Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio.
O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.
Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.
Calendário
O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão.
Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.
Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2024 às 16:51Escola de Idiomas da Unesc celebra Thanksgiving Day com os alunos
Confira a matéria na íntegra aqui
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
24 de novembro de 2023 às 17:20Escola de Idiomas comemora o American Day com os alunos
A Escola de Idiomas da Unesc celebrou o American Day – Dia da Independência dos Estados Unidos - em grande estilo, e reuniu alunos e professores para uma experiência única de imersão na cultura inglesa, nessa terça-feira (4/07), na Universidade.
O evento marcou o encerramento do semestre dos alunos do curso de inglês e teve como objetivo proporcionar uma oportunidade de conhecer a língua inglesa e compreender o processo de aprendizado de um idioma estrangeiro, além de promover a interação entre os participantes.
“A cada semestre, a temática varia, e neste ano o American Day foi escolhido, em homenagem ao dia 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos da América. Durante o evento, atividades de práticas linguísticas foram desenvolvidas para envolver os alunos de todos os níveis, desde o básico até o avançado”, comentou a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez.
Os professores de Inglês da Escola de Idiomas Unesc, Edilane Oening; Kyo Carvalho; e Felipe Freitas, destacam ainda a importância do evento como uma excelente oportunidade para vivenciar os benefícios do aprendizado de um novo idioma.
“A Escola de Idiomas da Unesc está comprometida em proporcionar aos seus alunos uma experiência enriquecedora e divertida, permitindo-lhes ‘mergulhar’ no idioma e na cultura estrangeira”, enfatizaram os professores.
“O evento foi preparado com muito carinho para nossos alunos. Ficamos felizes em vê-los, interagindo em inglês, e esperamos que tenham curtido celebrar o Fourth of July conosco”, complementaram. Os professores ainda enfatizaram que que a participação dos alunos foi essencial para o sucesso do evento.
“O American Day foi mais uma manifestação desse compromisso, fortalecendo os laços entre os alunos e a língua inglesa de uma forma cativante e memorável”, destacam os professores. Hot dogs no melhor estilo americano foram degustados pelos participantes.
A aluna Thays Guimarães de Tubarão ainda expressou os agradecimentos aos organizadores do evento. “O evento foi gratificante e foi uma honra participar deste momento”, comentou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
06 de julho de 2023 às 08:53Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas
A crescente demanda por profissionais com habilidades linguísticas sólidas tem impulsionado as universidades a oferecerem programas que visam aprimorar as competências de comunicação em diferentes idiomas. Nesse sentido, a Unesc se destaca com o lançamento do Programa Pró-Idiomas, um projeto abrangente que vai além dos cursos de idiomas convencionais, oferecendo uma formação completa nas línguas inglesa e espanhola.
Com foco diferenciado dos cursos convencionais, o Programa, que tem como público-alvo estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e equipe técnica do Stricto Sensu, visa não apenas o desenvolvimento das habilidades básicas de comunicação, mas também o aperfeiçoamento das competências linguísticas em níveis mais avançados.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, os cursos abrangem habilidades de leitura, comunicação oral e escrita, sendo ministrados por professores altamente qualificados e com experiência no ensino de idiomas para fins acadêmicos e profissionais. “Trata-se de um programa de aprendizagem ativa de outra língua numa perspectiva de promoção da liberdade e da autonomia linguística na busca pelo conhecimento globalizado”, afirma.
“Esses grupos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, essenciais para a realização de pesquisas, redação de artigos científicos e participação em congressos e eventos acadêmicos internacionais”, completa Gisele, salientando que a atividade será em parceria com a Escola de Idiomas da Instituição, coordenada pelo Curso de Letras da Universidade.
Além disso, a novidade é uma oportunidade de promover uma imersão cultural por meio de atividades extracurriculares, como clubes de conversação, eventos temáticos e intercâmbios culturais.
“Essas oportunidades permitem que estudantes vivenciem a língua de forma autêntica, expandindo sua compreensão das diferentes culturas e enriquecendo a experiência de aprendizado. Investir na internacionalização da educação superior é uma necessidade incontestável para a inserção no mundo do trabalho atualmente”, acrescenta Gisele.
Complemento à Escola de Idiomas
A Universidade também conta com a renomada Escola de Idiomas, coordenada pelo curso de Letras, reconhecida por sua excelência no ensino de línguas estrangeiras com uma ampla variedade de cursos e programas para atender às necessidades individuais dos alunos e da comunidade em geral.
A equipe de professores altamente qualificada e experiente da Escola de Idiomas está comprometida em proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz.
Com abordagens pedagógicas inovadoras, materiais atualizados e tecnologia de ponta, a Escola tem a expertise para oportunizar que os estudantes adquiram as habilidades linguísticas necessárias de forma efetiva.
A imersão cultural e as possibilidades ofertadas pela Instituição, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc e professora do curso de Letras, Dayane Cortez, estão entre os grandes diferenciais.
“Sempre enfatizamos a importância de aprender novos idiomas, porém, o avanço da tecnologia, a diminuição das distâncias e as grandes migrações contemporâneas mostram que falar outros idiomas deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade”, disse Dayane.
“Vivemos em um mundo cada vez mais multicultural e multilíngue, o que torna o conhecimento de múltiplas línguas essencial tanto para a formação acadêmica quanto para a carreira profissional”, completa.
Experiência na prática
Entre os exemplos de experiências proporcionadas pelo conhecimento estão os casos do egresso do curso de Gastronomia Leonardo Ferreira Cardoso, que hoje está na França, e da mestranda Luana Budny, do Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. Em perspectivas diferentes, ambos demonstram a importância do domínio de outros idiomas.
Luana, farmacêutica dedicada, continua avançando em sua jornada acadêmica. Atualmente, ela é mestranda e desempenha um papel ativo no Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. No ano passado, enfrentou um desafio rigoroso ao submeter-se à exigente prova de proficiência exigida para a pós-graduação, obtendo uma classificação excelente.
“Particularmente, considero vital possuir proficiência em um segundo idioma durante o período de pós-graduação, especialmente para facilitar a comunicação com meu coorientador, um professor da França. Ao frequentar o curso de inglês na Escola de Idiomas da Unesc nos últimos cinco anos, obtive apoio nesse aspecto, o que também influenciou positivamente meu desempenho na prova de proficiência requerida para a pós-graduação”, conta.
Segundo ela, para aqueles que almejam seguir uma carreira acadêmica, é de suma importância dominar um segundo idioma. “Na área de Pesquisa, é essencial estabelecer comunicação com estudiosos de diversos países, considerando que a grande maioria do conhecimento é publicada principalmente em inglês. O conhecimento adquirido nessa língua, sem dúvida alguma, contribui significativamente para o aprimoramento do desempenho como pesquisador”, comenta.
Já Leonardo, egresso do curso de Gastronomia, está morando na França há pouco tempo. Antes de sua viagem, ele teve algum contato com o idioma, mas percebeu a necessidade de aprimorar suas habilidades linguísticas.
Atualmente, está realizando um estágio no estrelado restaurante Le Suquet, do chef francês Sébastien Bras, localizado no país europeu. Leonardo admite que sua capacidade de comunicação é limitada e nunca havia vivido fora do Brasil antes, mas foi calorosamente recebido e está aprendendo muito durante sua estadia.
Ele reconhece que se tivesse começado a se preparar antes, teria adquirido um conhecimento ainda maior, mas, apesar das dificuldades com o idioma, Leonardo considera essa experiência maravilhosa. “Estou tendo pessoas maravilhosas ao meu lado que estão me incentivando e me ensinando. Está sendo uma experiência maravilhosa”, disse ele, que mora na cidade de Laguiole.
Inscrições
As inscrições estão abertas e com previsão de início das aulas em agosto de 2023. Para mais informações: Whatsapp: (48) 3431-4533. E-mail: idiomas@unesc.net e Instagram: @idiomasunesc. Endereço: Bloco L – Sala 002. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e das 18h às 22h.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
04 de julho de 2023 às 10:30Escola de Idiomas promove tarde animada com alunos do curso de italiano
A Escola de Idiomas da Unesc promoveu um evento especial para estreitar os laços dos alunos com a cultura italiana. O encontro, intitulado "Chiacchiere, Vino e Sapore" (Conversa, Vinho e Sabor), ocorreu no sábado (1º/07), na Vinícola Trevisol, em Urussanga, e marcou o encerramento do semestre dos alunos do curso de Italiano.
Conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez, o evento proporcionou uma ótima oportunidade para vivenciar os benefícios do aprendizado de um novo idioma e, ao mesmo tempo, apreciar um bom vinho.
Quem também resumiu a experiência como “enriquecedora” foi a professora de italiano, Nathalia Spencer. “O Evento teve como objetivo reunir alunos e ex-alunos do curso de italiano e também pessoas que ainda não estudam o idioma, mas que nutrem uma paixão por essa língua tão importante aqui na nossa região”, mencionou.
“Como durante as aulas ouvimos muitas músicas em italiano e é sempre um momento de muito aprendizado e descontração para os alunos, nada melhor do que fechar mais esse ciclo regado a boa música e diversão”, complementou a professora.
Os alunos também expressaram sua satisfação com o evento, destacando a diversão, a adaptação das atividades para todos os níveis de conhecimento e a deliciosa degustação de vinhos, queijos, pães e doces.
“Confesso que estava um pouco receosa por ser aluna iniciante e temia não conseguir entender muito bem ou conversar com colegas de outras turmas. No entanto, fiquei surpresa ao constatar que as atividades foram adaptadas para todos os níveis. Além disso, pude levar meus amigos que também têm interesse na língua italiana e todos nós nos divertimos muito”, disse a aluna Laura Costa Paulino.
“Participar desse evento foi simplesmente incrível. Foi uma tarde maravilhosa, repleta de ótimos vinhos, tábuas de frios, música, amigos e muita diversão. Fiquei encantada com a calorosa recepção e alegria com que fomos acolhidos pela família da Vinícola Trevisol. Mal posso esperar pelo próximo evento. Com certeza estarei presente novamente”, relatou a aluna Sílvia Nagel Hülse.
Para o aluno Renzo Nogaredi Machado, a experiência foi gratificante. “Foi muito divertido. Foi bem interessante conhecer todas as etapas do vinho até ele chegar nas prateleiras e a melhor parte foi o karaokê das músicas italianas e a comida típica”, enfatizou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
04 de julho de 2023 às 14:43