Doutorando da Unesc inicia etapa internacional de pesquisa em Portugal
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
12 de novembro de 2024 às 13:51Unesc participa da 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
12 de novembro de 2024 às 13:53Pesquisadores da Unesc participam de evento da Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
13 de novembro de 2024 às 16:51Painéis temáticos de pós-graduação são apresentados na 15ª SCT
Mestrandos e doutorandos da Unesc marcaram presença na 15ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. Os pesquisadores apresentaram estudos no Painel Temático de Pesquisa e Inovação, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e pelo Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis). O evento, que teve como tema Patrimônio Ambiental, Cultural e Sustentabilidade, foi uma das atividades aguardadas do evento, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (17/10), na Universidade.
Além dos pós-graduandos do PPGCA, acadêmicos da graduação também participaram das apresentações. O evento contou com a participação dos coordenadores do painel professor Geraldo Milioli e do professor Juliano Bitencourt Campos do PPGCA, bem como a participação do professor André Luis Ramos Soares da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na tarde desta sexta-feira (18/10), o PPGCA realiza mais um painel temático de Pesquisa e Inovação com o tema Biodiversidade Vegetal e Saberes Tradicionais: Conservação e Aspectos Ecológicos – 1. A coordenação é dos professores Robson dos Santos e Carlyle Torres Bezerra de Menezes.
Os painéis de pesquisa e inovação são espaços de discussão científica, propostos pelas governanças dos cursos em função dos temas de interesse e pesquisas desenvolvidas na sua área de conhecimento.
A 15ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc segue até o fim da semana com programação diversificada que inclui palestras, oficinas e exposições com a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.
A SCT 2024
A 15ª SCT da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.
Mais uma vez, a Semana de Ciência e Tecnologia conta com diversos eventos paralelos, como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência. Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille.
Todas as informações e a programação completa podem ser conferidas no link: www.unesc.net/sct2024. A 15ª SCT da Unesc conta com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); além da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Avatim.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
18 de outubro de 2024 às 16:13Observatório de Direitos Humanos fortalece laços com a comunidade Tekoá Marangatu
O Observatório Latino-Americano de Investigação e de Defesa dos Direitos Humanos, projeto de Extensão e inserção social na comunidade desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), da Unesc, realizou mais uma atividade junto à comunidade. Desta vez, os integrantes da iniciativa foram à Terra Indígena Tekoá Marangatu, em Imaruí.
O grupo foi recebido pelo vice-cacique e professor de Educação Indígena e mestre em Ciência Ambientais pelo PPGCA da Unesc, Fabiano Alves, o Karai, entre outras lideranças. O encontro teve a intenção de elencar as principais atividades a serem desempenhadas na comunidade.
Os projetos foram aprovados no Edital de Extensão da Propiex, nº 514/2022 e pelo Edital de Chamada Pública Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nº 54/2022.
Conforme a coordenadora do projeto, Fernanda Lima, o projeto tem como objetivo o acesso à justiça e a construção de direitos, por meio da promoção, proteção e defesa dos direitos humanos e da cidadania junto às populações marginalizadas e vulnerabilizadas. “As ações aprovadas constituem na realização de um protocolo de consulta e acesso a comunidade indígena pelas instituições e órgãos públicos e privados, o desenvolvimento de cursos de formação em direitos humanos com ênfase nos direitos dos povos originários e a constituição de um espaço de promoção e defesa dos direitos da comunidade junto aos órgãos públicos constituídos”, cita.
O vice-cacique, Fabiano Alves, afirma que a iniciativa é importante para a comunidade, no sentido de garantia e proteção dos direitos perante a realidade externa da Terra Indígena, como também uma troca de conhecimentos da cultura Guarani.
A Terra Indígena Tekoá Marangatu, também conhecida como Cachoeira dos Inácios, possui área de mais de 81 hectares e população de aproximadamente 300 pessoas.
Entre os eixos do observatório estão: Justiça Socioambiental e Direitos Humanos; Promoção dos Direitos dos Refugiados e Migrantes; Justiça racial, de gênero e sexualidades de forma interseccional; Direitos dos Povos Originários e Quilombolas; Direito Humanos e Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, neuroatípicas e com albinismo; Direitos Humanos e o Direito às Cidades e Comunidades Sustentáveis.
O Observatório de Direitos Humanos do PPGD, teve ainda o apoio do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Raça (Negra), do Grupo de Pesquisa em Direito à Cidade e Políticas de Sustentabilidade Urbana e Ambiental (GPDUC) e Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis).
Além da coordenadora do projeto Fernanda Lima, também participaram da atividade os professores Daniel Ribeiro Preve e Juliano Bitencourt Campos, além de mestrandos do PPGD e do PPGCA e acadêmicos dos cursos de Direito e História.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
14 de outubro de 2024 às 11:49