[ARTIGO DE OPINIÃO] Família: primeira educação
![[ARTIGO DE OPINIÃO] Família: primeira educação [ARTIGO DE OPINIÃO] Família: primeira educação](https://www.unesc.net/portal/resources/posts/thumb_artigoopiniao2.png?1493915533)
A família é a base de toda uma vida, pois quando os pais estão esperando seu filho, eles esperam dar além de amor o melhor a eles, e preveem um futuro brilhante. Porém, muitas vezes não é isso que acontece, pois, os pais e/ou responsáveis pensam só em trabalhar e compensar os filhos com brinquedos, roupas de marcas para suprir a ausência. Assim, sem os pais, presentes para o orientar, dar carinho e cobrar quando necessário, a primeira formação da educação da criança fica comprometida.
Um dos pontos fracos na educação da criança é a dificuldade que os pais encontram em dar limites aos seus filhos. Sem limites, o comportamento da criança muitas vezas deixa a desejar, podendo muitas vezes gritar com seus pais, chegando a agredi-los, quando contrariados ou quando não ganham o que querem. Ou mesmo, sendo mal-educados com os que convivem, ou pessoas mais velhas e nem tendo respeito e boas atitudes com as pessoas em geral.
Diante disso, a falta da educação familiar reflete na aprendizagem escolar. É notável a criança que não teve a primeira educação, pois o comportamento na escolar torna-se reflexo dos atos tidos, vividos ou assistidos em casa. Consequentemente, na escola a criança terá dificuldades de convívio e aprendizagem, haja vista que a educação familiar deve ensinar a uma boa educação e a socialização da criança com as outras pessoas.
Por este motivo, é fundamental que o contexto e a educação da criança em sua casa sejam uma educação para que esta não tenha problemas com a sociedade. A criança chega na escola com a expectativa e com o intuito de se alfabetizar, desenvolver o raciocínio logico, de aprender conteúdos de diferentes áreas e entre outros, enfim a busca por conhecimento científico. Porém, cabe a escola ter direito de ensinar a criança e não os educá-los com a primeira educação. Todavia, na maioria das escolas se ensina alguns aspectos da primeira educação, mesmo sendo de responsabilidade da família. Sobretudo, o que se ensina é para que se tenha uma pessoa de boa índole.
Assim, acredito que são necessárias a convivência e a presença dos pais na vida das crianças e dos jovens, para dar carinho e uma boa educação ao seu filho, sendo que a criança por não ter limites ela fica agressiva, e desobediente. Sem o acompanhamento dos pais, a criança transfere sua agressividade e descontentamento à escola, e acaba se distanciando o verdadeiro sentido de estar em um ambiente escolar. Em suma, é imprevisível que escola e pais atuem em parcerias na educação das crianças, haja vista que o maior interesse é no sucesso das crianças, que se tornarão cidadãos de respeito para com a sociedade.
Celina Moretti Zanette
Curso de Pedagogia – 5ª fase
04 de maio de 2017 às 13:297 comentários
Professora Carina Freitas
17 de maio de 2017 às 18:10Celina, Falar de educação familiar é algo fundamental nos dias de hoje. E a família é a base de tudo na educação. No entanto, concordo com a professora Andrea a escola precisa saber lidar com essa nova realidade! Parabéns pelo texto!
Andréa Rabelo Marcelino
11 de maio de 2017 às 00:34Realmente a primeira educação é no âmbito familiar, sem dúvida. Porém a escola deve estar preparada para esse novo contexto contemporâneo.
Mari Helen
10 de maio de 2017 às 23:16Concordo que a "primeira educação" advenha dos responsáveis, sendo os que são os primeiros exemplos. E a educação escolar é voltada para outros fins, apesar de conscientizar e orientar sobre direitos e deveres de convivência em sociedade.
Juliana Ugioni Daminelli
10 de maio de 2017 às 16:35A primeira educação vem de casa, do convívio familiar e social também. Acredito, que a escola também venha a trabalhar com o limite da criança, mas não sendo a única e responsável por essa ação. Bons argumentos!
Miriane Buss Roecker
10 de maio de 2017 às 16:28Parabéns. Concordo com você, pois a educação vem de casa. Porém, a escola precisa estar presente no processo educativo da criança. Levando em consideração também que hoje em dia existem vários arranjos familiares diversificados.
Magda Gerlach
10 de maio de 2017 às 14:58Concordo plenamente com você, o mundo esta caminhando para um precipício, pois pessoas vazias constroem seres vazios, que são preenchidas por produtos supérfluo, faltando amor em tudo isso.
jose gustavo
10 de maio de 2017 às 14:55Acho sim que a "primeira educação" deve vir de casa e da família, mas a escola não deve se privar de educar, o artigo não leva em conta os vários tipos de famílias que se apresentam hoje.