15º Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura
Reunidos em Campo Grande – MS, nos dias 06 a 08 de novembro 2024, trazendo como tema central “Mapeando o Futuro com Precisão e Inovação”, o congresso mobilizou profissionais, professores e acadêmicos da área da Engenharia de Agrimensura do Brasil.
Contou com palestras como “Engenhar(IA) do Futuro”; “Carbono Neutro”; “REURB – Regularização Fundiária Urbana”; “LAR Legal”; “Mentes e Máquinas: Como as Geotecnologias estão Redefinindo a Engenharia de Agrimensura”; “Plano Diretor de Campo Grande e Modalidades de Parcelamento de Solos Urbanos”; “Georreferenciamento e Regularização de Imóveis Rurais”; “Futuro do Engenheiro Agrimensor: Desafios e Oportunidades”; Mesa Redonda: “Ratificação de Áreas de Fronteiras”.
Também teve apresentação de artigos científicos com a participação presencial e virtual de professores e acadêmicos.
Alguns depoimentos sobre o evento.
A Vice-Presidente do Centro Acadêmico Pedro Casaldáliga da UNESC, Sabrina Jardim Sparremmberg: participar do 15º CONEA foi uma experiência enriquecedora, conectando conhecimentos sobre inovação tecnológica e eficiência na Engenharia de Agrimensura.
Para Engenheira Agrimensora Juliana Santos Gonçalves, formada em 2021: Participar do 15º CONEA foi uma experiência incrível! Retornei com a bagagem cheia de conhecimento, orgulho e admiração pela minha profissão. Além disso, fiz novos amigos que compartilham da mesma paixão. Com certeza estarei presente no próximo!
Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Teilor Shardosim Jaeger: O 15º CONEA foi uma experiência enriquecedora, marcada por palestras sobre inovações e novos desafios que enfrentamos no dia a dia da profissão e também pela troca de conhecimentos entre profissionais de todo o país, além da apresentação de novas tecnologias que impulsionam o futuro da área.
A Engenheira Agrimensora, Chirli Raupp Bitencourt, formada em 2010. O 15º CONEA foi um evento incrível, que trouxe uma visão diferente de algumas coisas que eu tinha receio, como por exemplo a inteligência artificial. Parabéns aos organizadores, a área da Engenharia de Agrimensura precisa de mais pessoas comprometidas que estejam a frente destes eventos trazendo conhecimento e network.
Para o Engenheiro Agrimensor Carlos Alberto Sorato, formado em 1994. O aprendizado é progressivo e contínuo, quando achamos que sabemos muito ou o suficiente para levar adiante nossos serviços, descobrimos que há espaço dentro de nós para muitas coisas ainda e o que sabemos é o básico. Foi o que nos mostrou o 15º CONEA, voltei para casa com a engenharia mais afinada de sabedoria. Foi um ótimo CONEA.
Realização:
ASMEA – Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Agrimensura
FENEA – Federação Nacional de Engenharia de Agrimensura
Professor do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica ministra curso na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Campus Criciúma.
O professor Lucas Tessmann Schwalm, docente do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UNESC, ministrou o curso de Métodos de Levantamentos Topográficos, no dia 18 de outubro de 2024, dentro da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais, realizada no IFSC Campus Criciúma - SC.
Para Lucas, a participação dos alunos do curso de Engenharia Civil, foi importante pois foi possível apresentar os diversos tipos de equipamentos utilizados para o levantamento de uma área e suas precisões. Da mesma forma, a área da civil pode visualizar como resolver problemas de cálculos de volume e batimetria para casos de portos e outros desenvolvimentos sustentáveis para a infraestrutura geral das construções e obras de grande porte.
Por: Rosani Martins 06 de novembro de 2024 às 21:08Atualidades em Agrimensura
A Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores – ACEAG, reuniu os profissionais da área para discutir as Atualidades em Agrimensura. No dia 23 de agosto de 2024, sexta feira, aconteceu a palestra com o tema Alterações no Código de Normas das Corregedorias/SC nos processos de estremação e retificação administrativa, e no sábado, dia 24 de agosto de 2024, a palestra com o tema Áreas de Proteção Permanente Litorânea e mudanças nas app´s urbanas através dos estudos socioambientais. Com o apoio do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia da Unesc. Na sequência os links das palestras.
Dia 23/08/2024 https://www.youtube.com/watch?v=4MoSzzDn4Vk
Dia 24/08/2024 https://www.youtube.com/watch?v=BkSat4bHsqo
30 de agosto de 2024 às 20:11Visita alunos do curso Técnico em Edificações do CEDUP
O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, em parceria com o curso de Edificações do Cedup, organizaram uma tarde diferenciada para os alunos da disciplina de Topografia. Com objetivo de conhecer um pouco mais sobre a Engenharia de Agrimensura. A ação foi organizada pelos professores Vanildo Rodrigues, Hugo Schwalm e o professor Roberto Ragagnin.
A ação ocorreu no Laboratório de Geomática, na tarde do dia 05/06/2024, com aproximadamente 30 alunos e dia 06/06/2024 com aproximadamente 20 alunos e teve como temática: “Qual o mercado de trabalho da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: Área de trabalho, tecnologias, vivência e aprendizagem”. O que o Engenheiro Agrimensor pode fazer?
Após a apresentação da palestra, os alunos puderam conhecer os equipamentos disponibilizados para atividades práticas, bem como, realizar medições com estação total como ângulos e distância entre pontos.
24 de junho de 2024 às 18:32Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica integra grupo das graduações com nota máxima do MEC
Durante os 49 anos de história, o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc foca na formação de qualidade, na infraestrutura, no corpo docente, em laboratórios com softwares e equipamentos atualizados, além de professores com mestrado e doutorado, conteúdos atualizados para o mundo do trabalho e apoio aos acadêmicos.
Toda esta dedicação resultou na nota 5 na avaliação criteriosa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a nota máxima. Nesta quase meia década, o curso já graduou mais de 750 profissionais qualificados para o mundo do trabalho.
“A infraestrutura conta com laboratórios de Topografia, Geodésia, Astronomia, Fotogrametria, Cartografia e Geoprocessamento, Mecânica dos Solos, todos com softwares atualizados, sendo que o curso é o único de Santa Catarina, sendo uma das profissões mais antigas do mundo. Conta com o estágio obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso, os acadêmicos são incentivados a realizar estágio em empresas ligadas à área de Agrimensura ou órgãos públicos, desde as primeiras fases”, comenta o coordenador Hugo Schwalm.
“Temos um corpo docente altamente qualificado com doutores, mestres e especialistas, que atuam na área e desenvolvem projetos e execução de loteamentos, estradas, regularização fundiária, remodelagem de terreno, avaliação e perícia de imóveis”, acrescenta.
Palestras e Congressos
Além disso, outro diferencial da graduação é a parceria em cursos e palestras com a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (Aceag) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a realização e participação em congressos, semanas acadêmicas, palestras, fóruns, viagens de estudo, cursos e encontros estaduais, nacionais e internacionais.
“Desde 2019 o curso atualiza a matriz curricular e ajusta os conteúdos para as novas tecnologias e tendências do mercado. Em 2022 a Graduação Multi trouxe uma nova proposta de experiência inovadora, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento da autonomia do processo de ensino-aprendizagem”, garante.
“Os nossos professores são extremamente qualificados e, além da experiência na área, a maioria possui mais de nove anos no curso, com mestrado e doutorado e estão em constante atualização. Isso se comprova com a participação em feiras nacionais e internacionais como a MundoGeo Connect em São Paulo e a Intergeo na Alemanha, além de seminários, no Ensino, na Pesquisa, Extensão e Inovação”, conta ainda Schwalm.
Mundo do Trabalho
O mundo do trabalho do segmento é amplo e está em alta. Nele, atuam profissionais preparados para solucionar problemas referentes à propriedade urbana e rural, seja determinando sua área ou limites de propriedades imobiliárias, sendo que praticamente 100% dos estudantes formados no curso estão trabalhando. Alguns concursados em órgãos públicos e outros na Marinha e Aeronáutica.
“Semanalmente as empresas fazem contato conosco em busca de estudantes para estágio. Santa Catarina tem 295 municípios e cada um deles precisa de pelo menos um Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo. Além disso, estes profissionais podem atuar em empresas de engenharia, terraplanagem, telecomunicações, eletrificação, aerolevantamentos, companhias de água e saneamento, indústrias de construção civil, instituições de ensino, científicas e de pesquisa, além de escritórios de prestação de serviços, e órgãos públicos, como prefeitura, Deinfra, DNIT e Incra”, ressalta.
“O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc recebe acadêmicos de todo Brasil que normalmente retornam para seu local de origem para contribuir com o conhecimento adquirido durante a formação. Eles ainda têm a possibilidade de participar durante a graduação de atividades de Pesquisa e Extensão, participando dos editais da Universidade, o que também é um diferencial”, acrescenta.
Informações
Informações sobre o curso podem ser obtidas por meio do (48) 3431-2567, além do e-mail: engagrimensura@unesc.net, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h.
“Aqueles que queiram ingressar no curso irão se deparar com professores comprometidos com o Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, com atividades práticas voltadas ao mundo do trabalho e laboratórios atualizados, e possibilidade de estar em contato com o mercado de trabalho desde as primeiras fases. Esta é uma profissão valorosa, em que a tecnologia e a inovação estão presentes no mapeamento das cidades inteligentes, pois necessitam de informações precisas na localização, bem como definição e monitoramento de espaços físicos e limites de propriedades imobiliárias, além da criação e organização de informações espaciais”, finaliza.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
04 de junho de 2024 às 08:41