Unesc busca inovação em reabilitação em visita ao Sarah Lago Norte
O coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, realizou uma visita técnica ao Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, conhecido como Sarah Lago Norte, em Brasília. “O objetivo da visita foi explorar as estruturas de Design e Bioengenharia da Instituição, com a perspectiva de implementar um setor semelhante no futuro Centro de Reabilitação das Clínicas Integradas da Unesc”, pontuou Rieth.
Durante a passagem pelas instalações da rede Sarah, que possui outras cinco unidades em estados brasileiros, Rieth destacou a excelência dos serviços, especialmente na área de ortopedia. “O trabalho realizado aqui é uma referência tanto no Brasil quanto internacionalmente, demonstrando um compromisso com a qualidade de vida dos pacientes,” ressaltou.
Um dos pontos altos da unidade é o atendimento a paratletas, que têm a oportunidade de praticar esportes náuticos, como a canoagem. Essa prática não só promove a reabilitação física, mas também proporciona benefícios significativos para a saúde mental dos pacientes. “O envolvimento em atividades esportivas é crucial para a recuperação e integração social,” afirmou Rieth.
A visita ao Sarah Lago Norte possibilitou a exploração de inovações em Design e Bioengenharia, com o intuito de implementar um setor semelhante na Unesc. O coordenador do curso de Design afirma que “o aprendizado sobre as práticas de reabilitação e o atendimento a paratletas contribui para o desenvolvimento do futuro Centro de Reabilitação das Clínicas Integradas, visando aprimorar os serviços oferecidos e fortalecer a integração social dos pacientes”.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
04 de novembro de 2024 às 15:01Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas
O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.
23 de novembro de 2022 às 15:09