Ciência Unesc

Pesquisadora da Universidade de Barcelona faz palestra nesta segunda

Pesquisadora da Universidade de Barcelona faz palestra nesta segunda
Leonor Cantera estuda questões de gênero e violência (Foto: Divulgação) Mais imagens

 “Os cuidados necessários quando se trabalha em contextos de violência”, serão abordados segunda-feira (30/9), na Unesc. A professora doutora Leonor Cantera, da UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), especialista em questões de gênero e violência, será a ministrante da palestra, que ocorrerá às 19h30, na sala 1 do Bloco O. Leonor integra um dos grupos de pesquisa que envolvem profissionais da Unesc e da UAB. O evento é aberto ao público.

Segundo a coordenadora do Paes (Programa de Ações em Economia Solidária) e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Subjetividade e Políticas Públicas, ambos da Unesc, Patrícia Martins Goulart, Leonor possui diversos livros sobre a temática, importante de ser abordada em município como Criciúma, que possui índices consideráveis relacionados a drogas e violência. “A ideia é promover estratégias de  prevenção  à violência ou o crescimento dela. Para tanto o diálogo em coletividade nos parece fundamental”, comentou.

Na segunda-feira pela manhã, Leonor irá visitar, com uma turma de 30 estudantes da Unesc, a comunidade Mirassol, no Balneário Rincão, onde a Universidade realiza projeto com os moradores.

Além do Paes e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Subjetividade e Políticas Públicas apóiam a vinda de Leonor, o Grupehme (Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação), o Nupec (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania), o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), e o curso de Psicologia da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 29 de setembro de 2013 às 13:11
Compartilhar Comente

Alunos e professores do Gepes apresentam trabalhos em Seminário Internacional

Um grupo de alunos e professores do Gepes (Grupo de Estudos e Pesquisa em Exercício Físico e Saúde) da Unesc vai apresentar sete trabalhos durante o 36º Seminário Internacional de Ciência do Esporte. O evento ocorre em São Paulo, de 3 a 5 de outubro.

Trabalhos

- “Percepções positivas para a prática de atividade física através do jogo lúdico”, (Mislaine Jardim da Rosa, Rosana Mengue Maggi, Gustavo de Oliveira e Joni Marcio de Farias).

- “Práticas da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva: estratégias para mudança de comportamento de adolescentes”, (Vanise Ferreira Viero, Jéssica Abatti Martins, Flávia Pagani Vieira, Gustavo de Oliveira, Maria Fernanda Gazola, Felipe Cechinel Veronez, Luciane Bisognin Ceretta e Joni Marcio de Farias).

- “Utilização do jogo lúdico interativo para mudança de comportamento de usuários do SUS”, (Flávia Pagani Vieira, Rosana Mengue Maggi, Jéssica Abatti Martins, Vanise Ferreira Viero e Joni Marcio de Farias).

- “Saúde preventiva para adolescentes: avaliação do conhecimento dos mesmos sobre nutrição”, (Julia Casagrande Bitencourt, Vanise Ferreira Viero, Jéssica Abatti Martins, Flávia Pagani Vieira e Joni Marcio de Farias).

- “Nível de atividade física de caminhoneiros da região sul de Santa Catarina”, (Jessica Abatti, Raquel Cristina Muniz De Souza, Cledir Lago e Joni Marcio De Farias).

- “Comparação do gasto energético em atividade física avaliados pelo pedometro, acelerometro e frequencímetro”, (Lais Correa e Joni Marcio De Farias).

- Correlação entre o teste de 1RM e estimativa de carga ótima para avaliação de força de homens e mulheres treinadas e não treinadas”, (Joni Marcio de Farias e Ana Carolina Guzzatti De Moliner).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 30 de setembro de 2013 às 21:03
Compartilhar Comente

Professor apresenta trabalho em Encontro Nacional de Administração

Um professor do curso de Administração da Unesc vai apresentar um estudo no 24º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. O evento ocorre de 29 setembro a 2 de outubro, em Florianópolis, com o tema “Inovação e aprendizagem no curso de Administração”.

Trabalho

- “Análise comparativa do processo de despacho aduaneiro de importação de mercadorias do porto de Luanda/Sngola versus Porto de Itajaí/Brasil”, (Julio César Zilli, Rosane Aléssio Dal Toé e Chirlene Lino).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de setembro de 2013 às 16:22
Compartilhar Comente (1)

PPGCS tem defesa de tese nesta sexta-feira

O PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc promove nesta sexta-feira (27/9) a defesa de tese de Daniela Dimer Leffa. A doutoranda apresenta o estudo "Efeito corretivo do consumo dos sucos de acerola (Malpighia emarginata DC.) sobre parâmetros bioquímicos e genotóxicos em camundongos com uma dieta cafeteria" na sala 14 do Bloco R, às 10h30.

Daniela terá em sua banca os professores doutores Vanessa Moraes de Andrade (orientadora), Patrícia Fernanda Schuck
Prof. Dr. Nelo Eidy Zanchi, Jaqueline Nascimento Picada (Ulbra) e Daisy Maria Favero Salvadori (Unesp).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de setembro de 2013 às 10:00
Compartilhar Comente

Professores da Unesc lançam livro sobre Sistema Único de Saúde

Professores da Unesc lançam livro sobre Sistema Único de Saúde
Obra aborda o fortalecimento do SUS atual (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O Sistema Único de Saúde não faz distinção de classes. Atende a todos e todos o usam. É um patrimônio da coletividade e mais que criticar, precisamos fortalecer. Refletir sobre o que temos, o que queremos e como podemos chegar ao sistema que queremos”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc (Universidade do Extermo Sul Catarinense), em Criciúma, Luciane Bisognin Ceretta. Ela é um dos organizadores do livro “Temas em Direito Sanitário & Saúde Coletiva: SUS - uma política pública de Estado”, que foi lançado na noite de hoje na Universidade, pela Ediunesc (Editora Unesc). Este é o primeiro livro sobre a temática lançado pela editora da instituição.

Ao longo dos 14 capítulos da obra, o SUS (Sistema Único de Saúde) aparece como uma política pública de Estado e como um patrimônio coletivo da sociedade brasileira. Segundo o professor do curso de Direito Reginaldo de Souza Vieira, também organizador do livro, o Direito deve atuar no sentido de provocar debates acerca da saúde coletiva, e atuar na promoção de políticas públicas nesta área. “Esta é uma obra inter e multidisciplinar, que envolveu diversos profissionais da Saúde, Educação e Direito. Temos pessoas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília”, comentou o professor.

A secretária de Saúde de Criciúma, Geovânea de Sá, afirmou que quase 30% da arrecadação municipal é investida em saúde, e que é de suma importância o trabalho de prevenção, para reduzir o número de casos atendidos pelo SUS nos casos de média e alta complexidade. “A Unesc é parceira do município em uma série de programas e atividades na área da saúde coletiva. É uma parceria valiosa na formação de novos profissionais e na prestação de serviços, além de estarmos juntos pensando a saúde do município”, reiterou Geovânea.

Após o lançamento do livro, a professora doutora Felipa Rafaela Amadigi, coordenadora do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), ministrou uma palestra sobre Políticas Públicas em Saúde. Participaram do lançamento do livro a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mágada Tessmann, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valdemira Dagostim, o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho e a professora Ioná Vieira.

Saiba mais:

A obra conta com capítulos que tratam sobre:
- “Políticas públicas e direito à saúde”;
- “Bioética e saúde coletiva”;
- “Estratégias da saúde da família”;
- “O direito à saúde da criança e do adolescente”;
- “O direito ao acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto e o papel do Ministério Público”;
- “Conselhos e conferências de saúde”;
- “Democracia sanitária e agências reguladoras de saúde”;
- “A Política Nacional de Atenção Básica da Saúde”;
- “A Política Nacional de Promoção da Saúde”;
- “A integralidade do cuidado em saúde”;
- “Vivência de mulheres reclusas”;
- “Programa de educação pelo trabalho na saúde”;
- “Estratégia saúde da família pelo olhar das agentes comunitárias de saúde”;
- “A roda de discussão nas ESF”.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2013 às 22:32
Compartilhar Comente (1)