Acadêmicos conhecem o que há de mais moderno em equipamentos para melhorar as práticas industriais
Não é à toa que a Unesc está entre as melhores universidades do país. Além da estrutura imponente e do Ensino de qualidade, a Unesc também faz questão de proporcionar aos acadêmicos o máximo de experiências práticas possíveis durante a graduação. Um dos exemplos mais recentes aconteceu por meio da Delupo, importante empresa de comércio de ferramentas de Santa Catarina, que tem sede em Criciúma. Na oportunidade, além de conhecerem o arsenal de máquinas da empresa, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, também puderam ter uma visão ampla de como a tecnologia pode transformar práticas industriais e otimizar processos nas diversas áreas da engenharia.
Marcelo Mendes, especialista da empresa, esteve em sala de aula e liderou a demonstração, apresentando equipamentos de alta precisão, incluindo torquímetros e câmeras térmicas, além das consagradas ferramentas da empresa alemã, Wiha. Ferramentas estas que são sinônimos de qualidade e inovação no mercado global, usadas por profissionais que buscam excelência e eficiência em suas operações.
Para o professor da disciplina Elementos de Máquinas, Adilson Oliveira, a presença desses equipamentos em uma aula acadêmica proporcionou aos estudantes uma experiência realista das ferramentas que poderão utilizar em suas futuras carreiras profissionais. “Também vale ressaltar a apresentação do Marcelo, falando sobre cases de interações com os clientes e usuários”, pontua.
Dentre os equipamentos apresentados estava a câmera de imagem acústica da Fluke. Com a tecnologia da câmera, é possível identificar falhas em sistemas por meio de imagens acústicas, atuando como um “ouvido visual”, que pode ser aplicado em manutenções industriais, desenvolvimento de produtos e até nas áreas da saúde. “A inovação por trás dessa ferramenta despertou grande interesse nos estudantes, que puderam compreender de forma prática como soluções tecnológicas avançadas são desenvolvidas e podem ser aplicadas em contextos reais das empresas da região”, destaca o professor.
Parceria em prol do desenvolvimento da região
A interação entre a Unesc e empresas da região, como a Delupo, vai além da apresentação de equipamentos. Representa uma ponte entre o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e sua aplicação prática no mundo profissional. Este contato direto com tecnologias modernas prepara os futuros engenheiros e engenheiras para os desafios reais que encontrarão no mercado de trabalho, além de fomentar a inovação e a busca contínua por soluções mais eficientes, seguras e inovadoras.
“A colaboração constante com empresas de renome não apenas enriquece o aprendizado acadêmico, mas também fortalece os laços entre a academia e a indústria, impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico da região”, acrescenta Oliveira.
Conforme Adilson, parcerias assim são fundamentais para o desenvolvimento regional e para a formação de profissionais qualificados. “Mostrando mais uma vez que a Unesc, como Universidade Comunitária, desempenha um papel crucial na capacitação dos seus estudantes, garantindo que estejam sempre em sintonia com as evoluções do mercado”, pontua ainda.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de novembro de 2024 às 14:38Unesc apresenta trabalhos do Pós-Graduação na Espanha
Confira a matéria na íntegra aqui
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de março de 2024 às 13:40Vice-presidente do Confea faz palestra para os cursos de engenharias da Unesc
Confira a matéria na íntregra aqui
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
12 de março de 2024 às 14:56Engenharia de Produção Unesc: oportunidade de carreira promissora
Formado há cinco anos, Mateus Alexandre Floriano atua na área da Engenharia de Produção desde a graduação e alça voos cada vez mais altos. O interesse pela temática surgiu ainda no Ensino Médio, quando frequentou o curso técnico em Administração e encontrou apreço especialmente pelas áreas de produção e finanças. A partir daí, a aptidão pelo assunto e a avaliação do bom potencial de trabalho aos poucos foram se tornando combustível para o sonho de cursar Engenharia de Produção na Unesc. Hoje ele é o primeiro mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), o mais recente Programa do qual a Unesc faz parte.
Para Mateus, a formação em Engenharia de Produção proporcionou um conhecimento abrangente em diversas áreas, o que se revela vantajoso ao ingressar no mundo do trabalho, cada vez mais exigente em dinamismo e competências interdisciplinares. “Durante o curso, absorvi conceitos fundamentais relacionados à engenharia, qualidade, produtividade, Indústria 4.0, produção mais limpa, produção enxuta, e muitos outros. Foram cinco anos de aprendizado intenso, resultando em uma base sólida de conhecimentos”, cita o acadêmico formado em 2019.
Além da gama de aprendizados, conforme o egresso, a inspiração para continuar os estudos e aprimoramentos na área também nasceu na graduação. “Durante a minha jornada universitária, já estava inserido profissionalmente na área de Engenharia de Produção, e continuo atuando nesse campo até hoje, com a intenção de prosseguir. Na graduação percebi a necessidade de manter-me em constante aprimoramento, evitando acomodação e buscando incessantemente conhecimento. Ao compartilhar isso com os coordenadores do curso fui apresentado ao PPG, o que logo despertou meu interesse”, destaca ainda.
Conforme o coordenador do curso, Vilson Menegon Bristot, o egresso Mateus representa bem o perfil dos profissionais formados no curso, profissionais estratégicos na otimização e gestão eficiente dos processos industriais. “Temos orgulho de ver nossos ex-alunos, agora colegas, bem colocados no mundo do trabalho, dando sequencia aos aprendizados e alçando voos mais altos. É com esse objetivo que focamos a formação: com experiências que mostrem o potencial da profissão e lhes deem instrumentos para chegar onde sonharem”, pontua.
Primeiro formado no Programa interinstitucional
Ser o primeiro mestre formado no Programa, que envolve Unesc, Uniplac, Univille e UNC, para Mateus, é motivo de grande satisfação. “Esse título não apenas enche meu coração de orgulho, mas também abriu novas oportunidades. Atualmente, sou professor na Unibave, universidade comunitária parceira da Unesc, lecionando também no curso de Engenharia de Produção. Além disso, realizei meu estágio de docência na Engenharia de Produção da nossa Unesc. Essas experiências únicas seriam inalcançáveis sem a dedicação ao estudo proporcionada pelo curso de Engenharia de Produção da Instituição”, completa.
Abordagem alinhada ao mundo do trabalho
O curso de Engenharia de Produção da Unesc destaca-se pela abordagem abrangente, integrando teoria e prática para fornecer uma formação completa aos estudantes. Com um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores, e uma infraestrutura de ponta, a Universidade proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências gerenciais.
O engenheiro de produção formado pela Unesc, conforme Vilson, é capacitado para atuar em diversas áreas, desde o planejamento e controle da produção até a melhoria contínua dos processos industriais. “Além disso, o curso enfatiza a importância da sustentabilidade e responsabilidade social na Engenharia de Produção, preparando profissionais conscientes do impacto de suas decisões no meio ambiente e na sociedade”, pontua, acrescentando o papel crucial na atual sociedade, na qual a competitividade e a eficiência são essenciais para o sucesso das organizações.
Graduação Multi
Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.
Desde então, os acadêmicos são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.
Diversas possibilidades
Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação. Após formado, o profissional tem mais de 40 possibilidades, entre elas, atuação em escolas, academias; na saúde pública e privada, além de esportes. O segmento possui alta taxa de empregabilidade e possibilita, ainda, a aprovação em diversos concursos”, acrescenta Joni.
O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região. “Possuímos também o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, salienta Joni.
Oportunidade para ingressar na sonhada graduação
Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.
Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.
Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.
Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.
Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de fevereiro de 2024 às 10:15Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio.
O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.
Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.
Calendário
O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão.
Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.
Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2024 às 16:51