Professores e gestores de cursos reunidos na primeira capacitação do Jornada Empreendedora em 2019
As atividades da primeira capacitação do ano do Programa Jornada Empreendedora seguem com professores e gestores dos cursos de graduação e PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc. Iniciada na manhã desta terça-feira (12/2), a capacitação “Projeto de Extensão em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais”, ministrada pela cientista social e doutora em Sociologia Política da UFSC, Juliana Grigoli, encerra nesta quinta-feira (14/2), com discussões, dinâmicas e reflexões sobre o empreendedorismo, com foco na comunidade, trazendo informações sobre criatividade, inovação e estímulo de oportunidades.
Na manhã desta quarta-feira (13/2) os trabalhos giraram em torno do perfil e das características do empreendedor de negócios de impacto social. O grupo debateu ainda sobre os exemplos de empreendedores tradicionais e de empreendedores sociais. Temas como educação, habitação, saúde, serviços financeiros, tecnologias assistidas e empregabilidade foram sugeridos para pesquisa para os docentes.
Já na terça-feira, no primeiro encontro, os participantes fizeram uma breve apresentação pessoal e profissional e definiram o que é empreendedorismo social para cada um. Segundo Juliana, a dinâmica pretendeu estimular as pessoas a ouvirem as outras e as conhecerem melhor. “A empatia é algo que ocorre já no primeiro contato. Nas comunidades e em sala de aula ocorre assim, por exemplo. Esse contato tem que ser leve. Geralmente nós não conhecemos a realidade destas pessoas e quanto mais tranquilamente nos aproximarmos delas, mais vamos conseguir nos inserir nesse espaço”.
Juliana ainda debateu com os professores da Unesc sobre a concepção de empreendedorismo. Segundo ela, ele é o conjunto de atitudes transformadoras. “Sendo assim, os professores são empreendedores. Eles ajudam a transformar vidas e realidades”, comenta.
Saiba mais
O Programa Jornada Empreendedora foi lançado em agosto de 2018 e pretende revolucionar tudo no que diz respeito ao empreendedorismo dentro do campus, por meio de ações especiais pensadas para professores, funcionários, acadêmicos e egressos com a intenção de auxiliar na formação de um ecossistema empreendedor na Universidade. O programa é desenvolvido em parceria com o Sebrae Santa Catarina e oferecerá mais de 30 ações em diferentes formatos. A ação é inédita no Estado.
Ao longo do ano, os professores ainda poderão participar de capacitações como “Smart TCC: Transformando Trabalhos de Conclusão de Curso em Negócios Inovadores”, “Educar para Empreender: Desenvolvimento de Negócios em Universidades” e workshops “Foco – A Chave para Ser Empreendedor”, “Crie Engajamento (Engajamento e Facilitação da Aprendizagem em Sala de Aula)”, Mindfulness: Resiliência em um Mundo V.I.C.A.” e “Educação pela Não Violência”.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
13 de fevereiro de 2019 às 11:17