Design

Alunos da Unesc apresentam redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária

Acadêmicos da segunda fase do curso de Design da Unesc apresentaram, na noite da última segunda-feira (6/10), o redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária de Criciúma. O trabalho, desenvolvido na disciplina de Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual sob orientação da professora Catherine Marcon, foi entregue à diretoria da Instituição, que agora avaliará a implementação da nova identidade visual.  

O projeto manteve o compromisso de preservar a essência do clube, fundado em 1937 por operários de minas de carvão e reconhecido como movimento negro e Ponto Cultural de Criciúma. Durante o processo, os estudantes consideraram a história e o simbolismo do clube, apresentado aos alunos em setembro pela presidente Iara Odila Nunes Costa e pelo conselheiro Renato Costa.  

A diretoria do clube analisará as propostas apresentadas e definirá a continuidade do projeto. A iniciativa reforça a integração entre a Universidade e a comunidade, valorizando patrimônios culturais locais por meio do design e da memória afetiva e histórica

Por: Rosani Martins 10 de outubro de 2025 às 21:45
Compartilhar Comente

Unesc busca inovação em reabilitação em visita ao Sarah Lago Norte

Unesc busca inovação em reabilitação em visita ao Sarah Lago Norte
Visita ao Sarah Lago Norte teve como objetivo explorar inovações em Design e Bioengenharia para aprimorar a reabilitação na Instituição. (Foto: Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens

O coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, realizou uma visita técnica ao Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, conhecido como Sarah Lago Norte, em Brasília. “O objetivo da visita foi explorar as estruturas de Design e Bioengenharia da Instituição, com a perspectiva de implementar um setor semelhante no futuro Centro de Reabilitação das Clínicas Integradas da Unesc”, pontuou Rieth. 

Durante a passagem pelas instalações da rede Sarah, que possui outras cinco unidades em estados brasileiros, Rieth destacou a excelência dos serviços, especialmente na área de ortopedia. “O trabalho realizado aqui é uma referência tanto no Brasil quanto internacionalmente, demonstrando um compromisso com a qualidade de vida dos pacientes,” ressaltou.

Um dos pontos altos da unidade é o atendimento a paratletas, que têm a oportunidade de praticar esportes náuticos, como a canoagem. Essa prática não só promove a reabilitação física, mas também proporciona benefícios significativos para a saúde mental dos pacientes. “O envolvimento em atividades esportivas é crucial para a recuperação e integração social,” afirmou Rieth.

A visita ao Sarah Lago Norte possibilitou a exploração de inovações em Design e Bioengenharia, com o intuito de implementar um setor semelhante na Unesc. O coordenador do curso de Design afirma que “o aprendizado sobre as práticas de reabilitação e o atendimento a paratletas contribui para o desenvolvimento do futuro Centro de Reabilitação das Clínicas Integradas, visando aprimorar os serviços oferecidos e fortalecer a integração social dos pacientes”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de novembro de 2024 às 15:01
Compartilhar Comente

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc inicia semestre com evento sobre o segmento de jóias e semijóias em Santa Catarina

Curso de Design da Unesc inicia semestre com evento sobre o segmento de jóias e semijóias em Santa Catarina
Quatro designers compartilharão suas experiências na oportunidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um bate-papo sobre empreendedorismo, criatividade, protagonismo profissional e as possibilidades da área marcará o início do semestre no curso de Design - ênfase em projeto de produtos da Unesc. A “Aula Inaugural 2021: Design de Joias em Santa Catarina” reúne, a partir das 19 horas desta quinta-feira (11/3), quatro referências no segmento: Camila Schmitt, Giovanna Lanzara, Flávia Conti e Caroline Freitas. 

O evento, proposto em conjunto com o Centro Acadêmico do curso, é online e aberto ao público. O tema, conforme o professor e coordenador do Design, João Luís Rieth, soma um desejo dos estudantes aos novos posicionamentos do curso. A partir da “Aula Inaugural”, outros encontros serão pensados. 

Para dar início a este planejamento, a área de joias e semijoias trará uma importante dinâmica. “Vemos a possibilidade de os alunos serem inseridos e atuarem neste segmento no futuro. É uma área nova e em rápida expansão, assim como outras que estarão em destaque. Todas as quatro profissionais atuam no mercado e acumulam vasta experiência”, destaca Rieth.

A proposta é que cada profissional contribua com suas vivências, sejam elas de empreendedorismo ou atuação em grandes marcas. “Para quem não faz parte da comunidade do curso de Design, a oportunidade é rica para aprender e conhecer suas potencialidades. A ideia é diversificar novas ações ao longo do ano”, completa o coordenador.

Experiência do usuário, Design de peças cerâmicas, 3D e calçados são temas já mapeados para possíveis eventos. O bate papo desta quinta será via Google Meet, na sala https://meet.google.com/uoa-njdw-gia. Clique aqui para acessar.

Conheça as designers:

  • Flávia Conti atua com estratégia, gestão e branding. Designer, pós-graduada em Gestão e Marketing em Moda, atua há mais de seis anos no mercado e direcionou suas aptidões ao empreendedorismo criativo. A profissional é gestora de comunidades na Strive Design de Negócio, tendo trabalhado em outras dez organizações. 
  • Giovanna Lanzara é empreendedora e iniciou sua atuação na área ainda na infância, por influência da família. Em 2016, começou a trabalhar na Lanzara joias, empresa da família. Especializou-se com a professora Eliane Rousseti, em Design  3D, e na UFSC, em Design de Joias, iniciando uma fase mais profissional e de protagonismo na carreira.
  • Camila Schmitt iniciou seus estudos aos 18 anos, na Universidade do Vale do Itajaí. Após concluir o terceiro semestre mudou-se para o Rio de Janeiro, migrando do Design de Moda para o Design de Produto com ênfase em jóias, na Universidade Veiga de Almeida, onde concluiu a graduação em 2011. Vencedora na categoria revelação do Auditions Brasil em 2012, retornou para Santa Catarina e lançou a marca que leva seu nome. Em 2015 voltou a vencer o prêmio Auditions Brasil, dessa vez com o tema Recombinações e conquistando o terceiro lugar na categoria profissional.
  • Caroline Freitas é formada em Design de Produtos na Unesc e tem pós-graduação em Pesquisa e Comunicação de Moda. Iniciou sua carreira estagiando na Rebel em São Paulo, participando do desenvolvimento de novos produtos e obtendo diversas experiências. Atualmente é designer na Gisdany, responsável pelo pesquisa de tendências, criação de coleções, acompanhamento de processos e coordenação de fabricação até o produto final. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2021 às 16:43
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc promove palestra virtual com Francesca Valan

Curso de Design da Unesc promove palestra virtual com Francesca Valan
Profissional é referência mundial na área de cores e ministra pela primeira vez em um evento para o Brasil (Foto: Divulgação) Mais imagens

O segundo semestre de 2020 começa com um grande evento no curso de Design - ênfase em projeto de produtos da Unesc. De forma virtual, a designer italiana Francesca Valan ministra a Aula Inaugural “Design e Cor”. O evento ocorre nesta quinta-feira (17/9), a partir das 19 horas, e marca os dez anos da aprovação do projeto do curso, celebrada no dia 23 de outubro de 2010. O momento será transmitido ao vivo, com tradução simultânea, em YouTube/UnescTv.

Conforme o coordenador do Design, João Luís Silva Rieth, a profissional tem notoriedade mundial, além de uma vasta experiência. “É uma personalidade importante para a área. Conhecida mundialmente, Francesca faz parte de um seleto grupo de profissionais de referência neste campo de atuação”, destaca.

Esta será a primeira palestra da designer para o Brasil. Sua trajetória conta com trabalhos em andamento com a Samsung, NEC, Telecom Italia, LG, Lego, Fila, Campari e muitas outras multinacionais. Para Rieth, que já realizou trabalhos em parceria com a profissional, será um rico momento para os estudantes e interessados no assunto. “O tema tratado está presente na formação acadêmica dos alunos, porém há pouca bibliografia disponível em todo o mundo. Por isso, sua experiência na prática tem muito a contribuir para o processo formativo”, evidência.

Francesca Valan


Designer industrial especializada na concepção de cores, materiais e acabamentos, ela se formou em Desenho Industrial no IED (Instituto Europeu de Design) em Milão. De 1990 a 1998 colaborou com Clino Castelli em projetos de design de cores na Europa e no Japão. Hoje vive e trabalha em Milão, onde em 1998 fundou o seu próprio estúdio.

Em destaque, a profissional elaborou as Diretrizes para o Plano de Cores da cidade de Milão. Entre seus projetos mais recentes está o estudo para a reabilitação da Fortezza da Basso para o município de Florença. Também foi curadora do Muba (Museo dei Bambini Milano), o museu infantil de Milão, e leciona cor e design de materiais no mestrado do IED.  

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de setembro de 2020 às 16:00
Compartilhar Comente