Pós-Graduação

Enfermagem em Estomaterapia é foco de pós-graduação da Unesc

Enfermagem em Estomaterapia é foco de pós-graduação da Unesc
Curso capacita profissionais para o cuidado integral de pessoas com estomias, feridas e incontinências, drenos e tubos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O trabalho do profissional da Enfermagem no mercado de trabalho assume cada vez mais importância. Muito mais do que fazer pequenos procedimentos, cuidar de prontuários e do bem-estar geral de pacientes, a atuação do enfermeiro está ligada também a casos de alta complexidade, como ao cuidado integral de pessoas com estomias, feridas e incontinências, drenos e tubos. Com foco exatamente na preparação para tais situações a Unesc conta com um curso de pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia.

O curso conta com duração de 18 meses e prepara o aluno para os aspectos preventivos, terapêuticos e, principalmente, quanto à reabilitação, visando sempre a melhor qualidade de vida do paciente.

De acordo com a coordenadora da pós-graduação, Karina Cardoso Gulbis, o campo de atuação de um profissional especialista nesta área vai desde o trabalho com a saúde pública, hospitais, atendimentos domiciliares, consultórios privados, clínicas e na indústria. “Para preprará-los de forma completa o curso oferece momentos teóricos e práticos em laboratório e em estágios em diversos cenários de pratica”, acrescenta.

Ainda entre os papeis do profissional especialista na área, está a orientação para familiares e cuidadores sobre higiene, curativos, cuidados especiais com a lesão e observação da evolução do tratamento. “É um acompanhamento fundamental e que possibilita também a manutenção da autoestima desse paciente, oferecendo condições e alternativas para o seu dia a dia que fortaleçam a confiança para o convívio em ambientes sociais”, salienta.

Título internacional

A pós-graduação da Unesc é autorizada pela Sobest (Associação Brasileira de Estomaterapia), fato que possibilita que o formado receba uma certificação mundial, dada pelo WCET (Conselho Mundial de Estomaterapia), o Tisobest.

Segundo a coordenadora da especialização, Karina Cardoso Gulbis Zimmermanm, o reconhecimento dado pela associação, além de demonstrar que a especialização seguiu os preceitos éticos e pedagógicos nacionais e internacionais, oportuniza ao aluno a opção de trabalhar tanto em nosso país quanto nos países que possuem a especialidade reconhecida pelo órgão internacional WCET.

As inscrições para a especialização estão abertas até o dia 8 de novembro, quando será realizada a Aula Inaugural do curso. Mais informações podem ser obtidas no telefone (48) 3431-2626 ou no e-mail pos@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário