Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio.
O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.
Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.
Calendário
O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão.
Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.
Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2024 às 16:51Em encontro, gestores da Unesc validam Políticas de Gestão
A revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesc, um processo que ocorre de maneira democrática e participativa, concluiu mais uma etapa. Durante encontro na tarde dessa terça-feira (10/10), gestores das três pró-reitorias da Universidade deixaram as suas contribuições para as Políticas de Gestão Institucional, que fazem parte do planejamento.
As dimensões nas Políticas de Gestão são: desenvolvimento de valorização das pessoas; infraestrutura física e tecnológica; sustentabilidade financeira e de investimentos; Ensino, Pesquisa e Extensão; avaliação e planejamento estratégico Institucional; comunicação interna e externa e gestão de crises; arte e cultura; inserção comunitária e compromissos socioambientais e captação de recursos.
A coordenadora do PDI, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, ressalta que todas essas políticas foram pensadas para contemplar de forma transversal a inovação; a cultura organizacional e a educação para equidade e devem estar presentes em todas as unidades e polos; níveis e modalidades de ensino, além da comunidade interna e externa.
“Este é o nosso terceiro e último encontro desta etapa. Um momento para debatermos sobre as políticas de gestão que são diretrizes da gestão de todas as dimensões da Universidade, ou seja, como se dá a gestão em todos estes aspectos”, conta.
Durante a reunião, os participantes deixaram as suas impressões e sugestões no texto elaborado, após a reunião da semana passada, quando as políticas de gestão atual da Unesc foi revisada.
“O envolvimento de todos é fundamental para pensarmos juntos o que queremos para a nossa Instituição, pois ela é de todos nós. Uma Universidade como a nossa, gigante do jeito que se tornou, referências estadual e regional, tem que ser conduzida por todos que a constroem”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
O pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin, reforça que é fundamental que o material desenvolvido após as reuniões passe pelos olhares de quem participou do processo. “Assim, o PDI vai sendo validado e incorporado. Posteriormente, como em qualquer processo de trabalho, ele é praticado”, cita.
O que é o PDI
O PDI é um conjunto de decisões que norteará os trabalhos da Unesc no período de 2024 a 2028, debatido por meio de diversos encontros setorizados desde o fim do ano passado, quando foi lançado o projeto.
Somente em 2023, foram realizados encontros com acadêmicos, colaboradores, egressos, estudantes do ensino técnico, entre outros diálogos, intensificados a partir de agosto.
A previsão é que o PDI seja concluído e aprovado em todos os órgãos competentes até o mês de março de 2024.
Além dos encontros presenciais para discussão, comunidades interna e externa podem colaborar respondendo a Consulta Pública disponível no link.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
16 de outubro de 2023 às 10:13PDI: acadêmicos ajudam a planejar o futuro da Unesc
As aulas dos cursos de graduação da Unesc iniciaram de maneira diferente nesta segunda-feira (21/08). Durante cerca de uma hora, os tradicionais conteúdos repassados pelos professores deram lugar às contribuições dos acadêmicos para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Divididos em grupos, eles debateram o que enxergam da Instituição atualmente e apresentaram as suas visões de futuro, mais precisamente para o ciclo 2024-2028, período de vigência do novo documento.
“Os acadêmicos são a essência da Unesc e nada melhor que a participação deles na elaboração do PDI que irá nortear as ações da Instituição para os próximos anos. Os nossos estudantes vivem o dia a dia da Universidade, conhecem o campus e têm as suas percepções para contribuir com a construção da Unesc do futuro”, cita a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
“O PDI é um Plano construído coletivamente e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. Agora discutimos cada um dos eixos temáticos associados à percepção e compreensão dos acadêmicos”, acrescenta.
Diagnóstico
A coordenadora do Plano de Desenvolvimento Institucional, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, revela que cerca de 40 mil dados devem ser coletados somente nesta segunda-feira (21/08). Eles serão somados às outras quatro mil informações já levantadas anteriormente.
Depois disso, a comissão responsável pelo PDI fará a leitura de cada um deles para categorizá-los. Estes dados englobam as fragilidades, fortalezas da Universidade, além das sugestões de melhoria divididas em 26 eixos. Já em PDI: acadêmicos ajudam <br>a planejar o futuro da Unescsetembro, será realizado o diagnóstico junto ao público externo.
“A partir dos dados, irão emergir os objetivos estratégicos pelos quais iremos definir as metas e os projetos. É fundamental que o planejamento de uma Instituição, independente da área, ocorra da forma mais participativa possível. Em função da natureza Comunitária da Unesc, e devido às lideranças que temos na Reitoria, há o desejo de que a comunidade acadêmica, além do público externo, participe. Não temos um dono, então, nada mais coerente que a participação de todos”, enfatiza.
Demandas e percepções
Na última semana, quem participou desse processo foram os professores da Graduação, Mestrado e Doutorado da Unesc. Em grupos, estes participaram do amplo debate em torno da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional.
Já nesta segunda-feira eles conduziram os estudantes na avaliação do presente e na projeção do futuro. “O momento de construção do PDI junto à turma foi valoroso. Os acadêmicos ficaram instigados com a possibilidade colaborativa que o Plano possui. Presenciamos debates frutíferos porque eles são ouvidos e apresentam demandas e percepções”, relata a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Eyng Savi.
O processo de elaboração do documento abrange todos os segmentos da comunidade interna e externa, tanto de maneira presencial, quanto por meio de uma consulta pública que pode ser acessada neste link.
Etapas
A construção do PDI 2024-2028 prevê uma sequência de etapas como diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.
“Para nós professores, técnicos e acadêmicos é uma oportunidade diferenciada, pois ajudamos a realizar um diagnóstico de como a Instituição está atualmente e ainda fazer proposições para o futuro. É uma experiência extremamente importante e enriquecedora. Para a Universidade, quanto mais participativo, mais certeira é a direção que a Instituição caminhará”, conclui Bianca.
O PDI da Unesc
Um documento que projeta a Unesc para os próximos cinco anos, construído coletivamente e que estabelece as premissas que conduzirão a Universidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Inovação, na Governança Institucional. Este é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que foi lançado em novembro de 2022.
Ele é o documento que corresponde ao planejamento estratégico da Universidade no qual estão inseridas as políticas; os objetivos; as metas e as estratégias gerais a serem seguidas pela Instituição nos próximos cinco anos.
Todos os participantes são convidados a identificar os pontos fortes e fracos em cada uma das temáticas abordadas, além de apresentar sugestões para melhorias, que serão analisadas e utilizadas para embasar a definição dos objetivos, das metas e das estratégias da Unesc.
Em 2023 já foram realizadas reuniões com acadêmicos, colaboradores, egressos, estudantes do ensino técnico, entre outros diálogos, intensificados a partir de agosto. A expectativa é de que o Plano seja finalizado em março de 2024.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de agosto de 2023 às 14:22Reuniões de elaboração do PDI mobilizam a comunidade acadêmica
As reuniões para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional Unesc 2024-2028, o PDI, seguem mobilizando toda a comunidade acadêmica. O programa, um dos mais importantes instrumentos de gestão da Universidade, contou na última semana com encontros realizados no Colégio Unesc, reunindo técnicos, gestores e docentes da Instituição em uma grande mobilização para discutir o futuro da Unesc.
Durante os encontros, os colaboradores técnicos-administrativos se reuniram em grupos e avaliaram os diferentes eixos estratégicos estabelecidos para o PDI 2024-2028 com o diagnóstico de pontos para melhoria e apresentação de sugestões e ideias fazendo parte da programação.
De acordo com o coordenador do Setor de Planejamento Institucional (Seplan), Fabiano Bossle Miguel, a participação de toda a comunidade acadêmica nesta fase do processo de elaboração do PDI é muito importante para a Instituição. “Através da participação ativa de nossos colaboradores podemos assegurar que, além de um processo democrático e participativo, o resultado final do nosso plano de desenvolvimento institucional seja representativo dos anseios mais amplos de nossa comunidade universitária”, explicou o professor. “É uma oportunidade que todos nós, como atores da Universidade, temos de contribuir e ajudar a construir o futuro desejado para a nossa Instituição”, pontua.
O Plano de Desenvolvimento Institucional corresponde ao planejamento estratégico da Universidade. Nele estão definidas as políticas, os objetivos, as metas e as estratégias gerais a serem seguidas na Instituição nos próximos cinco anos. “Ele é o grande guia, referencial e balizador da gestão, em todos os seus níveis, e do desenvolvimento institucional da Unesc para o futuro próximo”, afirmou o coordenador.
A vigência do novo Plano de Desenvolvimento Institucional, que anteriormente valeria para os anos de 2023-2027, foi alterada para o período de 2024-2028. De acordo com Fabiano, isso se deve às várias mudanças na Universidade ocorridas nos últimos anos. “Além do enfrentamento da pandemia de Covid-19, houve também a implantação do novo modelo acadêmico, a Graduação Multi, a expansão da Unesc Virtual para todo o Brasil e a reestruturação organizacional”, explica.
Além dos workshops já realizados no final de 2022 com os técnicos-administrativos do campus-sede, o PDI Unesc 2024-2028 realizou neste ano de 2023 encontros com colaboradores do polo Araranguá, da Unesc Tec e da Pós-Graduação Lato Sensu, além dos atuais encontros no Colégio Unesc.
A próxima etapa, “Diálogos com a Comunidade”, também já começou a ser executada com os alunos da Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da Universidade, encontros estes que seguirão até o final do mês de abril. Ainda neste mês, também serão realizadas reuniões com os técnicos-administrativos do Iparque.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
05 de abril de 2023 às 14:08Unesc inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027
Um documento que projeta a Unesc para os próximos cinco anos, construído coletivamente e que estabelece as premissas que conduzirão a Universidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Inovação, na Governança Institucional. Este é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que teve o seu lançamento na tarde desta terça-feira (29/11), em um Auditório Ruy Hülse lotado de colaboradores da Instituição.
O processo de elaboração, que é democrático e participativo, abrange todos os segmentos da comunidade interna e externa.
“É um momento de reflexão do que foi vivido até aqui, por onde andamos. Tivemos uma pandemia no meio do caminho, o que acarretou no arrefecimento de alguns projetos, mas, mesmo assim, o avanço de muitos outros. Momento de avaliarmos sobre o que fizemos, o que deixamos de fazer e ajustar o caminho a partir de agora”, avalia a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
E não são somente os colaboradores, professores e alunos os convidados a participar. A comunidade externa também poderá dar a sua contribuição. “A Unesc tem a característica de possuir uma participação muito efetiva das comunidades interna e externa. No último PDI, tivemos uma participação muito significativa e a nossa expectativa é que isso se repita agora. Esses olhares ajudam a ampliar o nosso. Temos perspectivas novas por conta do processo de ressignificação digital, então possuímos projetos para contribuir com a sociedade, por isso é importante que ela participe, se posicione e fale o que quer de sua Universidade Comunitária”, enfatiza.
Etapas
A construção do PDI 2023-2027 prevê uma sequência de seis etapas: diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.
Na tarde desta terça-feira, além da apresentação do projeto, a comunidade interna já foi convidada a participar de um exercício de futurismo. “Este é um momento muito importante, pois damos o pontapé inicial ao desenvolvimento do PDI e nada melhor do que iniciar já com uma reflexão, tentando nos transportar para 2027 e responder uma pergunta que é tão importante para nós: ‘‘Como é a Unesc que você gostaria de encontrar em 2027’. Respondam com uma palavra”, convocou o coordenador do Setor de Planejamento Institucional (Seplan).
Por meio de formulário digital, os colaboradores destacaram seus anseios para a Universidade. Entre as respostas para a pergunta surgiram: inovadora, sustentável, inclusive, revolucionada, internacionalizada, referência, entre tantas outras. As palavras citadas não foram somente de colaboradores, mas também de alunos, que são convidados para participar deste processo. “A Unesc ouve os alunos do presente em prol dos alunos do futuro. O nosso comprometimento como estudante é poder colaborar, opinar e sugerir, no que for preciso, para que a Unesc esteja pujante em 2027, como está hoje”, fala o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira.
Ainda durante a apresentação, a comunidade interna conheceu os 26 eixos que serão trabalhados, além do cronograma se estenderá até 2023. Tanto a comunidade interna como a externa podem acessar as informações sobre o PDI e as formas de contribuir por meio do site da Universidade: www.unesc.net.
O presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Apofucri) e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/Unesc), Edson Luiz da Silva, convida os colegas a participarem assiduamente do processo. “A Unesc é a soma dos esforços de todos, por isso todos devem contribuir para que a Nossa Universidade siga forte e relevante para a comunidade onde está inserida”, afirma.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
30 de novembro de 2022 às 11:26