AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste é assunto de pesquisa do Mestrado em Educação

Ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste é assunto de pesquisa do Mestrado em Educação
Defesa pública da dissertação será nesta sexta-feira (9/8) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Investigar como se dá o ensino de Língua Portuguesa em uma escola de ensino secundário em Dili, no Timor-Leste. Este é o objetivo do estudo que será apresentado nesta sexta-feira (9/8) na defesa pública de dissertação do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc. A mestranda Maria Irone de Andrade vai apresentar seu trabalho “Práticas de Linguagem Associadas à Concepção de Gêneros Discursivos no Ensino de Língua Portuguesa: uma Experiência no Timor-Leste” na sala 18 do Bloco P, às 14 horas.

A pesquisa demonstra que a prática do professor não condiz com o que é proposto do Plano Curricular de Ensino Secundário de Timor-Leste e aponta a necessidade de investimento na formação dos professores de Língua Portuguesa (língua de instrução no país). Timor Leste tem duas línguas oficiais, o Português e o Tétum, além de 15 línguas nativas.

Gêneros discursivos

Em seu trabalho, a mestranda do PPGE observou qual o entendimento do professor sobre os gêneros discursivos (características de cada tipo de texto) em sua prática pedagógica. O estudo evidenciou que o professor ainda trabalha baseado na sua experiência, com muitos questionamentos quanto à aplicação e usos dos gêneros discursivos. Na prática ele privilegia a característica estrutural da língua, sem dimensionar a ação sociocomunicativa da linguagem, o que pode comprometer o ensino-aprendizagem.

Banca

Maria Irone, que é natural de Boa Vista, em Roraima, terá em sua banca de avaliação as professoras doutoras Angela Cristina Di Palma Back (orientadora), Ana Cláudia de Souza (UFSC) e Marli de Oliveira Costa.

Seis meses em Timor Leste

Em 2012 a mestranda da Unesc ficou seis meses em Timor Leste, auxiliando projetos para a formação de professores. Ela viajou com um grupo de 18 professores brasileiros, selecionados pelo Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Fonte: Secom

07 de agosto de 2013 às 14:04
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Irone

16 de setembro de 2013 às 12:06

Obrigada professora Angela e Unesc. Obrigada Priscila.

Príscila

13 de agosto de 2013 às 10:45

Parabéns Irone, trabalho maravilhoso.

Deixe um comentário