Núcleo de Empreendedorismo

Plano de 60 dias do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc inicia novo ciclo de consultorias

Plano de 60 dias do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc inicia novo ciclo de consultorias
Acadêmicos fazem primeiros contatos com as empresas que receberão atendimento (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Quanto custa uma consultoria empresarial? Para os empresários das micro e pequenas empresas que receberão nos próximos dois meses a consultoria dos e acadêmicos da oitava fase dos cursos de Administração de Empresas, Administração-habilitação em Comércio Exterior da Unesc, será gratuito. Eles participarão do Plano de 60 dias, dentro da Jornada do Empreendedorismo do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. O plano foi conhecido na noite de quinta-feira (31/03), com a apresentação das equipes de consultores e dos empreendedores beneficiados.

Até junho, quando será encerrado os trabalhos das consultorias, os estudantes e empresários estarão se encontrando uma vez por semana para traçarem um plano de ação e execução dentro da empresa. A metodologia definida pelos professores Diogo Pereira Morais e Nícola Martins, será dividida em cinco etapas, sendo a primeira com encontros para realizar o nivelamento e a apropriação sobre a empresa.
Na segunda etapa, com treze encontros programados, acontecerão as fases de discussão dos projetos estratégicos e definição dos encaminhamentos. Na sequência são realizadas as consultorias com a implementação do planejamento estratégico com produção de relato das experiências. A última fase será a socialização dos resultados pelos acadêmicos e empresários.

Para a acadêmica da oitava fase de Administração, Gabrielle Cardoso Machado, o Plano de 60 dias proporciona uma experiência em áreas muito específicas. “Colocamos aqui todo o nosso conhecimento acadêmico, de todas as áreas da administração, em prática. Precisamos entender de todos os âmbitos da empresa, para conseguir realmente fazer o diagnóstico e propôr uma melhoria. Estamos exercitando em áreas diversas e colocando em tudo que aprendemos”, comentou.
A estudante faz parte da Consultoria Gama, que prestará consultoria para o Brechó Desencana da comerciante Laura Santos.

Plano atende empresas da Amurel, Amrec e Amesc

O empreendedor do ramo de confecção, Gabriel Almeida da Silva, proprietário da Imersão Aparados Confecção e Facção, de Praia Grande, chegou até ao Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e ao Plano 60 Dias por meio de uma indicação de uma colega empresária que tinha vivenciado a experiência anteriormente. “Eu e o meu sócio temos uma empresa de confecção com marca e estamos na Universidade para buscar, principalmente, um planejamento estratégico, organizacional e financeiro. Como é uma empresa nova, nós ainda não conseguimos direcionar tudo. Precisamos muito de uma orientação de quem entende e o que é melhor. Hoje, com certeza, não conseguiríamos arcar com este custo” explicou.A empresa de Praia Grande receberá a consultoria da Lucky Bambum.

Consultor Voluntário

O egresso do curso de Administração da turma do segundo semestre de 2020, Luiz Paulo Batista Marques, será consultor voluntário no Plano 60 Dias. Segundo ele, o objetivo é adquirir mais conhecimento e repassar o que aprendeu na Unesc. “Quero colaborar com os outros consultores que estarão na linha de frente. Será de extrema valia colaborar e transmitir a minha experiência com o Plano. Acredito que, nesse cenário que a passamos devido a pandemia, toda a inovação tecnológica e tudo o que vem acontecendo no cenário profissional mostra que precisamos estar em constante aprendizado. Este laboratório é muito importante. Foi por meio dele que consegui aplicar alguns aprendizados na minha empresa”, contou.

Primeira edição do Plano 60 dias foi em 2013

O professor Diogo se mostrou entusiasmado com mais esta edição, desta vez presencial, após dois anos de atividades realizadas somente online em virtude da Covid-19.
“O grande diferencial deste ano será recuperar o brilho nos olhos, estar cara a cara e ter aquela sede de conhecimento. Este trabalho enriquece o nível de aprendizado dos estudantes e auxilia na evolução comercial das empresas consultadas. Hoje é um primeiro contato que os consultores têm com os empresários. A partir daqui eles irão diagnosticar a empresa para poder ver onde eles poderão atuar. No final do período será apresentado o relatório de tudo que foi proposto e realizado, bem como os resultados das estratégias aplicadas”, explicou.

O Plano de 60 dias teve início em 2013 e já foram atendidas mais de 500 empresas neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de abril de 2022 às 17:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário