15º Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura
Reunidos em Campo Grande – MS, nos dias 06 a 08 de novembro 2024, trazendo como tema central “Mapeando o Futuro com Precisão e Inovação”, o congresso mobilizou profissionais, professores e acadêmicos da área da Engenharia de Agrimensura do Brasil.
Contou com palestras como “Engenhar(IA) do Futuro”; “Carbono Neutro”; “REURB – Regularização Fundiária Urbana”; “LAR Legal”; “Mentes e Máquinas: Como as Geotecnologias estão Redefinindo a Engenharia de Agrimensura”; “Plano Diretor de Campo Grande e Modalidades de Parcelamento de Solos Urbanos”; “Georreferenciamento e Regularização de Imóveis Rurais”; “Futuro do Engenheiro Agrimensor: Desafios e Oportunidades”; Mesa Redonda: “Ratificação de Áreas de Fronteiras”.
Também teve apresentação de artigos científicos com a participação presencial e virtual de professores e acadêmicos.
Alguns depoimentos sobre o evento.
A Vice-Presidente do Centro Acadêmico Pedro Casaldáliga da UNESC, Sabrina Jardim Sparremmberg: participar do 15º CONEA foi uma experiência enriquecedora, conectando conhecimentos sobre inovação tecnológica e eficiência na Engenharia de Agrimensura.
Para Engenheira Agrimensora Juliana Santos Gonçalves, formada em 2021: Participar do 15º CONEA foi uma experiência incrível! Retornei com a bagagem cheia de conhecimento, orgulho e admiração pela minha profissão. Além disso, fiz novos amigos que compartilham da mesma paixão. Com certeza estarei presente no próximo!
Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Teilor Shardosim Jaeger: O 15º CONEA foi uma experiência enriquecedora, marcada por palestras sobre inovações e novos desafios que enfrentamos no dia a dia da profissão e também pela troca de conhecimentos entre profissionais de todo o país, além da apresentação de novas tecnologias que impulsionam o futuro da área.
A Engenheira Agrimensora, Chirli Raupp Bitencourt, formada em 2010. O 15º CONEA foi um evento incrível, que trouxe uma visão diferente de algumas coisas que eu tinha receio, como por exemplo a inteligência artificial. Parabéns aos organizadores, a área da Engenharia de Agrimensura precisa de mais pessoas comprometidas que estejam a frente destes eventos trazendo conhecimento e network.
Para o Engenheiro Agrimensor Carlos Alberto Sorato, formado em 1994. O aprendizado é progressivo e contínuo, quando achamos que sabemos muito ou o suficiente para levar adiante nossos serviços, descobrimos que há espaço dentro de nós para muitas coisas ainda e o que sabemos é o básico. Foi o que nos mostrou o 15º CONEA, voltei para casa com a engenharia mais afinada de sabedoria. Foi um ótimo CONEA.
Realização:
ASMEA – Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Agrimensura
FENEA – Federação Nacional de Engenharia de Agrimensura
Professor do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica ministra curso na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Campus Criciúma.
O professor Lucas Tessmann Schwalm, docente do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC, ministrou o curso de Métodos de Levantamentos Topográficos, no dia 18 de outubro de 2024, dentro da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais, realizada no IFSC Campus Criciúma - SC.
Para Lucas, a participação dos alunos do curso de Engenharia Civil, foi importante pois foi possível apresentar os diversos tipos de equipamentos utilizados para o levantamento de uma área e suas precisões. Da mesma forma, a área da civil pode visualizar como resolver problemas de cálculos de volume e batimetria para casos de portos e outros desenvolvimentos sustentáveis para a infraestrutura geral das construções e obras de grande porte.
Por: Rosani Martins 06 de novembro de 2024 às 21:08Atualidades em Agrimensura
A Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores – ACEAG, reuniu os profissionais da área para discutir as Atualidades em Agrimensura. No dia 23 de agosto de 2024, sexta feira, aconteceu a palestra com o tema Alterações no Código de Normas das Corregedorias/SC nos processos de estremação e retificação administrativa, e no sábado, dia 24 de agosto de 2024, a palestra com o tema Áreas de Proteção Permanente Litorânea e mudanças nas app´s urbanas através dos estudos socioambientais. Com o apoio do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia da Unesc. Na sequência os links das palestras.
Dia 23/08/2024 https://www.youtube.com/watch?v=4MoSzzDn4Vk
Dia 24/08/2024 https://www.youtube.com/watch?v=BkSat4bHsqo
30 de agosto de 2024 às 20:11Visita alunos do curso Técnico em Edificações do CEDUP
O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, em parceria com o curso de Edificações do Cedup, organizaram uma tarde diferenciada para os alunos da disciplina de Topografia. Com objetivo de conhecer um pouco mais sobre a Engenharia de Agrimensura. A ação foi organizada pelos professores Vanildo Rodrigues, Hugo Schwalm e o professor Roberto Ragagnin.
A ação ocorreu no Laboratório de Geomática, na tarde do dia 05/06/2024, com aproximadamente 30 alunos e dia 06/06/2024 com aproximadamente 20 alunos e teve como temática: “Qual o mercado de trabalho da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: Área de trabalho, tecnologias, vivência e aprendizagem”. O que o Engenheiro Agrimensor pode fazer?
Após a apresentação da palestra, os alunos puderam conhecer os equipamentos disponibilizados para atividades práticas, bem como, realizar medições com estação total como ângulos e distância entre pontos.
24 de junho de 2024 às 18:32Mapeamento e Pulverização Aplicado ao Agronegócio
O Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica realizou a Semana Acadêmica dentro da XIV Semana de Ciência e Tecnologia – SCT. No dia 27 de outubro de 2023 teve a presença do egresso do curso Engenheiro Agrimensor Paulo Cesar Meneghini, os acadêmicos assistiram a palestra Mapeamento e Pulverização Aplicado ao Agronegócio.
A inserção de novas tecnologias no agronegócio, tem despertado no Engenheiro Agrimensor um novo mercado de trabalho, pois estes equipamentos para que possam operar de forma autônoma, necessitam de conhecimentos prévios de aplicação direta na área da engenharia, como coordenadas dos limites da área de plantio nas lavouras.
Formado pela Unesc em 2014, logo mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde iniciou suas atividades fundando em 2015 a empresa BRPro, desenvolvendo trabalhos de Engenharia, Cartografia, Topografia e Geodésia. Em 2022 iniciou as atividades com a Empresa Agromap Drones & Pulverização, com o objetivo inicial de prestar serviços de pulverização e controle de pragas agrícolas para os fazendeiros da região.
Paulo se depara com um novo mercado de trabalho que agrega o mapeamento para áreas agrícolas, os drones utilizados para pulverização. Esta nova tecnologia equipada com sistema identificador dos limites das lavouras, o equipamento voa de forma autônoma, possibilitando identificar áreas onde é necessário aplicar produto. Na explanação da aplicação e uso do equipamento, foi possível também conhecer em detalhes, o drone e sua autonomia de voo e capacidade de armazenamento.
Com conhecimentos técnicos e de gestão, o engenheiro Paulo contribuiu na formação de conceitos financeiros, abrindo o leque de serviços que podem ser prestados pelos futuros engenheiros, trazendo detalhes de orçamento e custo prévio das operações, esboçando lucros e custos fixos para a realização do serviço.
A palestra foi mediada pelo professor Lucas Tessmann Schwalm, que leciona a disciplina de Sensoriamento Remoto e Fotogrametria III. Este assunto apresentado por um profissional da área, amplia o conhecimento dos acadêmicos do curso e vem crescendo o número de aplicações.
Para o professor Vanildo Rodrigues, Coordenador Adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, o uso desta tecnologia revolucionária vem para auxiliar a agricultura, e sempre vai precisar de um profissional capacitado como o Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo, que detém o conhecimento das metodologias para mapeamento.
16 de novembro de 2023 às 19:05