Acadêmicos conhecem o que há de mais moderno em equipamentos para melhorar as práticas industriais
Não é à toa que a Unesc está entre as melhores universidades do país. Além da estrutura imponente e do Ensino de qualidade, a Unesc também faz questão de proporcionar aos acadêmicos o máximo de experiências práticas possíveis durante a graduação. Um dos exemplos mais recentes aconteceu por meio da Delupo, importante empresa de comércio de ferramentas de Santa Catarina, que tem sede em Criciúma. Na oportunidade, além de conhecerem o arsenal de máquinas da empresa, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, também puderam ter uma visão ampla de como a tecnologia pode transformar práticas industriais e otimizar processos nas diversas áreas da engenharia.
Marcelo Mendes, especialista da empresa, esteve em sala de aula e liderou a demonstração, apresentando equipamentos de alta precisão, incluindo torquímetros e câmeras térmicas, além das consagradas ferramentas da empresa alemã, Wiha. Ferramentas estas que são sinônimos de qualidade e inovação no mercado global, usadas por profissionais que buscam excelência e eficiência em suas operações.
Para o professor da disciplina Elementos de Máquinas, Adilson Oliveira, a presença desses equipamentos em uma aula acadêmica proporcionou aos estudantes uma experiência realista das ferramentas que poderão utilizar em suas futuras carreiras profissionais. “Também vale ressaltar a apresentação do Marcelo, falando sobre cases de interações com os clientes e usuários”, pontua.
Dentre os equipamentos apresentados estava a câmera de imagem acústica da Fluke. Com a tecnologia da câmera, é possível identificar falhas em sistemas por meio de imagens acústicas, atuando como um “ouvido visual”, que pode ser aplicado em manutenções industriais, desenvolvimento de produtos e até nas áreas da saúde. “A inovação por trás dessa ferramenta despertou grande interesse nos estudantes, que puderam compreender de forma prática como soluções tecnológicas avançadas são desenvolvidas e podem ser aplicadas em contextos reais das empresas da região”, destaca o professor.
Parceria em prol do desenvolvimento da região
A interação entre a Unesc e empresas da região, como a Delupo, vai além da apresentação de equipamentos. Representa uma ponte entre o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e sua aplicação prática no mundo profissional. Este contato direto com tecnologias modernas prepara os futuros engenheiros e engenheiras para os desafios reais que encontrarão no mercado de trabalho, além de fomentar a inovação e a busca contínua por soluções mais eficientes, seguras e inovadoras.
“A colaboração constante com empresas de renome não apenas enriquece o aprendizado acadêmico, mas também fortalece os laços entre a academia e a indústria, impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico da região”, acrescenta Oliveira.
Conforme Adilson, parcerias assim são fundamentais para o desenvolvimento regional e para a formação de profissionais qualificados. “Mostrando mais uma vez que a Unesc, como Universidade Comunitária, desempenha um papel crucial na capacitação dos seus estudantes, garantindo que estejam sempre em sintonia com as evoluções do mercado”, pontua ainda.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de novembro de 2024 às 14:38