Pedagogia

Roda de conversa com a Ma. Márcia Dal Toé sobre Patologização da Educação

Na última quarta-feira, dia 22, os acadêmicos da disciplina de Orientação Educacional da 6ª fase do curso de Pedagogia, juntamente com a professora Tainá, participaram de uma roda de conversa com a Ma. Márcia Dal Toé sobre Patologização da Educação. O debate girou em torno do papel do Orientador Educacional, destacando a importância de garantir que suas práticas não contribuam para a estigmatização dos alunos ao enfrentar os desafios educacionais, promovendo, assim, um ambiente escolar inclusivo e compreensivo.

23 de maio de 2024 às 14:16
Compartilhar Comente

Deputada Luciane Carminatti palestra em evento voltado ao curso de Pedagogia

Deputada Luciane Carminatti palestra em evento voltado ao curso de Pedagogia
Foto: Vanessa Clarinda/Agecom/Unesc Mais imagens

Acadêmicos do curso de Pedagogia e dos demais cursos de Licenciatura da Unesc puderam ouvir, na noite desta terça-feira (30/04) as experiências da deputada estadual Luciane Carminatti. Em evento realizado no Auditório Ruy Hülse, Luciane abordou a temática “A Pedagogia  e o desafios para a Educação Básica”.

Para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, que representou a reitoria no evento, é sempre um prazer receber a deputada, grande parceira da Instituição e, principalmente, da educação. “Essa é uma temática emergência, extremamente atual e que precisa ser debatida na academia. Ficamos honrados por receber a deputada Luciane e poder ouvir o que ela tem a compartilhar. Tenho certeza que todos levarão importantes ensinamentos”, pontuou.

Entre os direcionamentos da liderança estadual aos acadêmicos, Luciane Carminatti alertou para que, de forma bem embasada, todos lutem por aquilo que acreditam. “Sejam sempre donos do destino de vocês. Não deixem que essa caminhada seja conduzida pelo externo. Façam suas defesas em nome daquilo que é o propósito de cada um”, destacou.

Além de batalhar por reconhecimento e boas condições de trabalho, conforme Luciane, é dever do professor ter olhos humanos e atitude perante aos alunos que lhe são confiados. “Tem coisa na educação que não é salário, não é livro, não é nada disso. O salário é ruim? Sim! Mas o nosso aluno não tem culpa. Tem coisas que dependem da nossa  atitude diante daquele ser humano, daquela família que está na nossa frente. Não deixemos de ter esse olhar”, disse, emocionada, ao compartilhar uma história vivida enquanto docente em sala de aula.

A busca por cada vez mais investimentos para esta área, para Luciane, deve ser incessante. “A gente demorou muito tempo pra conquistar o direito à educação. Fico indignada quando falam que hoje temos muito investimento em educação e pouco resultado. Colocar dinheiro na educação hoje é uma condição e uma dívida social que temos com o povo brasileiro”, acrescentou.

03 de maio de 2024 às 13:31
Compartilhar Comente