Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Primeiro mestre indígena da Unesc tem artigo publicado em revista

Primeiro mestre indígena da Unesc tem artigo publicado em revista
Mais imagens

O primeiro mestre indígena formado pela Unesc, Fabiano Alves, o Kárai, teve o primeiro artigo publicado. O texto intitulado “Nhandereko Yvyrupá Py: modo de viver Guarani na terra indígena Tekoá marangatu, Imaruí, SC, Brasil: Parte I” faz parte da edição 52 da revista Tellus, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O artigo é parte da dissertação de mestrado de Fabiano Alves, indígena Guarani, que realizou a pesquisa em parceria com os pesquisadores Juliano Bitencourt Campos; Orivaldo Nunes Júnior; Francisco Silva Noelli; João Alberto Ramos Batanolli e José Gustavo Santos da Silva, que também tiveram o nome publicado na revista.

A dissertação de Fabiano teve a orientação do professor Juliano Bitencourt Campos.

“A publicação do artigo amplia a minha trajetória acadêmica, por isso agradeço ao PPGCA e à Unesc. Fazer mestrado foi importante, pois permitiu que eu adquirisse um grande conhecimento para dar mais visibilidade à minha aldeia e ao povo Guarani. Obrigado a  todos que me apoiam em minha vida acadêmica”, ressalta Alves.

Segundo ele, o objetivo da pesquisa foi descrever a importância do “Nhandereko Modo de Viver Guarani” para mostrar no espaço da academia e para a sociedade. “Essa ideia está aprofundada no artigo, em que citei valores e práticas sociais, da espiritualidade e da cosmologia Mbyá Guarani”, salienta.

A Revista Tellus está voltada para a publicação de resultados de pesquisa e documentação sobre as populações indígenas, especialmente sul-americanas, e é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O objetivo da publicação é veicular materiais diversos relacionados à etnologia indígena ou estudos interdisciplinares que tenham interface com a antropologia e possibilitar a divulgação de textos escritos por autores indígenas.

“A publicação do artigo do Fabiano é um exemplo claro da riqueza e profundidade dos saberes indígenas que merecem ser reconhecidos e valorizados no meio acadêmico e na sociedade em geral. Fabiano, por meio desse trabalho e dedicação, nos brinda com uma perspectiva única sobre a cultura e os modos de vida Guarani, que contribui significativamente para a ampliação do conhecimento sobre as populações indígenas brasileiras”, comenta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

“Na Unesc, acreditamos firmemente na importância de oferecer oportunidades iguais para todos, na promoção de um ambiente onde a diversidade cultural é respeitada e incentivada. Fabiano é um exemplo inspirador de como a educação é uma poderosa ferramenta para a transformação social e o fortalecimento das identidades culturais”, acrescenta.

Alegria e satisfação

A coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Normélia Ondina Lalau de Farias, diz que recebeu a notícia da publicação com alegria e satisfação. “O Fabiano nos proporcionou uma rica troca de informações importantes sobre cultura e saberes indígenas. Para nós, enquanto Universidade e Neabi, receber a notícia de que a revista Tellus publicou o artigo do Fabiano, não tem preço”, enfatiza.

“A nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta está sempre à frente das questões voltadas à políticas afirmativas, dando oportunidades para que indígenas e negros ingressem na Universidade. Só nos estabelecemos como seres humanos de fato quando temos esta percepção. Quando acreditamos na possibilidade de que todos podem estar onde quiserem e promover as culturas sem se modificar e entregar à cultura do outro em detrimento a sua. A Unesc desempenha lindamente este papel”, acrescenta.

O coordenador do PPGCA, Carlyle Menezes, diz que o  trabalho também representa as possibilidades e o grande potencial de transformação que se abre a partir da promoção e valorização da diversidade biocultural e do respeito às outras formas de relação com a natureza e do uso dos recursos naturais de forma prudente

“Para nós, enquanto integrantes do Programa de Pós-Graduação na área das Ciências Ambientais, que tem o campo do conhecimento da Etnobiologja e Etnoecologia como um dos pilares teórico-conceituais e aplicados,  é gratificante perceber os avanços obtidos ao longo dos últimos anos na construção e fortalecimento dos espaços  de troca e valorização de saberes, o que contribui também para o fortalecimento e consolidação do nosso programa e da universidade enquanto instituição comprometida com a qualidade do ambiente de vida e da sustentabilidade em todas as suas dimensões”, cita.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de julho de 2024 às 13:41
Compartilhar Comente

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 08:25
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc participam de evento nacional de Arqueologia 

Pesquisadores da Unesc participam de evento nacional de Arqueologia 
Mais imagens

Pesquisadores da Unesc participaram de 13 a 17 de novembro do 22º Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira – Arqueologias Plurais: Políticas Patrimoniais e Desafios Contemporâneos, em Florianópolis.

O evento ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas.

Da Unesc, estiveram presentes os pesquisadores do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).

O encontro é um momento de promoção e difusão dos resultados das pesquisas, das ações de salvaguarda e de difusão do conhecimento em torno do patrimônio arqueológico. A partir do tema, objetiva-se discutir não apenas as mais recentes pesquisas arqueológicas no Brasil e suas conexões, mas colocar em pauta questões relacionadas à profissionalização, à formação e à ética dos profissionais, o diálogo com a sociedade, os avanços em termos de Políticas Patrimoniais e os resultados obtidos com as pesquisas”, comenta o professor e pesquisador do PPGCA/Lapis, Juliano Bitencourt Campos.

“O encontro também é um momento para o compartilhamento de conhecimento, de pensar a ciência arqueológica de forma colaborativa, em maior interação entre os processos educativos, culturais e científicos, articulando de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão”, acrescenta. 

O Congresso é promovido pela Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e nesta edição contou com apoio da Agência de Fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O professor Juliano Bitencourt Campos, os doutorandos do PPGCA Diego Dias Pavei, José Gustavo Santos e acadêmica do curso de História Estéfani de Oliveira Serafim acompanharam os debates, as palestras e apresentaram estudos.

Trabalhos apresentados:

Pesquisa apresentada no Simpósio Temático: Arqueologia, Comunidades, Territórios, Mudanças Climáticas e Patrimônio Cultural - Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: Cartografando o Patrimônio Arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas como subsídio para os processos educativos no ensino fundamental. De autoria de Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Estéfani de Oliveira Serafim.

Pesquisas apresentadas na modalidade de pôsteres: Uma velha aldeia em uma velha lagoa – o estudo do sítio lagoa da velhinha. De autoria de Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Paulo DeBlasis (USP);
Outro umbu na encosta da serra gaúcha: o sítio chimarrão 1;

Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Paulo DeBlasis (USP);

Dente por dente – estudo de um sepultamento secundário no sambaqui de piçarras 1;

Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Paulo DeBlasis (USP);

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de novembro de 2023 às 11:08
Compartilhar Comente

Encontro discute assuntos relacionados ao Geoparque e potenciais turísticos dos Caminhos Cânions do Sul

Encontro discute assuntos relacionados ao Geoparque e potenciais turísticos dos Caminhos Cânions do Sul
Mais imagens

Durante a manhã desta sexta-feira (27/10), mais um encontro marcou o Seminário Internacional Apheleia – América do Sul. O evento, Apheleia: Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos Canions do Sul, integra a programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, e possui o objetivo de fomentar o debate e as políticas públicas sobre sustentabilidade.

O prefeito da cidade de Praia Grande e presidente do consórcio intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Elisandro Pereira Machado, também esteve presente e reforçou a importância do encontro para todos os presentes.

“Esse momento foi de extrema importância, inicialmente por recebermos aqui esse grande encontro da América Latina e porque, na oportunidade, colocamos para as pessoas tudo que estamos vivendo neste novo momento para o turismo da nossa região. Muitas portas se abriram até aqui, recebemos muitos investimentos e estudos por conta do grande potencial turístico que temos”, destacou.

O diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano, reforçou a relevância do momento para todo o país e América Latina.

“Me sinto muito grato por estar participando da organização desse encontro tão especial. Nessa manhã, a equipe envolvida teve a oportunidade de mostrar a todos os presentes um pouco mais sobre o processo de conhecimento do Geoparque. É um evento que traz uma riqueza muito grande de informações e uma troca de experiências importantíssima sobre o território em geral para a comunidade acadêmica e para todo público em geral que possui afinidade com a temática”, destaca.

O evento contou ainda com a participação do géologo Gustavo Simão e dos professores João Henrique Zahdi Ricetti e Mikael Mizieski.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:39
Compartilhar Comente