Participantes do Residência Multiprofissional recebem certificado de conclusão da pós
A região ganhou profissionais com experiências e um olhar diferenciado no cenário de práticas em Saúde Coletiva. Após dois anos participando ativamente do dia a dia das Unidades de Saúde e terem contato com locais de atendimento como o Caps e hospitais, além de uma carga teórica, uma nova turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc recebeu o certificado de conclusão de pós-graduação das mãos da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta e do coordenador do programa, Jacks Soratto.
A turma foi composta por 19 profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Educação Física (Bacharelado), que recebeu uma bolsa de estudos do Governo Federal para o desenvolvimento das atividades. O grupo teve todo o acompanhamento e orientação de professores da Unesc. O programa conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Criciúma, no âmbito das Unidades de Saúde e de profissionais que lá atuam.
“O objetivo principal do Residência Multiprofissional é a aprendizagem em serviço. É colaborar para que eles sejam profissionais diferentes e que participem da mudança de cenário de práticas”, afirma Jacks.
A egressa do curso de Psicologia da Unesc Carla Simon, foi um dos profissionais que receberam o certificado nesta sexta-feira. Segundo ela, o período de 2026 a 2018 vivido no programa mudou a sua percepção sobre saúde e sobre o SUS (Sistema Único de Saúde). “O Residência Multiprofissonal ampliou o meu olhar tanto na questão profissional quanto pessoal. Eu quero ser docente e optei por participar do programa por julgar necessário ter uma experiência na realidade do dia a dia em saúde antes de dar aula. Com toda a certeza isso fará diferença. Talvez o maior ganho para os participantes tenha sido sair do programa especialista, sobretudo, em gente”, afirma Carla que atualmente faz Doutorado em Ciências da Saúde na Unesc.
E o momento foi também de troca de experiências. Os residentes da turma antiga e os da atual deram seus relatos e ouviram palavras de incentivo e agradecimento da reitora da Unesc. Luciane foi a responsável por trazer o programa para a Instituição há oito anos.
O profissional de Educação Física Antônio Carlos da Rosa Silva, veio de Recife para morar em Criciúma e hoje faz parte da nova turma do Residência Multiprofissional, que está em atuação no município desde o primeiro semestre de 2018. Segundo ele, a experiência está sendo especial. “Depois de dez anos formado, o programa está sendo uma possibilidade de voltar ao cenário acadêmico e aliar a prática profissional ao mesmo tempo. O objetivo é agregar conhecimento de uma maneira diferente”.
Segundo a reitora da Unesc, o Residência Multiprofissional oferece uma formação para a prática e, portanto, faz toda uma articulação com a graduação, qualificando muito o ensino na área da Saúde Coletiva. Além disso, qualifica o cenário de práticas, na medida em que o residente transita tanto no atendimento nas diferentes áreas que ele faz parte nas Unidades de Saúde quanto na sala de aula dentro da Instituição nas atividades de pesquisa, de extensão e acompanhando as atividades de ensino. “Ouvi-los alimenta meu coração e nutre minha alma. Faço um resgate lá do início do programa e do quanto ele tem crescido e se fortalecido. A interlocução entre as áreas da saúde é muito importante. Precisamos enxergar as pessoas como sujeitos que têm necessidades que extrapolam apenas a Psicologia, a Educação Física, a Nutrição, ou a Enfermagem, por exemplo. O Residência Multiprofissional é um programa transformador na vida de todos os envolvidos nele”, afirma.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
03 de agosto de 2018 às 12:10