AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos do curso de Design visitam a CasaCor em Florianópolis

Acadêmicos do curso de Design visitam a CasaCor em Florianópolis
Cerca de 30 estudantes estiveram no Hotel Maria do Mar para conhecer as novas tendências do mercado (Fotos: Divulgação-Design/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira na íntegra a matéria aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2024 às 13:33
Compartilhar Comente

Viagem à Foz do Iguaçu celebra os 25 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc

Uma viagem diferente, cheia de conhecimento e de significados. É desta forma que os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc descrevem a visita de estudo à Foz do Iguaçu, que ocorreu em outubro deste ano. Estiveram com eles, professores e acadêmicos de outros cursos de engenharia da Universidade. O passeio foi uma celebração aos 25 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. E no itinerário estavam visitas à Itaipu Binacional, Refúgio Biológico Itaipu e Cataratas do Iguaçu.

A primeira parada foi na imponente Usina Hidrelétrica de Itaipu, considerada um dos maiores complexos de geração de energia limpa e renovável do mundo. Localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, a hidrelétrica é um ícone de engenharia e inovação, responsável por fornecer aproximadamente 15% da energia consumida no Brasil e 90% da energia elétrica usada no Paraguai.

A segunda visita foi ao Refúgio Biológico Bela Vista. Mantido pela Itaipu Binacional, o refúgio é uma área de conservação que protege a fauna e a flora locais, além de auxiliar na recuperação de áreas degradadas. A visita proporcionou uma experiência prática sobre sustentabilidade e conservação ambiental, oferecendo aos acadêmicos e professores da Unesc, uma visão aprofundada sobre a importância da preservação da biodiversidade.

A última parada foi para visitar uma das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo, também considerada uma das maiores cachoeiras do planeta, as Cataratas do Iguaçu. Com extensão de 2.7km, atravessando a fronteira entre Brasil e Argentina, as Cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, que possui 80m de altura.

Para poder contemplar essa grandiosidade da natureza, os visitantes fizeram a tradicional Trilha das Cataratas, de aproximadamente 1.5km de extensão. O caminho repleto de natureza proporcionou a eles uma visão panorâmica das Cataratas. Ao final, também puderam ver de perto o encontro impactante das quedas na passarela, formando as Cataratas e a vista para a Garganta do Diabo.

https://noticias.unesc.net/geral/2024/11/18/viagem-a-foz-do-iguacu-celebra-os-25-anos-do-curso-de-engenharia-ambiental-e-sanitaria-da-unesc/

Sentimento de gratidão

“Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; à pró-reitora, Graziela Amboni; bem como o Diretório Central dos Estudantes (DCE), em nome de Mateus Córdova; e do Centro Acadêmico do curso, representado por Vinicius da Silva Santiago. Todos eles foram fundamentais para tornar essa viagem realidade. Foi um privilégio poder celebrar os 25 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc desta forma”, afirma a coordenadora do curso, Marta de Souza Hoffman.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de novembro de 2024 às 15:58
Compartilhar Comente

Acadêmicos conhecem o que há de mais moderno em equipamentos para melhorar as práticas industriais

Não é à toa que a Unesc está entre as melhores universidades do país. Além da estrutura imponente e do Ensino de qualidade, a Unesc também faz questão de proporcionar aos acadêmicos o máximo de experiências práticas possíveis durante a graduação. Um dos exemplos mais recentes aconteceu por meio da Delupo, importante empresa de comércio de ferramentas de Santa Catarina, que tem sede em Criciúma. Na oportunidade, além de conhecerem o arsenal de máquinas da empresa, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, também puderam ter uma visão ampla de como a tecnologia pode transformar práticas industriais e otimizar processos nas diversas áreas da engenharia.

Marcelo Mendes, especialista da empresa, esteve em sala de aula e liderou a demonstração, apresentando equipamentos de alta precisão, incluindo torquímetros e câmeras térmicas, além das consagradas ferramentas da empresa alemã, Wiha. Ferramentas estas que são sinônimos de qualidade e inovação no mercado global, usadas por profissionais que buscam excelência e eficiência em suas operações.

Para o professor da disciplina Elementos de Máquinas, Adilson Oliveira, a presença desses equipamentos em uma aula acadêmica proporcionou aos estudantes uma experiência realista das ferramentas que poderão utilizar em suas futuras carreiras profissionais. “Também vale ressaltar a apresentação do Marcelo, falando sobre cases de interações com os clientes e usuários”, pontua.

Dentre os equipamentos apresentados estava a câmera de imagem acústica da Fluke. Com a tecnologia da câmera, é possível identificar falhas em sistemas por meio de imagens acústicas, atuando como um “ouvido visual”, que pode ser aplicado em manutenções industriais, desenvolvimento de produtos e até nas áreas da saúde. “A inovação por trás dessa ferramenta despertou grande interesse nos estudantes, que puderam compreender de forma prática como soluções tecnológicas avançadas são desenvolvidas e podem ser aplicadas em contextos reais das empresas da região”, destaca o professor.

Parceria em prol do desenvolvimento da região

A interação entre a Unesc e empresas da região, como a Delupo, vai além da apresentação de equipamentos. Representa uma ponte entre o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e sua aplicação prática no mundo profissional. Este contato direto com tecnologias modernas prepara os futuros engenheiros e engenheiras para os desafios reais que encontrarão no mercado de trabalho, além de fomentar a inovação e a busca contínua por soluções mais eficientes, seguras e inovadoras.

“A colaboração constante com empresas de renome não apenas enriquece o aprendizado acadêmico, mas também fortalece os laços entre a academia e a indústria, impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico da região”, acrescenta Oliveira.

Conforme Adilson, parcerias assim são fundamentais para o desenvolvimento regional e para a formação de profissionais qualificados. “Mostrando mais uma vez que a Unesc, como Universidade Comunitária, desempenha um papel crucial na capacitação dos seus estudantes, garantindo que estejam sempre em sintonia com as evoluções do mercado”, pontua ainda.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de novembro de 2024 às 14:38
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Design promove experiências diversificadas a estudantes e professores

Semana Acadêmica de Design promove experiências diversificadas a estudantes e professores
Os estudantes conheceram diversos profissionais renomados, fizeram uma visita especial ao Centro de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, e conheceram a produção da empresa Penz (Foto: Daniela Savi Mais imagens

Uma série de atividades diferentes marcou a Semana Acadêmica do curso de Design da Unesc. E um dos pontos que mais chamou a atenção, foi o fato de a programação ser elaborada a partir de indicações de áreas de interesse dos próprios acadêmicos, com a intenção de deixar a experiência ainda mais interessante e enriquecedora. 

“O nosso propósito é sempre oportunizar experiências inéditas, com assuntos que estejam na demanda do mercado atual e complementando com os temas abordados em sala de aula”, explica o coordenador do curso, João Rieth.

A Semana Acadêmica foi organizada em parceria com o Centro Acadêmico (CA) do curso e começou com uma conversa via Google Meet com a designer e proprietária de um dos mais conceituados escritórios de design gráfico e branding do país, Valéria London do Rio. Na mesma noite, os alunos puderam conhecer o percurso profissional da designer Ana Flávia Sousa, egressa da primeira turma do curso de Design da Unesc.

Na programação também estava um workshop prático no laboratório digital, onde os alunos puderam aprender ferramentas gráficas para aplicar em design de superfícies. Além disso, outro tema pertinente abordado, foi a utilização de Inteligência Artificial (IA) no Design e também a construção de portfólios pessoais para o mercado de trabalho. 

Para encerrar a programação, os alunos visitaram o Centro de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre e a produção da empresa de revestimentos cimentícios Penz, acompanhados da renomada designer de superfícies, Renata Rubim.

“Acredito que alcançamos o propósito de oportunizar o contato com fontes de informação pouco exploradas e que nem sempre estão acessíveis aos alunos. Tudo isso de forma coletiva e lúdica”, garante o coordenador.

Concurso especial

Outra atividade diferenciada desta edição da Semana Acadêmica, foi a realização de um concurso interno de Melhor Vídeo sobre as atividades. Os acadêmicos tiveram que gravar e editar o material. “A intenção era que os alunos conseguissem exercitar suas habilidades com os programas digitais na produção de vídeos profissionais para as redes sociais, uma área em constante ascensão”, ressalta o coordenador.

O vídeo vencedor foi do aluno da quarta fase, Renan Fortuna Dias. “Foi uma experiência maravilhosa, toda essa experiência da viagem, e pensar em como documentar tudo, são muitos momentos, e muito conhecimento pra se colocar em apenas um minuto, em uma viagem de quase um dia. Eu adoro registrar momentos especiais, principalmente ao lado de colegas tão divertidos, e sinto que, com esses incentivos internos do curso, como o concurso, me sinto motivado a praticar mais e mais”, afirma o acadêmico. A produção foi postada no Instagram do curso (@design_unesc) e pode ser conferida neste link.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de novembro de 2024 às 14:26
Compartilhar Comente

Professor da Unesc destaca patrimônio arqueológico do Sul Catarinense em evento nacional de Arqueologia

Professor da Unesc destaca patrimônio arqueológico do Sul Catarinense em evento nacional de Arqueologia
Mais imagens

O professor Juliano Bitencourt Campos, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e dos cursos de História, Geografia e Ciências Biológicas da Unesc, está representando a Universidade na 7ª edição do Encontro Nacional de Arqueologia do Museu de Arqueologia (MuArq) e no 5º Workshop do Programa Trilha Rupestre. O evento ocorre nesta semana nos municípios de Campo Grande e Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul.

Com o tema central “Trilha e Arte Rupestre em Debate”, o encontro reúne instituições acadêmicas e de pesquisa renomadas, como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Unesc, o Parque Nacional da Serra da Capivara, a Universidad de la República (Uruguai), e o Instituto Terra e Memória e Instituto Politécnico de Tomar (ITM/IPT/Portugal).

Na segunda-feira (18/11), o professor Juliano participou da Mesa Redonda 1, intitulada “Estudos Arqueológicos em Contexto Sul-Americano”, ao lado de especialistas como o professor André Soares (UFSM) e o professor Rafael Suárez (Universidad de la República). Durante a apresentação, Campos destacou sua pesquisa intitulada “Patrimônio Arqueológico, História e Cultura dos Povos Indígenas do Território do Sul Catarinense”, ressaltando a importância de preservar e valorizar a herança cultural da região.

Além de sua participação no encontro nacional, Campos também integra como pesquisador e docente convidado o 5º Workshop do Programa Trilha Rupestre, realizado em Alcinópolis entre os dias 20 e 22 de novembro. Este programa da UFMS busca fortalecer a Trilha Rupestre, uma iniciativa que conecta municípios com sítios arqueológicos contendo arte rupestre, promovendo o desenvolvimento sustentável e impulsionando a bioeconomia por meio do arqueoturismo.

O professor destacou a relevância da troca acadêmica promovida pelo evento, que articula conhecimentos entre instituições nacionais e internacionais. “É uma oportunidade de aprofundar o diálogo sobre a preservação do patrimônio arqueológico e sua relação com o desenvolvimento sustentável, além de compartilhar o trabalho realizado no sul de Santa Catarina com uma comunidade científica ampliada”, comentou Campos.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis nos sites:

https://www.atrivmufms.com/post/vii-encontro-nacional-de-arqueologia-do-muarq-ufms-trilha-e-arte-rupestre-em-debate

Programa trilha rupestre - https://trilharupestre.ufms.br/category/noticias/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2024 às 09:24
Compartilhar Comente