As primeiras impressões de Itaguatins: aprendizado constante
Acabou a moleza. A data de hoje marcou a despedida dos rondonistas da Unesc do 52º BIS. Após o café da manhã, às 8h na famosa pontualidade militar, a equipe juntamente com a FACTO de Palmas partiu de Marabá rumo à cidade de atuação direta, Itaguatins no estado de Tocantins. Além das equipes, estavam no ônibus rondonistas de Universidades de Minas Gerais e São Paulo. Estes desembarcaram na cidade tocantinense de Brejo Grande.
No percurso que realizamos na rodovia Transamazônica, encontramos alguns trechos de muito barro e pontes frágeis. Ao longo da estrada, pudemos perceber as casas conhecidas entre nós por “casas de pau a pique” e a fauna e flora da região, com búfalos, biritis, cupuaçus, entre outras peculiaridades nortistas.
No interior do ônibus, o clima foi muito bacana e descontraído com uma interação cultural muito grande entre as equipes de SC e TO. Aprendemos expressões e dialetos como “curtindo preguiça” e “zebereba”. Durante o trajeto, encontramos algumas situações inusitadas, como o transporte de uma galinha amarrada no retrovisor de um carro e o restaurante do Bigode (que deve ter um dos maiores bigodes da região, do Brasil, ou até mesmo do mundo).
Depois de aproximadamente 6h45min de viagem, chegamos ao tão esperado destino. A cidade é muito pequena, porém acolhedora e agradável. Estamos alojados em uma casa e contamos com o suporte da prefeitura, o que torna a nossa estadia confortável, em se tratando de Projeto Rondon.
A casa está dividida em dois grupos: as mulheres dormem num quarto e os homens estão distribuídos em quarto, sala e dispensa. Todos os rondonistas estão dormindo com colchões no chão e o calor está muito forte. Faltam talheres e cadeiras, as meninas estão todas (10) em um único quarto, mas nada abala a determinação das equipes.
Ao entardecer, os conjuntos A e B realizaram suas reuniões e após, houve uma reunião com todos os rondonistas, acompanhada de uma dinâmica de integração proposta pela professora Rose. Em um momento seguinte, o prefeito acompanhado da secretária de educação da cidade, veio recepcionar os rondonistas e desejar sorte durante a jornada de atividades.
A noite foi dedicada aos estudos e procuramos nos distrair de todas as formas disponíveis, pois o grupo inteiro esqueceu de trazer baralho ou qualquer outro meio de lazer. O sono é grande, o calor e a transpiração também. Porém, estamos buscando energias no grupo e estamos seguindo a frase proferida pelo Sargento Mesquita: “O sofrimento é momentâneo, mas o orgulho é para sempre”. Todos juntos por Itaguatins!
20 de janeiro de 2011 às 14:54