Unesc é único centro de formação em Perfusão Extracorpórea em SC com reconhecimento da Sociedade Brasileira da área
O aumento de pacientes com condições cardiovasculares graves, incluindo o infarto agudo do miocárdio, tem gerado uma demanda urgente por profissionais altamente capacitados em técnicas avançadas de suporte de vida, como a perfusão extracorpórea. Neste cenário desafiador, a Unesc se destaca como pioneira e referência no estado de Santa Catarina ao oferecer o único curso de pós-graduação Latu Sensu em especialização em Perfusão Extracorpórea, chancelado pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC).
As inscrições para o curso estão abertas e podem ser realizadas no Setor de Pós-graduação da Universidade. A coordenadora do Setor, Mágada Tessmann ressalta a urgência desta formação diante do crescente número de pacientes afetados por doenças cardiovasculares graves.
“A sobrevida da população, juntamente do aumento das doenças crônicas, tem exacerbado a necessidade de intervenções cirúrgicas complexas, incluindo aquelas que requerem perfusão extracorpórea. Além disso, até mesmo os jovens estão sujeitos a emergências cardiovasculares devido a hábitos de vida pouco saudáveis, tornando essencial o acesso a profissionais capacitados nesta área”, explica.
O curso tem como objetivo qualificar profissionais das áreas de Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia para executar procedimentos de circulação extracorpórea. Esta técnica, fundamental em cirurgias cardíacas e transplantes, consiste em um suporte artificial de vida que temporariamente substitui as funções do coração, rim e pulmões.
Conforme o coordenador do curso, Hamilton Magalhães, o perfusionista faz parte de uma equipe multiprofissional de extrema importância dentro da cirurgia cardíaca, mas também pode atuar em outras cirurgias como o responsável por montar e manipular uma máquina recuperadora de sangue, na qual todo o sangue é recuperado e devolvido ao paciente sem perdas Sanguíneas durante o ato cirúrgico e, assim, evitando transfusões.
“Em cirurgias oncológicas também tem tido a necessidade de contar com um perfusionista atuando, montando e manipulando a máquina que faz uma circulação intraperitoneal por exemplo, com medicamentos com quimioterápicos”, explicou.
Parceria com a SBCEC
A circulação extracorpórea é uma técnica fundamental em transplantes, cirurgias cardiovasculares, como a revascularização miocárdica, na remoção de tumores, e em casos de insuficiência cardíaca ou pulmonar.
Durante o procedimento, o sangue https://noticias.unesc.net/geral/2024/06/04/unesc-e-unico-centro-de-formacao-em-perfusao-extracorporea-em-sc-com-reconhecimento-da-sociedade-brasileira-da-area/é desviado para fora do corpo e depois reintroduzido. Essa abordagem é essencial para manter as funções cardiorrespiratórias do paciente, bem como o equilíbrio bioquímico, hematológico e hidroeletrolítico.
O principal objetivo da circulação extracorpórea é preservar a função cardiopulmonar, manter a integridade celular e evitar alterações estruturais, garantindo o funcionamento adequado dos órgãos e sistemas.
Esse processo deve ser contínuo, sem alterar as propriedades biológicas do sangue ou a integridade de seus componentes e proteínas. Profissionais capacitados, como enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos e biólogos, são responsáveis por montar o dispositivo de circulação, que inclui drenagem, filtração, oxigenação e reinfusão do sangue, além de monitorar indicadores vitais como pressão, temperatura, coagulação e fluxo sanguíneo.
Reconhecendo a importância da Perfusão/Circulação Extracorpórea, a Unesc buscou o credenciamento da Pós-graduação lato sensu em “Perfusão Extracorpórea” como Centro Formador pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC). Com o credenciamento, a Unesc se tornou um dos oito centros formadores da SBCEC no Brasil, sendo o único em Santa Catarina.
“Todo o currículo e estrutura pedagógica foram desenvolvidos em conformidade com as diretrizes e requisitos estabelecidos pela SBCEC, assegurando a qualidade e a excelência na formação de profissionais”, explicou Mágada.
Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
04 de junho de 2024 às 14:50Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14Pós Unesc realiza palestra sobre alterações na legislação previdenciária
As recentes mudanças na legislação previdenciária serão tema de palestra nesta quinta-feira (14/3) na Unesc. O advogado, professor de Direito, especialista em Direito Previdenciário e mestrando em Direito, Marcírio Colle Bitencourt, falará em evento gratuito e aberto a todos os interessados sobre pontos como: a aposentadoria por tempo de contribuição, a exigência de idade mínima proposta na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 6/2019 e aposentadorias especiais. A palestra ocorrerá às 19h30 na sala 13 do Bloco S.
Segundo Bitencourt, o momento pelo qual o país passa é um dos mais importantes para a população, dadas as mudanças já efetuadas e outras em tramitação e que atingirão praticamente todas as categorias profissionais. “Será feita uma introdução nas mudanças mais significativas propostas pelo governo (PEC 6/2019). Aposentadoria por tempo de contribuição e a exigência de idade mínima, bem como sobre as aposentadorias especiais, de grande relevância na nossa região, devido a indústria carbonífera, plástica, têxtil, dentre outras, e sobre as aposentadorias dos professores, classe que já vem sofrendo um prejuízo ao longo dos anos e serão atingidos pela reforma proposta”, conta.
O evento marcará a Aula Inaugural do curso de especialização em Direito Previdenciário da Universidade, que está com inscrições abertas para as últimas vagas pelo e-mail pos@unesc.net. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2626 com o Setor de Pós-Graduação.
Bitencourt, que coordena a especialização em Direito Previdenciário da Unesc, explica que o curso está voltado para a parte prática, destinada não somente à profissionais de Direito, mas todos que tenham interesse em conhecer a matéria profundamente, com professores qualificados e renomados na área.
Outro diferencial da especialização oferecida pela Unesc, na área, será as aulas presenciais, com profissionais da região, com advogados, juízes e servidores que conhecem as nossas particularidades. Além disso, teremos professores de vários estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. “Tenho certeza que será uns pós de grande sucesso, com uma troca de conhecimento muito grande entre alunos e professores, formando assim profissionais aptos a prestarem o melhor esclarecimento em relação ao Direito Previdenciário”.
O curso terá disciplinas como ATL (Advanced Training for Leaders); Direito Material do Trabalho e a Reforma Trabalhista; Gestão de Escritório de Advocacia e Marketing Jurídico; Teoria Geral do Direito Previdenciário; Processo Administrativo Previdenciário I e II; Benefícios Assistencial/LOAS (Teoria e Prática); Benefícios por Incapacidade I e II; Pensão por Morte e Auxílio Reclusão; Aposentadoria por Idade; Aposentadoria por Tempo de Contribuição e do Deficiente Físico e Aposentadoria Especial.
Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 11 de março de 2019 às 11:52Processo seletivo para o Programa de Residência Multiprofissional está aberto na Unesc
Profissionais de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia já podem se inscrever para a nova turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc. Os participantes do processo seletivo podem optar pela especialização em Atenção Básica/Saúde da Família ou em Saúde Coletiva. Os aprovados receberão bolsas de estudo do Ministério da Saúde e desenvolverão atividades em Unidades de Saúde de Criciúma.
As inscrições podem ser feitas até 20 de dezembro de 2018 e de 7 a 24 de janeiro de 2019 na Pró-Reitoria Acadêmica, localizada no segundo pavimento do Bloco da Reitoria. Também serão aceitas inscrições enviadas pelo correio, desde que a postagem dos documentos seja realizada até o dia 16 de janeiro 2019. São oferecidas nove vagas para a residência em Atenção Básica/Saúde da Família e 12 vagas para Saúde Coletiva.
Segundo o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, o Ministério da Saúde concede as bolsas de estudo aos participantes, a Unesc oferta o aporte teórico e de formação e a Secretaria da Saúde de Criciúma, o campo prático para a realização das atividades. A especialização ocorre durante 24 meses, com uma carga de 5.760 horas, sendo 80% prática e 20% teórica.
O objetivo do programa, segundo o professor da Unesc, é qualificar profissionais para desenvolverem práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde. “O Residência Multiprofissional se caracteriza pelo aprendizado no serviço. Desde a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), entende-se ele como um local também de formação profissional e humana”, afirma Soratto.
Na Unesc, o Programa de Residência Multiprofissional começou as atividades em 2010. Ele é coordenado pela professora Luciane Bisognin Ceretta e desenvolve o seu trabalho em 20 Unidades de Saúde de Criciúma.
Linhas de pesquisa disponíveis para os residentes
Educação Física
Saúde do idoso
Obesidade
Atividade física e qualidade de vida
Enfermagem
Saúde do adulto
Educação em saúde
Sistematização da assistência de enfermagem
Cuidado em saúde
Atenção domiciliar
Família, saúde e desenvolvimento
Saúde mental
Cuidado com feridas
Farmácia
Assistência farmacêutica
Produção e qualidade de produtos e serviços
Investigação clínica laboratorial de processos fisiopatológicos
Fisioterapia
Atenção primária de saúde
Saúde do idoso
Fisioterapia preventiva
Nutrição
Nutrição
Segurança alimentar e nutricional
Nutrição e dietética
Educação nutricional
Odontologia
Educação em saúde
Atenção primária à saúde da gestante
Psicologia
Psicologia social e comunitária
Saúde mental coletiva
Confira os editais
Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família 2019/1
Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva 2019/1
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2018 às 11:29Participantes do Residência Multiprofissional recebem certificado de conclusão da pós
A região ganhou profissionais com experiências e um olhar diferenciado no cenário de práticas em Saúde Coletiva. Após dois anos participando ativamente do dia a dia das Unidades de Saúde e terem contato com locais de atendimento como o Caps e hospitais, além de uma carga teórica, uma nova turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc recebeu o certificado de conclusão de pós-graduação das mãos da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta e do coordenador do programa, Jacks Soratto.
A turma foi composta por 19 profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Educação Física (Bacharelado), que recebeu uma bolsa de estudos do Governo Federal para o desenvolvimento das atividades. O grupo teve todo o acompanhamento e orientação de professores da Unesc. O programa conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Criciúma, no âmbito das Unidades de Saúde e de profissionais que lá atuam.
“O objetivo principal do Residência Multiprofissional é a aprendizagem em serviço. É colaborar para que eles sejam profissionais diferentes e que participem da mudança de cenário de práticas”, afirma Jacks.
A egressa do curso de Psicologia da Unesc Carla Simon, foi um dos profissionais que receberam o certificado nesta sexta-feira. Segundo ela, o período de 2026 a 2018 vivido no programa mudou a sua percepção sobre saúde e sobre o SUS (Sistema Único de Saúde). “O Residência Multiprofissonal ampliou o meu olhar tanto na questão profissional quanto pessoal. Eu quero ser docente e optei por participar do programa por julgar necessário ter uma experiência na realidade do dia a dia em saúde antes de dar aula. Com toda a certeza isso fará diferença. Talvez o maior ganho para os participantes tenha sido sair do programa especialista, sobretudo, em gente”, afirma Carla que atualmente faz Doutorado em Ciências da Saúde na Unesc.
E o momento foi também de troca de experiências. Os residentes da turma antiga e os da atual deram seus relatos e ouviram palavras de incentivo e agradecimento da reitora da Unesc. Luciane foi a responsável por trazer o programa para a Instituição há oito anos.
O profissional de Educação Física Antônio Carlos da Rosa Silva, veio de Recife para morar em Criciúma e hoje faz parte da nova turma do Residência Multiprofissional, que está em atuação no município desde o primeiro semestre de 2018. Segundo ele, a experiência está sendo especial. “Depois de dez anos formado, o programa está sendo uma possibilidade de voltar ao cenário acadêmico e aliar a prática profissional ao mesmo tempo. O objetivo é agregar conhecimento de uma maneira diferente”.
Segundo a reitora da Unesc, o Residência Multiprofissional oferece uma formação para a prática e, portanto, faz toda uma articulação com a graduação, qualificando muito o ensino na área da Saúde Coletiva. Além disso, qualifica o cenário de práticas, na medida em que o residente transita tanto no atendimento nas diferentes áreas que ele faz parte nas Unidades de Saúde quanto na sala de aula dentro da Instituição nas atividades de pesquisa, de extensão e acompanhando as atividades de ensino. “Ouvi-los alimenta meu coração e nutre minha alma. Faço um resgate lá do início do programa e do quanto ele tem crescido e se fortalecido. A interlocução entre as áreas da saúde é muito importante. Precisamos enxergar as pessoas como sujeitos que têm necessidades que extrapolam apenas a Psicologia, a Educação Física, a Nutrição, ou a Enfermagem, por exemplo. O Residência Multiprofissional é um programa transformador na vida de todos os envolvidos nele”, afirma.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 03 de agosto de 2018 às 12:10