AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

PPGD e Rede Comum promovem segundo Congresso Internacional

PPGD e Rede Comum promovem segundo Congresso Internacional
Evento é realizado de forma virtual nesta segunda e terça-feira (16 e 17/11) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

“Imaginar novas práticas democráticas”. Essa é a temática levantada no Segundo Congresso Internacional sobre o comum e os commons, evento promovido pela Rede Comum em parceria com o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc nesta segunda e terça-feira (16 e 17/11). O encontro, realizado de forma virtual em reflexo à pandemia de Covid 19, conta com a participação de pesquisadores de 19 estados brasileiros, além de participações internacionais da França e do México.

O objetivo do Congresso é enfocar e discutir a interligação entre o Direito e o comum e os bens comuns a partir de quatro eixos: comum e os debates conceituais; comum e o Direito Ambiental, comum urbano e, por fim, comum e os conhecimentos dos novos direitos.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez parte da mesa de honra virtual na abertura do evento na noite desta segunda-feira. Conforme ela, a abordagem da temática escolhida para esta edição é de fundamental importância. “É um tema absolutamente pertinente para o momento atual.  Eventos como esse promovem a diversidade de visões sobre o mundo, enriquecem o debate público, promovem a inovação do pensamento e estimulam a convivência e a busca de soluções coletivas para situações comuns”, destacou.

Também entre as autoridades, o coordenador do PPGD da Unesc, Antonio Carlos Wolkmer, agradeceu o empenho de todos ao longo de todo o tempo de preparação. “Vamos ter um evento muito importante, indiscutivelmente, nesses temas desafiadores de ruptura de paradigmas. É uma grande satisfação”, acrescentou aos espectadores em sua fala de abertura. Em um segundo momento Wolkmer voltou ao destaque, dessa vez como um dos palestrantes da noite.

O Congresso Internacional promovido em parceria com a Rede Comum, de acordo com o coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, integra os 50 eventos promovidos pelo Programa em 2020. “Ao longo de todos esses eventos tivemos a participação de pesquisadores de quase todas as regiões do mundo e, nacionalmente, de todos os estados, o que demonstra que nosso Programa tem desenvolvido uma pesquisa com capilaridade internacional e nacional” pontuou.

Para o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, discussões acerca de novas formas de resolver os problemas da sociedade são sempre muito positivas. “Esperamos que desse evento saiam novas ideias e reflexões para que consigamos avançar cada vez mais naquilo que nossa constituição tem de muito caro que é garantir a dignidade da pessoa humana por meio da concretização dos direitos fundamentais”, analisou.

Todo o material preparado com carinho e cuidado pela equipe organizadora, conforme o membro da comissão, Gustavo Borges, não poderá ser entregue. As camisetas e os brindes ficarão para uma outra oportunidade, mas o conhecimento, conforme ele, não deixará de ser compartilhado. “O Congresso é a continuidade do trabalho iniciado em 2019 em Caxias do Sul. Desta vez, inspirados em Boa Ventura Souza Santos, nós apresentados esse título que convida a ‘imaginar novas práticas democráticas’. Nada melhor do que uma Universidade Comunitária para discutir novas formas de viver, de compartilhamento a partir de uma construção comunicativa e coletiva”, acrescentou.

A Rede Comum, conforme Borges, é uma grande parceira do PPGD na organização do encontro e, com apenas dois anos de existência, mostra sua relevância, já que na mala já carrega a experiência de dois congressos internacionais, um livro organizado, seis dissertações de mestrado defendidas, quatro bolsistas de iniciação científica, um minicurso internacional, diversos artigos qualificados e publicados e um evento mensal chamado Pensando em Comum.

Também componente da mesa de honra na abertura do Congresso, o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Pedro Cascaes Neto, destacou a importância das discussões em torno da temática. “Um evento como esse, que defende a democracia, o comum, defende o viver em sociedade em sua forma mais ampla, é prova da defesa da liberdade porque a democracia é a expressão de cidadania da liberdade”, destacou Pedro.

Já na primeira noite o Congresso contou com três momentos de compartilhamento de conhecimento. A noite foi de dividida entre as falas dos docentes da Unesc Gustavo Borges, Antonio Carlos Wolkmer e do convidado da Universidad de la República/Uruguai, Luis Meliante Garce.

O conteúdo pode ser acessado nos links:

Comum/Commons - novas formas práticas de se viver - Unesc PPGD - Parte 1

Comum/Commons - novas formas práticas de se viver - Unesc PPGD - Parte 2

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de novembro de 2020 às 21:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário