AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc comemora 50 anos em evento com a participação da comunidade

Unesc comemora 50 anos em evento com a participação da comunidade
Universidade realiza solenidade nesta sexta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

A programação de aniversário da Unesc terá um momento ainda mais especial nesta sexta-feira (22/6) quando a Instituição completa 50 anos. A data será marcada com uma sessão solene do Consu (Conselho Superior Universitário) às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. O evento terá a participação de acadêmicos, professores, funcionários e egressos da Universidade, pessoas da comunidade, profissionais e lideranças que marcaram a trajetória da Instituição e gestores da Unesc.

A reitora, Luciane Ceretta, comenta que os 50 anos é motivo para muitas celebrações. “Trata-se de um momento significativo para uma universidade, que contribui com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da região e do Estado de Santa Catarina. O ensino de excelência, associado à pesquisa e à extensão tem transformado no decorrer dos anos, os cenários na comunidade. A Unesc se prepara para um futuro grandioso, coerente com o tamanho desta Universidade Comunitária”, afirma.

Ao longo desta semana, o campus recebeu diversos eventos que compuseram a programação alusiva aos 50 anos da Universidade. O calendário terá diversos eventos como o lançamento da Escola de Gestores, Sarau Cultural e solenidades de homenagem de entidades da região à Universidade.

Nasce a Universidade Comunitária da região

A Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), fundada em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, durante o governo de Ruy Hülse, foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos em prol da implantação do Ensino Superior no Sul Catarinense.

Em 3 de junho de 1997, o CEE (Conselho Estadual da Educação) aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, em 17 de junho de 1997, também por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo a Fucri como sua mantenedora.

Em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade recebeu sua homologação, que equivale à “Certidão de Nascimento”. Em 18 de novembro ocorreu a instalação oficial da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, com a participação de autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.

Dados da Unesc

Melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017;
18ª melhor instituição não estatal do Brasil;
A Unesc está entre as 19 Instituições de Ensino Superior do Brasil a receber o selo de acreditação do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica);
A Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes;
Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros;
13.000 alunos de graduação, especialização, metrados e doutorados;
1.500 funcionários;
Mais de 1.000 pessoas que transitam diariamente entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade;
42 cursos de graduação;
48 cursos de especialização;
sete mestrados;
dois doutorados implantados e três em processo de implantação;
um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe;
70% do quadro de professores é formado por mestres e doutores;
Mais de 200 projetos de extensão;
Mais de 100 projetos de pesquisa;
Mais de 60 grupos de pesquisa (A Unesc possui 25% dos grupos de pesquisa de todo o Sistema Acafe).

Nos últimos 50 anos:

31.404 certificados de alunos de graduação;
763 certificados de alunos de mestrado;
97 certificados de alunos de doutorado;
5.530 certificados de alunos de especialização (pós-graduação lato sensu) (de 1999 à 2018).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de junho de 2018 às 17:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário