Prof Dr João Quevedo estará na próxima semana no Intensive Care Medicine & Bloomsbury Institute of Intensive Care Medicine, University College London, London, UK
Nos dias 12/11 à 16/11 o Prof. João Quevedo participará de atividades científicas com o Prof. Felipe Dal-Pizzol e a Profa. Cristiane Ritter, que estão fazendo pós-doutorado sob a supervisão do Prof. Mervyn Singer
09 de novembro de 2012 às 09:51Solenidade de lançamento dos livros do Prof Dr João Quevedo
Ontem a noite (8/11) a UNASAU promoveu uma solenidade para lançamento dos livros do Prof Dr João Quevedo. Primeiramente o Prof Dr João Quevedo explanou sobre o tema "Depressão: o mal do século" e logo após fez uma noite de autógrafos de seus livros intitulados "Transtorno de pânico - teoria e clínica e Depressão - teoria e clínica".
09 de novembro de 2012 às 08:44Prof Dr João Quevedo lançará seus dois livros esta noite
A Unidade Acadêmica de Ciências da saúde (UNASAU) tem a honra de convidar para o lançamento dos livros do Prof Dr João Quevedo.
O evento será no Auditório Rui Hulse às 19:30min.
Programação:
19:30min- Aula Integrativa da UNASAU
Depressão o mal do século - Prof Dr João Quevedo - Coordenador do Neurolab e das Clínicas Integradas.
20:30min - Solenidade de lançamento dos livros do Prof Dr João Quevedo
Evento aberto ao público, entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia.
08 de novembro de 2012 às 09:13Chronic administration of branched-chain amino acids impairs spatial memory and increases brain-derived neurotrophic factor in a rat model
Doença do xarope de bordo (DXB) é um distúrbio neurometabólico que conduz à acumulação de cadeia ramificada (BCAA aminoácidos) e os seus subprodutos α-ceto de cadeia ramificada. Porque os mecanismos neurotóxicos de MSUD são mal compreendidos, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da administração crônica de BCAA (leucina, isoleucina e valina). Este estudo examinou os efeitos da administração de BCAA na memória espacial e os níveis BNDF. Foram examinados dois níveis de expressão de BDNF, o pró-BDNF e o mRNA após a administração de BCAA. Além disso, este estudo examinou se o tratamento antioxidante, preveniu as alterações induzidas pela administração de BCAA. Os resultados demonstraram um aumento de BDNF no hipocampo e no córtex cerebral, acompanhado de perda de memória em tarefas da memória espacial. Além disso, a administração crônica de BCAAs não induziu uma alteração detectável em níveis do pró-BDNF. O tratamento com N-acetilcisteína e deferoxamina impediu o déficit de memória e do aumento dos níveis de BDNF induzidas pela administração de BCAA. Em conclusão, estes resultados sugerem que, quando o cérebro é cronicamente exposto a concentrações elevadas de BCAA (em concentrações milimolares) um aumento dos níveis de BDNF ocorre. Este aumento de BDNF pode estar relacionado com a diminuição da memória espacial. Além disso, foi demonstrado que o tratamento com o antioxidante impediu as consequências negativas relacionadas com a administração de BCAA, sugerindo que o estresse oxidativo pode estar envolvido no mecanismo fisiopatológico(s) subjacente ao dano cerebral observado na DXB.
07 de novembro de 2012 às 10:405 projetos do Neurolab foram aprovados no Edital Universal do CNPq
O Neurolab aprovou 5 projetos no Edital Universal do CNPq. Os contemplados foram: João Quevedo, Clarissa, Gislaine, Gustavo e Alexandra.
O projeto aprovado do Prof Dr João Quevedo teve como título: "AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES NEUROQUÍMICAS E COMPORTAMENTAIS INDUZIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO INTRACEREBROVENTRICULAR DE OUABAÍNA EM RATOS: IMPLICAÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UM MODELO ANIMAL DE TRANSTORNO BIPOLAR".
R$ 100.000,00
1 bolsa AT-NS de 36 meses
1 bolsa IC de 36 meses