O que a bateria de celular tem a ver com o fogo?
Após um ‘longo’ soninho de 4 horas no alojamento do exército, fomos despertados pela alvorada às 6h e encaminhados para um café da manhã reforçado para aguentar o dia quente e cheio de atividades em Marabá. As atividades iniciaram às 8h através de uma formatura da 23º Infantaria de Selva, onde fomos apresentados aos batalhões e ao seu lindo ‘mascotinho’, a onça pintada Pioneiro. A oração, canção do soldado de selva e o desfile de todas as guarnições da Infantaria foram momentos marcantes e emocionantes para todos.
Após a formatura, nos dirigimos à Faculdade Metropolitana onde foi realizada a abertura oficial do Projeto Rondon com uma palestra do coronel Vitoriano sobre as atividades que serão realizadas durante os próximos 15 dias. Neste ano, o Projeto Rondon conta com 1600 rondonistas que irão atuar em 80 cidades nos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Pará e Tocantins, constituindo número recorde de participantes.
Voltamos ao 52o Bis para o almoço e um breve descanso para, em seguida, iniciarmos o treinamento de selva, composto por quatro estações, com os temas: ‘como obter água e fogo’, e foi surpreendente descobrir que é possível obter fogo com a bateria do celular; ‘como montar um abrigo’; ‘animais peçonhentos’ e nosso grupo foi um dos mais corajosos, já que quase todos seguraram as cobras! E, por fim , o curso de ‘frutas silvestres’, em que experimentamos diversos frutos, sementes e sucos de frutas que podemos encontrar na selva, incluindo um tempero especial a ‘larva do babaçu’. Com o final das atividades, o tão esperado banho! Já cheirosinhos, recebemos mais uma palestra sobre a importância, responsabilidades e atribuições do 52º BIS para o comando militar da região amazônica.
Logo após a palestra, os rondonistas dos diversos Estados brasileiros reuniram-se com seus instrumentos musicais e organizaram um divertido luau que serviu de integração entre os acadêmicos e professores. Às 23h, fomos ordenados a retornar aos alojamentos e descansarmos para o próximo dia.
19 de janeiro de 2011 às 15:52