Geografia

Contribuição da extensão na integração dos planos de recursos hídricos das bacias do extremo sul catarinense aos ODS da Agenda Mundial 2030

Contribuição da extensão na integração dos planos de recursos hídricos das bacias do extremo sul catarinense aos ODS da Agenda Mundial 2030
Mais imagens

O projeto de extensão da UNESC “Integração dos planos de recursos hídricos das bacias do extremo sul catarinense aos ODS da Agenda Mundial 2030” insere-se na Área de Conhecimento Humanidades, Ciência e Educação, no Programa de Extensão Ambiente e Cidadania e na Linha de Extensão Recursos Hídricos.

Este projeto vem ao encontro às propostas dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas da UNESC, de buscar a articulação do ensino à pesquisa e extensão a partir da participação de professores e acadêmicos em projetos de pesquisa e extensão e em eventos de divulgação destas pesquisas, por meio de comunicação oral ou posters, ou elaboração de resumos e artigos. As atividades de extensão fazem parte das atividades complementares destes cursos.

O projeto permitirá não apenas a aproximação entre docentes e discentes com a comunidade externa, mas propiciará ainda momentos de debates e reflexão sobre a realidade, resultando na formação de cidadãos críticos e atuantes, propósitos dos PPC dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas, que ofertam projetos de pesquisa e extensão.

Seu objetivo é promover, no período de março de 2021 à fevereiro de 2023, enquanto projeto de extensão da Unesc, organização membro dos CBH do extremo sul catarinense, o desenvolvimento do processo de integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 4, 6, 11, 12, 14 e 15 definidos na Agenda 2030, nas metas e programas estabelecidos nos planos de recursos hídricos destas bacias, de modo à integrá-las à agenda mundial.

Para tanto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Auxiliar no estabelecimento de parcerias com as organizações membros dos CBH do Extremo Sul Catarinense que tenham relação com os ODS 4, 6, 11, 12, 14 e 15, a fim de mobilizar o desenvolvimento de ações sustentáveis voltadas para atingir as metas destes ODS considerados prioritários, relacionando-os com planos de recursos hídricos destas bacias; identificar as ações das organizações membros, relacionadas aos ODS definidos, os grupos de interesse e os potenciais líderes; desenvolver competências de liderança interna com as parcerias estabelecidas para o desenvolvimento de ações sustentáveis dos ODS definidos; auxiliar no estabelecimento de estratégias, no processo de incorporação dos ODS definidos, nas organizações membros e nos planos de recursos hídricos das bacias do Extremo Sul Catarinense; auxiliar na realização do monitoramento e avaliação das ações sustentáveis com respeito aos ODS definidos e socializar as ações sustentáveis realizadas pelas organizações membros dos CBH.

As atividades propostas pelo projeto serão realizadas nos municípios das bacias hidrográficas do Extremo Sul Catarinense. E contam com o suporte estrutural da sede da Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR) no CETRAR de Araranguá; do Laboratório de Geociências e de Gestão de Recursos Hídricos – LabGeoRH, vinculado ao curso de Geografia e do Centro de Educação Ambiental da UNESC – CEAUNESC, vinculado ao curso de Ciências Biológicas, ambos no campus da UNESC, em Criciúma.

As entidades parceiras incluem os CBH do Extremo Sul Catarinense e a AGUAR, entidade executiva destes CBH, com ações participativas coordenadas.  O projeto conta ainda com a parceria do Fórum Permanente de Restauração, Revitalização Rio Mãe Luzia.

O projeto tem como público/comunidade alvo os representantes das organizações membros dos CBHs do Extremo Sul Catarinense, gestores públicos, empresários, educadores ambientais, profissionais da educação, integrantes de ONGs, pescadores, agentes comunitários e a comunidade dos municípios destas bacias, incluindo representantes de organizações voluntárias, para que possam auxiliar na mobilização para o desenvolvimento de ações sustentáveis voltadas às metas dos ODS considerados prioritários, relacionando-os com os planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas de Extremo Sul Catarinense.

As atividades de ação extensionista propostas irão propiciar interação entre os extensionistas e os atores sociais das bacias hidrográficas do Extremo Sul Catarinense; formação continuada de educadores; pesquisa e produção de conhecimento interdisciplinar por parte dos professores orientadores e bolsistas, que estarão inseridos no ambiente das organizações membros dos CBH do Extremo Sul Catarinense, incluindo o ambiente escolar, de futura atuação profissional.

O projeto tem realizado reuniões semanais, ao longo dos meses de abril, maio, junho e julho, com toda a equipe, para alinhamento do conhecimento básico necessário ao desenvolvimento de suas ações. Nestas reuniões foram discutidos os critérios do Edital nº 358/2020, aspectos relativos à Extensão, Educação Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, ODS e Agenda 2030.

Sob a coordenação da professora Miriam da Conceição Martins e colaboração dos professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes e Yasmine de Moura da Cunha, o projeto conta com as bolsistas Brenda Mirela dos Santos Linhares e Larissa Baranoski Machado, dos cursos de Geografia e de Ciências Biológicas, respectivamente.

27 de julho de 2021 às 18:49
Compartilhar Comente

Curso de Geografia realiza aulão com foco no Enem

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (5/10), no espaço do Laboratório de Geociências e Recursos Hídricos (Bloco L-05) e no mini auditório (Bloco O-1) um aulão com o tema: "Aspectos geográficos de Santa Catarina". Na ocasião, foi trabalhado as disciplinas de Climatologia, ministrada pelo Professor Sérgio Luciano Galatto; Geologia, ministrada pela Professora Yasmine Moura da Cunha; Geografia de Santa Catarina, ministrada pelo Professor Adriano de Oliveira Dias; e Biogeografia, Ministrada pela Professora Mainara Figueiredo Cascaes.

A egressa do curso, Professora Patrícia Cristina da Silva, juntamente com a coordenadora do curso, Professora Andréa Rabelo Marcelino organizaram um projeto a fim de trazer os alunos do Ensino Médio da SATC (escola do município de Turvo/SC) para terem aulas com Professores da Universidade com o objetivo de auxiliar os alunos para as provas do ENEM e vestibulares. Na ocasião os alunos receberam um livreto com o material desenvolvido nas aulas.

Os professores Patrícia Medeiros Paz, Rafael Zanette, Patrícia Cristina da Silva e Zenaide Topanotti acompanharam os alunos. "Nossa egressa do curso, Patrícia Cristina da Silva, ficou encantada com o resultado do projeto, pois segundo ela, o livreto possibilitou aos alunos um melhor acompanhamento das aulas e ainda foi possível realizar as anotações das dicas dos professores," comenta a coordenadora do curso.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de outubro de 2018 às 15:17
Compartilhar Comente

Acadêmicos da quinta fase conhecem Porto de Imbituba

Acadêmicos da quinta fase conhecem Porto de Imbituba
Mais imagens

 Acadêmicos/as da quinta fase do curso de Geografia, realizaram uma saída de campo para cumprir com os objetivos da disciplina de Geografia de Santa Catarina, ministrada pelo Professor Adriano de Oliveira Dias. Nesta disciplina uma das temáticas abordadas é a infraestrutura estadual. O objetivo deste estudo foi conhecer parte da infraestrutura existente na região Sul Catarinense.

Por: Maiara Brehm Justin 13 de julho de 2018 às 13:18
Compartilhar Comente

Confraternização dos acadêmicos da sétima fase

Coordenadores do curso de Geografia promovem confraternização com os acadêmicos/as da sétima fase do curso. Momentos de risos, lembranças de quando iniciaram o curso, dos colegas que desistiram, de avaliações dificies, dos campos que realizaram... em fim, muito bom esse momento de descontração! Comenta a coordenadora do curso.

Por: Maiara Brehm Justin 12 de julho de 2018 às 19:22
Compartilhar Comente

Acadêmicos realizam estudo para analise da infiltração de água no solo

Acadêmicos da quinta fase do curso de Geografia, realizaram um estudo para analisar a infiltração de água no solo.  O estudo foi realizado no espaço da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, nas proximidades do bloco-O, onde teve como objetivo verificar a quantidade de água que um solo absorve em um determinado tempo. Na ocasião foi possível também analisar o tipo de solo do local. A atividade foi coordenada pelo Professor da disciplina de Pedologia, Fernando Basquiroto de Souza.

Por: Maiara Brehm Justin 12 de julho de 2018 às 13:36
Compartilhar Comente