Editora

Ediunesc lança livro direcionado a gestão empresarial

Ediunesc lança livro direcionado a gestão empresarial
Mais imagens

“A maioria das empresas ainda estão sob o regime familiar e seus gestores, muitas vezes, por conta da própria cultura recebida, dedicam pouco tempo às questões estratégicas, focando, quase que rotineiramente, nas questões operacionais e descuidando-se, em muitos casos, das questões táticas”. Este é o início do prefácio do livro “Indicadores de Desempenho Empresarial”, de autoria de Moair Barcelos, lançado na Unesc na noite desta quarta-feira (15/05), em evento que contou com a presença de professores, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração e empresários, pela Editora Universitária da Unesc (Ediunesc).

O livro “Indicadores de Desempenho Empresarial” disponibiliza aos leitores, de forma pedagógica, um conjunto de indicadores, por meio dos quais poderão ser aprimoradas as informações que oportunizarão resultados relevantes.

“A ponte entre o sonho e a realização é o planejamento, mas a execução requer atitude, engajamento e disciplina. Boa leitura, reflexão e aplicação”, citou Moair Barcelos

“O conteúdo da obra certamente vai somar aos conhecimentos aportados pelos cursos de graduação da Unesc. Servirá como ferramenta aos acadêmicos, para formar e capacitá-los como profissionais bem preparados para o mercado e, com isso, mudarem o cenário das pequenas e médias empresas. Todas podem ter o seu planejamento, algo fundamental, independente do seu tamanho”, avaliou o autor.

Segundo o escritor, o planejamento é a base para qualquer segmento empresarial. “Ele dá a sustentação, a direção, além do norte para os dirigentes. Por isso é aplicável, independente do tamanho da empresa: pequena, média ou grande, todas devem utilizar essa ferramenta de planejamento. A partir da identificação dos principais indicadores de desempenho do negócio, o empresário terá consciência, digamos assim, e conhecimento, se a empresa está indo bem ou está indo mal, possibilitando corrigir o curso em tempo hábil”, concluiu o autor.

Para o editor-chefe da Ediunesc, Dimas de Oliveira Estevam, essa é mais uma importante ferramenta lançada pela editora. “A obra servirá de material didático para vários cursos e traz uma experiência de vida de alguém que foi muito bem sucedido durante a carreira profissional como professor e empresário. Para nós da livraria é uma obra extremamente relevante que enriquecerá o nosso acervo, principalmente, por ser um livro que vem de alguém da comunidade, com fortes vínculos com a Universidade”, avaliou.

Obra didática

A obra é didática e contempla vários conteúdos distribuídos em diversas disciplinas do curso, indo desde a gestão de custo, análise custo, volume-lucro, análise de indicadores, entre outros. É um livro importante para o empresário, estudantes de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração, sendo um material bem didático que ensina aplicar as ferramentas da contabilidade na prática”, analisou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Andréia Cittadin.

Quem é Moair

Moair Barcelos nasceu em Criciúma, Santa Catarina, graduou-se em Ciências Contábeis e especializou-se em Controladoria e em Direito Empresarial, possui MBA em Auditoria Integral e certificação em Inglês para Negócios pela Kaplan International Center, de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Já atuou como contador, professor, auditor, diretor, controller, CEO (Chief Executive Officer) e conselheiro, desempenhando tais funções no Grupo Cecrisa, na Martinelli Auditores, no Manentti Supermercados, entre outras empresas. É sócio e diretor da Atual Contabilidade S/S Ltda., consultor de gestão empresarial da Barcellos Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios e diretor da Organização Social Civil Happy Face.

É cristão, membro e tesoureiro da Comunidade Evangélica Luterana Renovada de Criciúma, e autor do livro “Finanças Domésticas com Princípios”.

A Livraria da Unesc está localizada no bloco XXI-C, térreo, ao lado do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 16h e das 17h às 21h.

Outras informações sobre a obra ou outro título podem ser obtidas através dos seguintes canais: e-mail: livraria@unesc.net ou telefone/WhatsApp: (48) 3431-2731.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de maio de 2024 às 15:35
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Biblioteca da Unesc encanta e ensina por meio da Contações de Histórias

Biblioteca da Unesc encanta e ensina por meio da Contações de Histórias
Mais imagens

Com olhares atentos e muitas risadas, os alunos da Escola Estadual João Frassetto, de Criciúma, e do Colégio Unesc, mergulharam em uma manhã repleta de cultura, imaginação, curiosidade e diversão. Tudo isso graças à Contação de História intitulada “O casamento da Bruxa Onilda”, apresentada pelas colaboradoras da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, nesta segunda-feira (23/10). 

Entre os alunos curiosos com a história estava Lucca Sehnem que, ao ter a curiosidade instigada, expressou todo o seu entusiasmo. “Eu vou voltar para descobrir a segunda parte da história. Achei tudo muito interessante”, disse.

Seu colega, Nicolas Pian Gonçalves concordou. “Achei a história muito envolvente e divertida”, contou.

A professora Tatiana do Amaral ressaltou a importância do momento especial e destacou que é costume da escola levar as crianças à biblioteca para leitura, o que para ela, torna esse tipo de experiência especialmente valioso.

“Esse tipo de ação estimula a leitura por meio de uma abordagem visual e histórias envolventes. Presenciamos exemplos de contações que deixaram os alunos ansiosos para pegar o livro contado na biblioteca, alimentando a imaginação e cultivando o gosto pela leitura”, enfatiza.

Valorização da cultura

A iniciativa, conforme a coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, visa não apenas incentivar a leitura, mas também valorizar a cultura por meio de diversas ações, sendo a Contação de Histórias uma delas. “Foi incrível ver o entusiasmo delas pelas histórias contadas”, sublinha.

Até sexta-feira (27/10) também ocorre ainda a exposição Meu Momento de Leitura e Árvore Literária com exposição de fotos de momentos de leitura dos leitores. A atividade conta com montagem colaborativa de uma árvore a partir de títulos de obras que marcaram a vida dos leitores.

A atividade faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e está incluída na  programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), o maior evento científico institucional que tem o objetivo de ampliar o acesso da comunidade à produção científica. 

Outras ações

Nesta terça-feira (24/10), das 8h às 12h, o hall da reitoria será o local de distribuição de livros. Na quarta-feira (25/10), às 17h30min, a equipe da Biblioteca oferecerá uma sessão de Biblioterapia, que é uma terapia por meio de livros.

No dia seguinte, quinta-feira (26/10), das 8h às 21h, será o Dia D de arrecadação de lacres e tampinhas em apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma. Na sexta-feira (27/10), ocorre a Contação de Histórias “O Casamento da Bruxa Onilda” que ocorrerá em cinco horários diferentes: 8h15min; 8h50min; 10h30min; 13h45min; e 14h20min.

Feira do Livro

A Feira do Livro proposta pela Editora e Livraria da Unesc vai ocorrer até sexta-feira (27/10), no Bloco XXI. Quem tiver interesse vai encontrar exemplares com 50% de desconto. Já os livros da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), na Bahia, e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm desconto de 20%.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2023 às 15:21
Compartilhar Comente

Livro que aborda a migração italiana será lançado na Unesc

Livro que aborda a migração italiana será lançado na Unesc
Mais imagens

A Unesc recebe nesta sexta-feira (25/08) a autora Giorgia Miazzo, diretamente da Itália, para o lançamento do livro em parceria com a Editora da Universidade: “As grandes migrações – do norte da Itália ao Brasil”. O evento, marcado para às 19h, será no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Instituição, e promete ser uma oportunidade única para os entusiastas da literatura e da cultura migratória.

O exemplar aborda testemunhos e histórias de vida dos imigrantes italianos nas Américas, especialmente das regiões de Vêneto; Trentino Alto Adige; Friuli Venezia Giulia; e Lombardia. A obra oferece uma rica coleção fotográfica e detalhes sobre tradições, costumes, músicas e língua.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta expressou entusiasmo e reconhecimento diante do lançamento. “Esta obra representa um marco não apenas para a Universidade, mas também para a valorização da diversidade cultural e histórica que moldou a nossa região e o país e com certeza enriquecerá a compreensão das origens e contribuições dos migrantes italianos para o país”, comenta, enfatizando ainda que a publicação fortalece o compromisso da Universidade com a internacionalização e o intercâmbio cultural.

Esta obra é parte integrante do projeto internacional “Viagem só de ida para a Mèrica”, uma iniciativa que busca exaltar e disseminar a identidade e a cultura da emigração italiana. “Seu objetivo é revelar e redescobrir, tanto na Itália quanto na América Latina, a magnificência e a riqueza de um capítulo histórico que moldou nosso território de forma significativa desde 1870 até os dias atuais”, comenta a autora Giorgia Miazzo.

Durante o evento de lançamento ela irá compartilhar detalhes sobre o processo de criação do livro, suas experiências de pesquisa e interação com as comunidades italianas no exterior, além de suas perspectivas sobre a importância da internacionalização acadêmica e cultural. 

“Sou grata a Unesc por possibilitar a realização desse projeto, que foi traduzido para o português, enriquecendo ainda mais seu alcance. Me senti sempre muito bem acolhida pela Instituição”, completa a italiana, que fará também apresentações do livro em outros locais do Brasil e ainda no seu país de origem. 

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, a Universidade se orgulha de ser incentivadora de projetos tão importantes, que não apenas preservam o passado, mas também enriquecem o presente e o futuro da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo. “Essa obra será um legado duradouro e uma fonte de inspiração para as gerações presentes e futuras”, sublinha Gisele.

Resgate da cultura

Segundo o editor chefe da Editora e Livraria da Unesc (EdiUnesc), professor Dimas de Oliveira Estevam, a obra assume um papel de extrema importância. “Ao trazer a perspectiva de uma pessoa diretamente da Itália, ela desempenha um papel crucial ao resgatar a rica narrativa da migração italiana, concentrando-se de maneira especial no contexto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e outras regiões do país”, explica.

O professor Estevam destaca a relevância dessa publicação, que apresenta uma abundância de fotografias e documentos. Ele ressalta sua significância para a Universidade, especialmente no contexto do processo de internacionalização, bem como pelo valioso papel desempenhado no resgate da herança cultural. 

“Por meio desta obra, os leitores terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as origens desses destemidos migrantes. É importante observar que o projeto para a concepção deste livro já estava em andamento há dois anos”, ressalta.

O editor enfatiza o papel fundamental desempenhado por uma editora. Para ele, sua função transcende a mera publicação científica, estendendo-se para a disseminação cultural das produções regionais. 

“Ao preservar o que é produzido na região, a editora assume a nobre tarefa de registrar os feitos que moldaram o passado. O exemplar estará acessível na Editora, tornando-se um documento de suma importância para toda a história dos antepassados”, completa.

Sobre a autora

Giorgia Miazzo é docente, intérprete e tradutora juramentada, escritora, jornalista e líder turística habilitada. Consultora da região do Vêneto, na Itália. Especialista na cultura da América Latina, interage em nível profissional e acadêmico em vários países nas Américas e na África. Sua paixão e sua sensibilidade, combinadas com o domínio de algumas línguas, levaram-na a se confrontar com as comunidades italianas no estrangeiro e a moldar a enorme bagagem cultural, humana e profissional recolhida em suas pesquisas antropológicas e linguísticas.

Pesquisadora do patrimônio imaterial da emigração ítalo-vêneta no mundo, desenvolve centenas de palestras na Itália e no exterior e roteiros culturais pelo Brasil. É idealizadora de projetos como Cantando in talian ou veneto-brasilian; Viagem só de ida para a Mèrica; Contos de dois mundos; Vênetos além do oceano; As grandes migrações; Grand Tour do Sul; e Olhos além do mar.

Além de participações em rádios e televisões locais e nacionais, artigos em jornais e revistas especializadas na Itália e no exterior, estabeleceu o comitê científico VSA-M da Universidade dos Estudos de Pádua e o projeto permanente Grandes Migrações.

Foi premiada com o Prêmio Internacional Globo Tricolore, promovido pela Presidência da República Italiana e pela RAI; o Prêmio de Melhor Trabalho nas Ciências Humanas, promovido pelo Conselho da Região do Vêneto; o Prêmio Internacional Salve seu Idioma Local, no Campidoglio em Roma; o Prêmio Ordem Religiosa dos Escalabrinianos sobre as Línguas Maternas; o Prêmio Patrimônio da Região do Vêneto, na Villa Settembrini, em Veneza; a celebração da publicação de I Miei Occhi hanno visto, que aconteceu no Senado da República e no Conselho da Região do Vêneto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de agosto de 2023 às 18:03
Compartilhar Comente

Unesc fortalece presença na diretoria da ABEU

Unesc fortalece presença na diretoria da ABEU
Mais imagens

A Unesc reforçou sua presença na nova diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) com a eleição do editor chefe da Editora e Livraria da Unesc (EdiUnesc), professor Dimas de Oliveira Estevam como conselheiro fiscal suplente para o mandato de 2023-2025.

A eleição e posse ocorreram durante o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e 35ª Reunião Anual da ABEU, realizados recentemente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Lavras, Minas Gerais.

“Fiquei muito feliz e honrado em fazer parte da nova diretoria. Essa participação traz benefícios tanto para a própria Universidade quanto para o desenvolvimento e fortalecimento do setor editorial universitário como um todo. Essa representatividade fortalece a Universidade e contribui para o avanço da edição universitária no país”, disse Estevam.

O evento contou com a participação de representantes de diversas editoras universitárias do país e entidades do livro, sendo um espaço importante de debates sobre acesso ao livro, ciência aberta e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Durante uma roda de conversa, o diretor da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, recebeu uma carta de compromissos das editoras acadêmicas, intitulada "Por uma política nacional do livro universitário: conhecimento e ciência para a reconstrução democrática do País", elaborada com base nas discussões realizadas ao longo dos quatro dias do evento.

A carta entregue ao diretor do MinC trata justamente da importância da consolidação da democracia no país como forma de garantir o direito de acesso à leitura. O documento também defende a ampliação de políticas públicas que viabilizem a atuação das editoras universitárias, para que possam continuar cumprindo seu dever de disseminar o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior.

Anteriormente, o professor da Unesc havia sido nomeado diretor da Regional Sul da ABEU, responsável pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em fevereiro deste ano. No entanto, ele optou por assumir o cargo na diretoria nacional da associação, abrindo caminho para sua eleição como conselheiro fiscal suplente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2023 às 11:23
Compartilhar Comente