Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio.
O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.
Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.
Calendário
O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão.
Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.
Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2024 às 16:51Deputado Volnei Weber visita a Unesc e recebe solicitação voltada à saúde
O pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, José Otávio Feltrin, recebeu, na tarde de quinta-feira (20/07), a visita do deputado Volnei Weber. Na pauta, estiveram assuntos como as principais novidades da Universidade, conquistas recentes, demandas previstas e o pedido de apoio ao parlamentar.
Conforme José Otávio, a solicitação feita a Volnei foi a de avaliar a possibilidade de destinação de recursos para equipamentos de uso dos cursos da área da saúde, em especial para atividades voltadas à microbiologia e parasitologia. “São microscópios que estão entre nossas principais necessidades atuais e seriam de grande valia para melhorar ainda mais nossos laboratórios”, explicou.
A resposta, de acordo com pró-reitor, foi positiva. “O deputado se mostrou muito interessado em colaborar e certamente irá trabalhar para que seja possível essa destinação”, acrescentou.
A visita, de acordo com Volnei, tem o objetivo de ouvir sobre o cenário e conhecer de perto as demandas para fazer a defesa junto ao governo do estado de forma completa. “Estamos levando esta demanda para atender por emenda parlamentar ou por convencimento ao governo. Juntos, com a nossa força, com emendas e recursos públicos temos certeza de que vamos conseguir atender essa necessidade do que diz respeito aos laboratórios”, destacou ainda.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
21 de julho de 2023 às 15:31Formação Continuada marca início da preparação dos professores para o ano letivo
Novas metodologias, troca de conhecimento, fortalecimento de atividades e construção do bem-estar dentro de sala de aula. Este são apenas alguns assuntos tratados no programa de Formação Continuada Docente de 2018. O evento, que dura três dias, iniciou na tarde desta segunda-feira (5/2) e contou com a participação de diversos coordenadores e do corpo docente da Universidade.
O principal objetivo é consolidar corpo de professores de excelência, fortalecendo as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, norteando as ações em sala de aula. Também buscando ampliar as políticas e programas de formação continuada e sustentar as atividades acadêmicas.
Interação com os professores
No período da tarde, os participantes puderam conhecer o programa e as atividades que serão realizadas nele. Um kit, chamado “Kit do Possível”, com um mapa interativo da Universidade foi entregue aos coordenadores dos cursos.
Já no período da noite, os estudos iniciaram através da dinâmica de outro “Kit do Possível”. Nele, os professores ganhavam uma foto antiga da Unesc em forma de cartão-postal, algumas folhas soltas, uma linha e agulha. Contando com o auxílio dos profissionais do Cedoc (Centro de Documentação e Memória), eles deveriam costurar as folhas soltas, formando um pequeno livro de anotações.
Após essa dinâmica, os participantes puderam prestigiar a palestra com a professora doutora da Unesp, Maria Antônia de Azevedo, com o tema “A formação do professor universitário na atualidade: das crises às possibilidades de inovação”. Maria Antônia é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Pedagogia Universitária pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Ela tem ênfase em Pedagogia Universitária, formação de professores, processos de gestão escolar e universitária e interdisciplinar.
Para a reitora Luciane Ceretta, a Formação Continuada agrega ainda mais aos professores. “Temos um time de docentes muito competentes nos aspectos técnicos e científicos, e a fim de que a excelência acadêmica seja garantida, nasce na Unesc um novo programa de Formação Continuada, que se constituirá em um espaço sistemático e permanente de construção do projeto de ensino e aprendizagem. Da identidade do docente investigativo, de integração entre profissionais e entre cursos, além da discussão das questões relevantes da prática pedagógica. A nova formação continuada deve contemplar as transformações dos estudantes que chegam até a Universidade, mais apropriados de ferramentas associadas a tecnologia, a capacidade de diálogo e de assumir posições diante do cenário a eles apresentado”, afirma.
O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus é um dos responsáveis pelo programa em 2018. Para ele, a estrutura pedagógica em um curso de graduação é essencial. “Aqui na Formação nós temos o desafio de discutir políticas da sala de aula, gerar discussões de ensino, ver o que o curso está necessitando, pensar em um processo dinâmico diferente, construir novas ideias, ampliar as interlocuções e repensar os processos que já utilizávamos”, explica Feldhaus.
Segundo a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, a Formação tem como propósito servir de espaço de transformação, de troca e de reflexão. “Ser professor universitário requer um processo cotidiano de ensinar e aprender. Requer envolvimento com todas as dimensões acadêmicas. A proposta apresentada aos docentes da Unesc, coloca-os como protagonistas de sua própria formação, em que a partir de sua trajetória constituída e de seu olhar para sua prática e inquietações cotidianas, promova reflexões e transformações no fazer docente”.
Saiba mais
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 06 de fevereiro de 2018 às 09:22Unesc oferece opção de Seguro Educacional para acadêmicos
O estudante da Unesc já pode contar com um novo benefício. Trata-se do Seguro Educacional, um serviço que oferece auxílio para acadêmicos quitarem as mensalidades em caso de situações inesperadas.
Segundo a reitora Luciane Ceretta, a intenção é oferecer alternativas para que os estudantes consigam realizar o desejo de concluir o curso superior, sem que imprevistos os impeçam de continuar os estudos e a busca por um futuro melhor.
O seguro pode ser utilizado pelo acadêmico ou pela pessoa responsável (pai, mãe ou outro representante legal) por custear as mensalidades de seu curso. Pode ser utilizado por calouros e veteranos.
As coberturas oferecidas são em caso de morte do beneficiário; invalidez permanente total por acidente; perda de renda por desemprego involuntário; perda de renda por incapacidade física total e temporária e perda de renda por falência. Em todos os casos, o beneficiário receberá uma indenização para quitar a dívida com a Instituição.
O segurado pode utilizar o benefício após 60 dias da contratação do serviço e o tempo de espera para solicitar a indenização da cobertura ocorrerá entre 15 e 90 dias.
Para contratar o serviço, o aluno pode entrar em contato com a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) para maiores informações e entrega do termo de adesão.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2017 às 09:42Nova gestão da Unesc completa 100 dias de trabalho
Desde que assumiu a gestão da Unesc, a nova Reitoria vem implementando ações para tornar a Instituição ainda mais eficiente, com o objetivo de buscar a sustentabilidade financeira, sem perder o foco na excelência acadêmica. E desde que iniciou os trabalhos na Universidade, em 3 de julho, a nova gestão deu andamento em projetos importantes, como a da reestruturação administrativa. Em 5 de outubro, o CSA (Conselho Superior de Administração), composto por professores, estudantes e funcionários da Instituição e por representantes de entidades e municípios da região, aprovou por unanimidade a proposta de alteração do estatuto e regimento geral da Unesc, dando assim o aval para as mudanças.
A reitora, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve, montaram uma equipe de trabalho para planejar e organizar as mudanças analisadas como necessárias para que a Instituição atravesse pelo cenário atual de maneira sustentável. O objetivo é ter uma estrutura mais ágil e leve, menos burocrática, que fortaleça cada vez mais a parte acadêmica. Para isso, ações como revisão e suspensão de contratos de prestação de serviços, reavaliação de horas administrativas e suspensão de compras e locações já foram feitas.
Outros eixos estratégicos que estão em fase de implantação após estes 100 primeiros dias de gestão: fortalecimento do setor de captação de recursos; foco em inovação, com parcerias com o setor produtivo; ampliação de parcerias internacionais (internacionalização); a participação comunitária, por meio de conselho consultivo; a valorização das pessoas; atenção ao estudante, com reconfiguração do setor de atendimento; investimento em tecnologia da informação; além de atenção especial ao EAD (Ensino à Distância).
Atendimento e parcerias
Nos 100 dias de gestão, a Reitoria da Unesc também reforçou os laços com a comunidade interna, com encontros para ouvir sugestões e apresentar propostas, diálogo com representantes estudantis – incluindo parcerias para a realização de ações institucionais que visem a cultura de paz e o respeito à diversidade.
A nova gestão também vem estreitando laços com a comunidade externa. Luciane, Preve e equipe realizaram visitas a entidades de classe, prefeituras e Câmaras de Vereadores da região, para apresentar a Unesc e colocar a Universidade à disposição de parcerias que objetivem o desenvolvimento regional, e também abriram as portas para receber representantes de instituições, entidades e municípios na Universidadade.
Universidade Comunitária regional
A busca pelo reforço da identidade regional e da marca Unesc também fazem parte do projeto da nova gestão universitária. Luciane afirma que a Unesc é Nossa Universidade porque mesmo sendo criada em Criciúma, tem raízes fortes em todo o Sul catarinense.
E como Universidade Comunitária, a Unesc tem características como: ser uma Instituição com gestão pública não-estatal sem fins lucrativos; buscar uma gestão participativa e democrática; ter compromisso socioambiental e com o desenvolvimento de toda a região; ter como premissa a formação humana, profissional e cidadã dos seus estudantes e a valorização das pessoas e o respeito às diversidades.
As informações sobre os 100 dias de gestão da nova Reitoria da Unesc foram repassadas durante uma coletiva com a imprensa regional, que ocorreu na tarde desta terça-feira (31/10) na Universidade.
Saiba mais
Principais alterações da reestruturação administrativa
Redução de cargos administrativos e gratificados;
Inclusão de um representante da UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) no Consu (Conselho Universitário);
Supressão de uma das três Pró-Reitorias:
As atuais Pró-Reitorias de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão vai dar lugar à Pró-Reitoria Acadêmica;
Já a Pró-Reitoria de Administração e Finanças dará lugar à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional;
Extinção das quatro UNAs (Unidades Acadêmicas) e implantação de três diretorias: de Ensino de Graduação; de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias;
Dados da Unesc, uma Universidade Comunitária
Possui 12.509 alunos entre graduação, especialização, Colégio Unesc, mestrados e doutorados;
47% dos alunos de graduação são beneficiados com bolsas ou financiamentos;
Tem 129 estudantes estrangeiros de 11 países e 49 acordos internacionais com 19 países;
Possui 730 professores, sendo que 61,5% deles são mestres e doutores;
Tem um quadro com 696 funcionários;
Mais de 97% dos cursos de graduação avaliados com conceitos 4 ou 5 – sendo o conceito máximo 5 – pelo MEC (Ministério da Educação);
Melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017;
18ª melhor instituição não estatal do Brasil segundo o RUF 2017;
Nos quesitos Pesquisa e Internacionalização, é líder do RUF entre as instituições não públicas do Estado;
A Unesc está entre as 19 Instituições de Ensino Superior do Brasil a receber o selo de acreditação do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica);
Na extensão, a Unesc realiza 122 projetos de extensão comunitária, com 306 bolsas de estudo para estudantes de graduação;
A Universidade figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes;
Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2017 às 18:50