Abertura oficial - Zabelê atua em 20 municípios piauienses
Abertura oficial da Operação Zabelê contou com palestra especial com o Governador Wilson Martins. Médico neurologista, exibiu cultura e articulação no marketing de seu estado. São tantas belezas contadas que dá vontade de conhecer todas as atrações. O espetáculo dos fenômenos geológicos do Parque de Sete Cidade , dão asas à imaginação. A Serra da Capivara, onde as pesquisas da arqueóloga Niége Guidon desafiam as teorias oficiais sobre a idade do homem americano. O Delta do Parnaíba... São tantas coisas e tantas belezes...
Mas rondonista não faz turismo. A Operação Zabelê está presente em 20 municípios piauienses. São 40 universidades (400 rondonistas) atuando junto às populações carentes nas mais diversas áreas do conhecimento conforme as necessidades específicas de cada região. A equipe da Unesc trabalha em conjunto com a Universo-Universidade Salgado de Oliveira, de São Gonçalo (RJ), na cidade de Francisco Santos, no semiárido do sudeste piauiense. De segunda a segunda, com ações em tempo integral (manhã, tarde,noite) e relatórios escritos depois da janta. (É mole?)
Maior operação
O Projeto Rondon foi criado em 1967, reunindo 30 universidades na chamada “Operação Zero”, em Rondônia. O lema original era “Integração e Segurança”. Hoje as ações giram em torno do eixo “Bem estar e inclusão social”.
Interrompido no Governo Fernando Henrique para dar lugar ao Programa Universidade Solidária, que não vingou por questões logísticas, o Projeto Rondon foi retomado no Governo Lula em 2005, com recomendação especial da Presidência da Republica para ser coordenado peloMinistério da Defesa e Forças Armadas, exatamente para garantir a logística necessária. No todo, o Projeto Rondon está inserido numa estrutura que rene IES, Forças Armadas, Prefeitura e Patrocinadores (Sesi, Vale, Caixa, Petrobrás,Ministério da Defesa e Governo Federal).
Em Janeiro/2011 são quatro operações nos estados do Piauí, Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte. Esta é a maior operação já realizada pelo Projeto Rondon, totalizando 80 municípios com atuação de 1.600 rondonistas. E uma curiosidade: desta vez 59,44% dos rondonistas são mulheres, 40,36%, homens.
25 de janeiro de 2011 às 17:411 comentário
Leila
25 de janeiro de 2011 às 17:53gente, que felicidade ver que um projeto que iniciamos ano passado deu certo! parabéns galeera, to ansiosa pra depois saber todos os detalhes!! to acompanhando vocês aqui de longee! beiijos e boa sorteee!