Unesc leva orientações sobre o Imposto de Renda ao Paço Municipal

Confira a matéria na íntegra aqui
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
02 de abril de 2025 às 16:10PPGSCol da Unesc amplia estudo sobre saúde mental e condições de vida das gestantes em Criciúma
.jpeg?1743525584)
https://noticias.unesc.net/pesquisa/ppgscol/2025/04/01/ppgscol-da-unesc-amplia-estudo-sobre-saude-mental-e-condicoes-de-vida-das-gestantes-em-criciuma/
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
01 de abril de 2025 às 13:39Estudantes de Design da Unesc visitam empresa de móveis em Capivari de Baixo
.jpg?1742324124)
Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Design da Unesc tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo produtivo de uma indústria de móveis de madeira. A visita técnica aconteceu na empresa Kleiner – Indústria e Loja de Móveis, localizada em Capivari de Baixo, no último sábado (15/3).
Durante a experiência, os estudantes puderam acompanhar todas as etapas da produção de móveis de madeira e entender as estratégias de mercado adotadas. No showroom os estudantes tiveram contato direto com a linha de produtos da marca, conhecendo as tendências do setor e a relação entre design e mercado consumidor.
Conforme o coordenador do curso, João Rieth, desde 2014, a Kleiner tem sido uma importante parceira do curso de Design da Unesc, colaborando diretamente com a disciplina Projeto de Design 4. “A empresa não apenas fornece demandas reais para os exercícios projetuais dos acadêmicos, como também oferece oportunidades de estágio, fortalecendo a conexão entre o ambiente acadêmico e o mundo do trabalho”, disse ele.
A disciplina, ministrada pelos professores Catherine Marcon e Rieth, desafia os estudantes a desenvolver projetos alinhados com as necessidades do setor moveleiro. Para este semestre, o tema trabalhado será mesas de jantar, com entrega dos projetos prevista para junho.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
18 de março de 2025 às 15:52Evento Contabilidade com Elas promove reflexão sobre presença feminina na profissão

Pela primeira vez em 50 anos, a coordenação do curso de Ciências Contábeis da Unesc é predominantemente feminina. Segundo a coordenadora Andréia Cittadin, o objetivo do evento foi demonstrar que, por meio de competência, dedicação e resiliência, os desafios são superados e as metas alcançadas. “Valorizar as conquistas das mulheres na contabilidade e em todas as áreas é essencial para inspirar as futuras gerações”, afirmou.
Com o mesmo intuito de valorização, na noite dessa segunda-feira (10/3), o curso realizou o evento “Contabilidade com Elas”, reunindo cerca de 230 estudantes no miniauditório do Bloco P da Universidade. A iniciativa contou com a presença de professores e da egressa Vanessa Mendes Da Agostin Resende, que compartilhou a trajetória profissional e incentivou os estudantes a persistirem nos seus sonhos. “Nada foi fácil, mas temos que persistir. Nunca percam a vontade de lutar”, destacou.
O encontro aconteceu de forma descontraída e reforçou o crescimento da presença feminina na área. Atualmente, 67% dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Unesc são mulheres. A coordenadora adjunta Milla Guimarães ressaltou a relevância desse avanço. “Quantas mulheres, há alguns anos, nem imaginavam que pudessem votar ou ocupar cargos de liderança? A contabilidade é uma ciência social aplicada, e todas as nossas ações afetam muitas pessoas”, enfatizou a coordenadora.
A egressa do curso, Vanessa Mendes Da Agostin Resende, deixou uma mensagem inspiradora aos estudantes. “Estou muito feliz em estar aqui com vocês, contando minha história. Nada foi fácil, mas é preciso persistir. Nunca deixem de sonhar e lutar pelos seus objetivos”, destacou.
A evolução da presença feminina na contabilidade
A contabilidade, que por muito tempo foi uma profissão predominantemente masculina, tem vivenciado uma transformação significativa. Atualmente, 44% dos profissionais da área em Santa Catarina são mulheres. No Brasil esse percentual é de 43%.
Nos últimos anos, as mulheres também conquistaram espaço no comando de instituições representativas da classe, ocupando a presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e, nas duas últimas gestões, do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. “Quando estudei, só tinha professores homens. Isso foi há 20 anos. Nossa representação era muito pequena, mas hoje estamos inseridas nas mais diversas áreas da contabilidade: financeira, gerencial, tributária e jurídica”, explicou Andréia.
A primeira mulher a obter o registro de contadora no Brasil foi Eny Pimenta de Moraes, em 1947, um ano após a criação do CFC. Em 1980, apenas 20% dos profissionais da área eram mulheres. Nos anos 2000, esse percentual subiu para 31%, e atualmente, o número chega a 45% em nível nacional e estadual.
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados. Andréia destacou a necessidade de ampliar a discussão sobre igualdade de gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “A mulher contadora ainda tem um longo caminho a percorrer e muitas barreiras a superar, como a desigualdade salarial em relação aos colegas homens, mesmo quando a demanda por profissionais mulheres é alta”, afirmou.
Ela também ressaltou a dupla jornada enfrentada por muitas mulheres, que equilibram a carreira profissional com as responsabilidades domésticas e familiares. “Historicamente, nos foi atribuído o papel de cuidadoras, e muitas se sentem na obrigação de executar essas tarefas com perfeição. É preciso que essa realidade mude”, finalizou a coordenadora.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
11 de março de 2025 às 16:21Unesc protagoniza edição especial da Revista Arkeos sobre a América do Sul
.jpg?1743532212)
Confira na íntegra a matéria aqui
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
20 de fevereiro de 2025 às 19:44