carvão mineral. Ignorar esse patrimônio, deixando-o esquecido na história das cidades é perder parte importante dessa memória cultural.
A primeira ação para que isso não aconteça é inventariar as arquiteturas, de modo a gerar dados permanentes. Essa documentação permite o reconhecimento de sua existência e a sua preservação. Sabendo disso, o projeto de iniciação científica teve como objetivo principal: elaborar um registro da arquitetura do Patrimônio Cultural Ferroviário pertencente à Ferrovia Tereza Cristina na região da AMREC.
A construção deste inventário do patrimônio cultural ferroviário constituiu-se numa etapa inicial e indispensável no processo de registro de bens culturais, trabalho necessário no sentido de incentivar a preservação dos mesmos e viabilizar ações municipais nesse sentido.
Este estudo realizou-se a partir de um o projeto de iniciação cientifica cujo objetivo foi: elaborar um registro amplo da arquitetura do Patrimônio Cultural Ferroviário pertencente à Ferrovia Tereza Cristina na região da AMREC.
Palavras-Chave: Inventário, patrimônio ferroviário, AMREC
DADOS DO PROJETO
Campo de Arquitetura: Conjuntos arquitetônicos e monumentos
Tipo: Pesquisa
Local: Municípios da Região Carbonífera – Sul do Estado de Santa Catarina
Situação: Finalizado - Período de: 2016/02 a 2017/01
Financiamento: Edital Unesc PIC 170
Coordenação: Dra. Aline Eyng Savi
Bolsistas: Alice Bortoluzzi | Voluntários: Felype Moretti – Lays Juliani Hespanhol
PUBLICAÇÕES
BORTOLUZZI, Alice; HESPANHOL, Lays Juliani; SAVI, Aline Eyng. Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC. In: Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade. Número 02, set. 2016 – p. 151. Disponível em: <http://www.escoladacidade.org/wp/wp-content/uploads/160915_publicacao_pesquisa_completo.pdf>
BORTOLUZZI, Alice; HESPANHOL, Lays Juliani; SAVI, Aline Eyng. Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC. In: VII Semana de Ciência e Tecnologia. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Disponível em:<http://periodicos.unesc.net/cienciaetecnologia/article/viewFile/3286/3126>
Mais informações: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5962/3/Formulário do Projeto.pdf
26 de julho de 2018 às 16:35