Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas

IPAT apresenta Projeto de Melhoramento da Calha do Rio Urussanga

IPAT apresenta Projeto de Melhoramento da Calha do Rio Urussanga
Técnicos da Unesc estiveram reunidos com membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Mais imagens

O IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) apresentou na tarde de ontem (10/11) o Projeto de Melhoramento Fluvial da Calha do Rio Urussanga à Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia. A iniciativa teve como objetivo subsidiar os seus membros para que o órgão possa se posicionar em relação a proposta, anteriormente chamada de Projeto de Desassoreamento e alterada por sugestão da Defesa Civil Estadual.

Segundo os profissionais da Unesc, o projeto visa minimizar os problemas das enchentes que ocorrem nos municípios que integram a bacia. Informações repassadas pelos técnicos mostraram o aprofundamento e alargamento da calha do Rio como ações do processo. Nas próximas semanas, a Câmara Técnica deverá se reunir para aprofundar a discussão e tomar um posicionamento sobre o tema, que compreende um problema complexo.

A remoção dos materiais responsáveis pelo assoreamento da calha do rio é apenas uma etapa de um processo maior. Também deverão ser previstas ao longo do processo outras ações, como, por exemplo, a recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e a implantação de sistemas de tratamento de esgotamento sanitário nos municípios inseridos na Bacia.

A mobilização em torno do desassoreamento do curso d’água foi o passo inicial que culminou com a criação do Comitê do Rio Urussanga.

(Colaboração: Comunicação Comitê Rio Urussanga)

Fonte: Secom

11 de novembro de 2014 às 10:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário