AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Representantes da Receita Federal visitam a Unesc para avaliar o NAF do curso de Ciências Contábeis

Representantes da Receita Federal visitam a Unesc para avaliar o NAF do curso de Ciências Contábeis
O encontro serviu para ampliar e fortalecer os serviços prestados junto às pessoas que não tem acesso a profissionais da área (Fotos: Décio Batista / Agecom / Unesc) Mais imagens

Os integrantes da coordenação do curso de Ciências Contábeis, receberam na tarde desta terça-feira (22/02), a visita dos auditores fiscais da Delegacia da Receita Federal de Florianópolis e da Agência de Criciúma, delegado Daniel Carlos, auditora da Cidadania Fiscal Roseli Fabrin e o agente Fiscal Rudmar Mariano. O encontro serviu para aprimorar e fortalecer a parceria do órgão federal com Unesc, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O NAF é um projeto de extensão desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parceria com as Instituições de Ensino Superior. Instalado na Unesc em 2019, ele tem o objetivo de prestar assistência contábil e fiscal gratuita para pessoas físicas de menor poder aquisitivo, impossibilitadas de contratar um profissional da área.

O Núcleo funciona no segundo andar do Bloco do Estudante, no campus da Universidade. No local os alunos do curso de Ciência Contábeis, supervisionados por professores, esclarecem as dúvidas dos interessados em assuntos contábeis e fiscais, possibilitando o aprimoramento do conhecimento dos acadêmicos.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, o encontro foi positivo e proveitoso. “Estamos muito satisfeitos em receber três profissionais da Receita Federal. Eles nos trouxeram uma gama de novas ideias e outras experiências que poderemos proporcionar aos nossos estudantes e também a nossa comunidade. Como somos uma Universidade comunitária esse é o nosso maior objetivo: unir a educação acadêmica com a um a prestação de um atendimento social gratuito", pontuou.

Segundo o auditor fiscal e Delegado da Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, Daniel Carlos, a visita à Unesc, junto da coordenação do curso, foi importante para conhecer as instalações Núcleo. “Nosso objetivo é aproximar a Receita Federal deste ponto na Universidade, passando os princípios da prática fiscal para o estudante, fomentando a importância da cidadania fiscal,  algo tão em voga neste momento, e gerar a aproximação do público estudantil universitário com as obrigações fiscais, desenvolvendo o conhecimento e as habilidades da profissão”, explicou.

O delegado ainda destacou a importância de manter o cadastro social atualizado junto à Receita. “Muitas pessoas estão com problemas de cadastramento, com pendências no Cadastro de Pessoa Física(CPF). Todo cidadão precisa fazer essa regularização e o NAF é um local que poderá resolver este problema. Aqui os alunos também poderão auxiliar na entrega da declaração de Imposto de Renda, a fazer o cadastro do produtor rural, elaborar a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), entre outros serviços. Justamente aqui na Universidade as pessoas encontrarão a solução para suas pendências tributária e fiscal”, completou.

A pró-reitora Gisele Coelho considerou a reunião muito proveitosa, na qual foram identificadas várias oportunidades para a ampliação da parceria. “Hoje nós tivemos na coordenação das Ciências Contábeis, representantes da Receita Federal, para avaliar e ampliar a participação do NAF nos currículos de graduação das Ciências Contábeis, bem como a implementação na grade curricular dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas, uma vez que essa inclusão favorece a ampliação dos atendimentos para mais pessoas. Outro ponto positivo será oferecer o serviço do Núcleo, beneficiando também as empresas instaladas na incubadora tecnológica. Percebemos que a Graduação Multi, graduação da experiência proporciona aos nossos estudantes uma formação voltada para a solução de problemas reais”, comentou.

Delegacia da Receita Federal de Florianópolis

A Delegacia da Receita Federal de Florianópolis compreende 98 municípios, sendo Criciúma um dos municípios que faz parte da jurisdição. Santa Catarina possui quatro delegacias da Receita Federal no seu território, sendo de Florianópolis; à delegacia de Joinville, atuando no norte do estado; a delegacia de Blumenau, abrangendo toda a região do médio vale e do alto vale do Itajaí e a delegacia de Joaçaba, que atende toda a região Oeste catarinense.

Serviços disponibilizados no NAF

Agendamento de Serviços na RFB
Inscrição e regularização do CPF via web
Emissão de comprovante do CPF
Consulta da situação Cadastral do CPF
Cálculo e emissão de DARF e GPS
Abertura do microempreendedor Individual MEI
Emissão de DAS-MEI
Extrato de processamento DIRPF
Consulta a restituição do IRPF
Emissão DARF para pagamento de cotas do IRPF
Certidão negativa de débito
Criação de código de acesso para o e-CAC
Demonstração dos serviços disponibilizados no e-CAC
Situação cadastral do imóvel rural – CAFIR

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2022 às 15:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário