Integração total após a primeira semana de Rondon
Mais um dia amanhece espelhado nas águas do Rio Tocantins e os primeiros passos em mais um despertar da nossa grande missão, nas terras Itaguatinenses, foram dados. E hoje foi dia de FORRÓ minha gente!!!
O primeiro evento já indicava que o dia estava ‘RESERVADO’, reservado para o nosso sucesso! A abertura do dia tratou-se da estreia do professor André, componente da faculdade FACTO, nossa parceira na missão, que, ao abrir as portas da prefeitura, recebeu os moradores da cidade para uma importante discussão sobre as condições e os compromissos perante os bens e serviços públicos.
Após convocados pelo professor para ‘abraçar’ a comunidade local, os rondonistas se deslocaram à Escola Santo Antônio da Cachoeira, onde estão sendo realizadas todas as atividades, para darmos início aos trabalhos da manhã. Os horários estiveram recheados de atividades, sendo que, pela manhã os temas abordados abrangeram a ‘Inclusão Social do Idoso’, com o acadêmico João; ‘Higiene Bucal’, com Allan, e ‘Drogas nem Pensar’, tendo como responsáveis a Fernanda, Marídia e o Raí.
Foi extremamente fantástico observar o talento para criação e a capacidade de interpretação que as crianças demonstraram, ao serem convocadas para atuar, representando o tratamento correto e incorreto dedicado ao idoso, na Oficina de Inclusão Social do Idoso. A rapidez de criação e a magestosidade de seus gestos surpreenderam nossas expectativas.
E as surpresas não cessavam! Ainda nas dependências da Escola, recebemos a visita ilustre do Senhor Major do 52° BIS – Exército Brasileiro de Infantaria de Selva. E como nossa meta aqui é superar expectativas, este também foi surpreendido com a organização, entrosamento, compromisso, a alegria e dedicação com que viemos conduzindo nossa operação, fato que muito nos orgulha!
O deslocamento até o alojamento foi especial nesse dia de quinta-feira. Desfilamos em ruas locais, transportados na camionete do Exército Brasileiro de Infantaria de Selva, e, ainda, tivemos a honra de dividir nossa alimentação com as visitas do dia, que se despediram após a refeição para seguirem seu caminho de visitas e supervisão.
Ainda ao meio-dia, tivemos o lançamento da música oficial da nossa operação no Rondon 2011 – letra e música confeccionadas por alunos e professores da Unesc e FACTO. Fato seguido de uma importante descoberta: observamos que, assim como temos Enfermeiros, Educadores Físicos e outros futuros profissionais em nosso grupo, também contamos com dois encanadores em estágio de formação – Mara e Allan se encarregaram de estourar e, posteriormente, desentupir o cano da pia da cozinha, deixando o mesmo totalmente inovado e pronto para uso. Aprendizados que somam!
Pela tarde, a comunidade de Itaguatins foi recebida com temas que abordaram os ‘Direitos Sociais’, com o acadêmico Raí; ‘Leitura e Contação de Contos’, com Kéruly; ‘Saúde do Idoso’, com Marídia, e ‘Sexualidade Humana’, com Fernanda.
Nossa tradicional caminhada ao pôr do sol, foi mais uma vez pontualmente realizada, porém, tendo novidades neste dia. Devido ao calendário da noite, o público adulto não se fez presente, recheando a bela praça central da cidade com mais de 40 encantáveis crianças. E a nossa caminhada se transformou em muita brincadeira de roda e correria, lembrando, claro, que a acadêmica Mara teve a habilidade de vencer a adoleta.
Com os quase cinquenta pequenos, nos dirigimos novamente até a Escola, onde estava sendo realizado o tão esperado ‘Forró dos Idosos’. De mãos dadas com as ‘esperanças’ da cidade, invadimos as ruas e fizemos uso de todo o nosso repertório de cantigas, em alto e bom tom.
Mais uma vez, os acontecimentos surpreendem nossas expectativas e confirmam que o dia estava realmente reservado para o sucesso. Gente, o arrasta pé é de uma qualidade tão intensa, que seria quase impossível traduzir por completo. “Ah isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais! Ah quem tá fora quer entrar e quem tá dentro não sai!”
O pátio da Escola virou salão! Quem nunca dançou virou artista. Quem nunca cantou dominou a festa. E quem não gostava de música virou DJ. A única coisa que não faltou foi alegria e somente o que não aconteceu foi ficar parado. Alunos, professores, crianças, idosos, jovens, mulheres, homens, adultos e autoridades fizeram parte de nosso evento extraordinário. E se ainda não existisse integração, ela estava sendo selada naquele instante.
Os itaguatinenses aprenderam o ilustre Vaneirão, levado pelos nossos representantes gaúchos, e os nossos rondonistas? Abram as portas, que o forró tem um novo destino: e será Criciúma!
Dessa vez, não somente o Rio Tocantins saudou nossos passos, mas também a lua Itaguatinense abençoou nossos sorrisos. A festa foi extensa, porém não tão extensa quanto animada. Exaustos, nos despedimos do forró com um até logo e agora sim, o Rio, contemplou nossas canções e o extravasamento da nossa alegria, até as portas de nossa residência, concluindo nossa primeira semana de atuação.
Após um jantar excepcionalmente delicioso, preparado por Fabiana e Espírito Santo, juntamente com a professora Rose, nos encaminhamos ao descanso, em preparação a mais um dia de tarefas e missões. Acreditamos cada vez mais que pequenas atitudes constroem a felicidade; amigos se conquistam todos os dias; os sonhos podem sim ser recuperados e que o Rondon 2011 já está sendo inteiramente inesquecível! Que Deus nos abençoe.
24 de janeiro de 2011 às 14:24