Unesc em Dança: a maratona de arte e beleza começou
“É inexplicável o que sinto ao estar de frente para o público. Naquele momento sou apenas eu o palco e as luzes nos meus olhos. Não vejo ninguém, apenas sinto a música e deixo o meu corpo me levar”. O depoimento de Walter Gobbo, de 16 anos, do grupo Soul Dance, de Içara, traduz o encantamento que a dança causa. Até sábado (18/10), toda a beleza e magia desta arte estará em Criciúma, no 15º Unesc em Dança, que começou hoje (16/10), com apresentações e oficinas na Universidade.
Gobbo faz parte do time de 800 bailarinos que estão em Criciúma para participar do Unesc em Dança. O festival, promovido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, ocorre na Universidade e no Teatro Elias Angeloni e é aberto ao público em geral. A abertura oficial do evento ocorre amanhã (17/10), às 19h30, no Teatro e as apresentações ocorrem nas categorias: Infantil, Júnior, Sênior e Avançado.
Além do Soul Dance, outros grupos também chamaram a atenção hoje no Palco Unesc, como o balé do Espaço Som e Vida, formado por meninas como a Fernanda Back Casagrande, de oito anos. “Fico um pouco nervosa antes de subir no palco. O coração fica batendo mais forte, mas depois passa e só da vontade de dançar”, comenta Fernanda, afirmando que quer ser bailarina “quando crescer”.
Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, o evento engrandece a concepção que o público tem sobre a dança e sobre os profissionais. “Através do festival é possível abrir espaço para a linguagem da dança. É perceptível o crescimento da arte na região em paralelo ao progresso do evento, que além de formar um público, contribui para a profissionalização dos participantes”, relata.
Capacitação
Durante os dias de evento, vão ocorrer capacitações abertas ao público, no campus. Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Dança Experimental, Balé e Jazz Intermediário serão temas de capacitações.
Também haverá palestras sobre “Pesquisa, Criação e Formação em Dança na Universidade”, “Profissionais de Dança em Santa Catarina” e “Processo de Composição Coreográfica”. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no Portal da Unesc.
O festival
Durante os 15 anos de história, cerca de 100 mil espectadores já assistiram gratuitamente ao Unesc em Dança. Como maior festival desta categoria no Sul do Estado, o evento evidencia a produção dos trabalhos realizados por grupos de dança, academias, escolas de dança, escolas da rede pública e particular, aproximando assim, a comunidade regional da cultura da dança.
O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes.
O evento é realizado com suporte e patrocínio viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura e também recebe apoio do supermercado Bistek e Tintas Farben.
Confira a programação completa
Confira a ordem das apresentações
Fonte: Secom
16 de outubro de 2014 às 18:522 comentários
Viviane candiotto
17 de outubro de 2014 às 00:29Gostaria de informar que as bailarinas das Oficinas de balé UNESC do projeto Unearte sob coordenação da professora Viviane Candiotto também fazem parte dos 800 bailarinos que participam do festival Unesc em Dança.
Amalhene
16 de outubro de 2014 às 23:55O Festival Unesc em Dança é um presente para todos nós. Vamos para o festival?