AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Enxadrista do Colégio Unesc disputa o Festival Panamericano de Xadrez

Enxadrista do Colégio Unesc disputa o Festival Panamericano de Xadrez
Maria Clara busca o título da competição contra 26 atletas de vários países(Foto: Arquivo pessoal) Mais imagens

A aluna e atleta do Colégio Unesc, Maria Clara Silveira Senger, segue sua maratona pelos campeonatos de xadrez Brasil afora. A partir deste sábado (4/9) e até sexta-feira (10/9), a enxadrista vai estar no Praia Brava Hotel, em Florianópolis, participando da sede Sul do 21º Festival Panamericano de Xadrez da Juventude.

O evento acontecerá simultaneamente em Florianópolis, São Paulo, São José dos Campos (SP) e Recife. O jogador ou jogadora escolhe a sede onde jogará a competição. Participam das disputas, além dos brasileiros, enxadristas dos seguintes países: Barbados, Bolívia, Chile, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. A organização é das Confederação de Xadrez de América (CCA) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Maria Clara integra a categoria sub-16 e vai disputar o título com mais 26 enxadristas. A disputa será híbrida, pelo sistema suíço, em nove rodadas no programa Swiss Manager e cada partida terá duração de 90 minutos com acréscimo de 30 segundos por lance desde o lance 1. Os campeões de cada categoria têm vagas asseguradas para o Festival Panamericano de Xadrez da Juventude de 2022.

A aluna do Colégio Unesc se diz preparada para mais este campeonato. “Jogar uma competição híbrida, sul-americana, vai ser uma experiência nova. Estou entusiasmada para jogar este Pan e fazer uma boa competição”, enfatizou a aluna.

Atualmente a atleta é orientada pelo próprio pai e treinada por Claudionor Pirola, de Içara. Com vários títulos em sua história, Maria Clara é um destaque no esporte. Suas maiores conquistas foram o título de campeã no Brasileiro de Xadrez Escolar Blitz, em Blumenau, em setembro de 2017, e o Estadual sub-14, em abril de 2019, em Lages. Em dezembro do mesmo ano ela participou do Sul-Americano em Luque, no Paraguai.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2021 às 18:17
Compartilhar Comente

Vice-reitor da Unesc apresenta obra em evento da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC

Vice-reitor da Unesc apresenta obra em evento da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC
Daniel Ribeiro Preve esteve entre os organizadores do livro “A Educação Jurídica no Brasil: perspectivas em debate”, lançado oficialmente nesta sexta-feira (3/9) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A obra “A Educação Jurídica no Brasil: perspectivas em debate”, fruto do trabalho de 20 autores em 13 artigos, foi lançada oficialmente na tarde desta sexta-feira (3/9), com apresentação do vice-reitor da Unesc, Daniel Ribeiro Preve, um dos organizadores da publicação. O livro, em formato de e-book, tem o propósito de socializar práticas, metodologias, ações e experiências da trajetória histórica, política e social da educação jurídica no país, fruto de pesquisas nos últimos dois anos. O material lançado é de responsabilidade da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional de Santa Catarina (CEJ/OAB/SC) e já está disponível para download gratuito no site da editora Essere nel Mondo.

Organizado pelo vice-reitor ao lado dos colegas Andrea de Almeida Leite Marocco, Helena Nastassya Paschoal Pitsica e Newton Cesar Pilau, o livro lançado pela Comissão conta com contribuições de pesquisadores, docentes, advogados, estudantes de Santa Catarina e outros estados do país. Conforme Daniel, assim como a publicação, as demais ações da CEJ são desenvolvidas de forma integrada com as Comissões de Educação Jurídica das Subseções e do próprio Conselho Federal, no intuito de qualificar o debate sobre a educação jurídica no Brasil.

No evento de lançamento realizado nesta sexta-feira os autores dos capítulos que compõe a obra puderam apresentar um resumo dos seus estudos, questionamentos e constatações em torno dos assuntos que abordaram. Entre os integrantes do time de autores estiveram ainda a professora doutoranda Morgana Bada Caldas, do curso de Direito e da Procuradoria Jurídica da Unesc, e o professor pós-doutor, Thiago Francisco, do curso de Administração e Setor de Avaliação Institucional da Universidade.

A preocupação com o processo qualificado de formação e conferência de grau as bacharelas e aos bacharéis em Direito, de acordo com o vice-reitor, pautam também a OAB e, como professor e vice-reitor da Unesc, lhe conferem ainda mais responsabilidade e significado com a temática. “Para nós qualidade da educação jurídica está diretamente relacionada a advocacia e aos direitos dos jurisdicionados. A Ordem considera que a qualidade da educação jurídica se alcança, com o aprimoramento das Instituições de Ensino Superior, pela valorização e qualificação do seu corpo docente, metodologias aplicadas, suas instalações, bibliotecas, ambientes de estágios, relações com a comunidade, entre outras ações das quais faz parte”, comentou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2021 às 17:57
Compartilhar Comente

Clínicas Integradas recebem visita de lideranças de Morro da Fumaça

Clínicas Integradas recebem visita de lideranças de Morro da Fumaça
Secretárias de Saúde e Educação conheceram de perto estrutura na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O aparato de serviços oferecidos nas Clínicas Integradas da Unesc e a estrutura do local foram conhecidas de perto pelas secretárias do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social e do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, Marijane Felippe e Greicy Salvador Zaccaron.

Recepcionadas pela coordenadora das Clínicas Integradas e do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Mágada Tessmann, e pelo gestor do Setor de Apoio à Captação de Recursos, Henrique Vargas, as visitantes foram apresentadas aos serviços disponíveis na Universidade e alinharam possibilidades de parcerias entre as pastas e a Instituição.

Conforme Mágada, receber visitas das lideranças dos municípios da região é uma forma de estreitar as relações e abrir novas possibilidades de trabalho em conjunto em prol da comunidade. “Estarmos alinhados com os Municípios faz com que eles possam cada vez mais aproveitar a estrutura que a Unesc dispõe e oferecer os melhores encaminhamentos para cada caso, valorizando toda a expertise que a Unesc tem a oferecer”, destaca.

Entre os serviços oferecidos pela Universidade que podem ser aprimorados com a aproximação com os municípios está a prestação de consultoria em saúde e a capacitação de profissionais da área, além dos convênios firmados.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2021 às 17:56
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Educação Física conhecem políticas públicas de municípios da região

Acadêmicos do curso de Educação Física conhecem políticas públicas de municípios da região
Gestores participaram de Seminário de Educação Física e Políticas Públicas nesta quarta-feira (1º/9) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As políticas públicas voltadas ao esporte em vigor nos municípios de Criciúma, Içara e Nova Veneza foram tema do Terceiro Seminário de Educação Física e Políticas Públicas do curso de Educação Física da Unesc, nesta quarta-feira (1/9). O evento teve a participação da secretária da cultura, esporte e turismo de Nova Veneza, Carolina Ghislandi Hoepers, do diretor técnico da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Marcos Duarte, do coordenador pedagógico da Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, Maurício Abel Coral, e do diretor dos projetos sociais da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e coordenador adjunto do curso, Bruno Dandolini Colombo.

A atividade, mediada pela professora Ana Lúcia Cardoso, oportunizou que os gestores públicos municipais convidados compartilhassem seus conhecimentos e experiências, promovendo a socialização, reflexão e discussão das principais políticas públicas que estão sendo desenvolvidas e planejadas pelo poder público dos municípios de Içara, Nova Veneza e Criciúma, na área da Educação física em articulação com esporte, cultura, lazer, saúde, formação de professores entre outras. 

Conforme Bruno, partindo da compreensão de que o termo “políticos públicos” se refere ao conjunto das instituições, estruturas, legislações, programas, projetos, ações do Governo ou do Estado com objetivo de garantir os direitos da sociedade em determinada área ou setor, os acadêmicos tiveram a oportunidade de aproximar os conceitos estudados do contexto social, dando concretude ao currículo.

No debate, a acadêmica Chaiani Nava Cologni pôde questionar e se aprofundar sobre as formas de comunicação adotadas pelos municípios para que a população conheça e participe dos programas e projetos desenvolvidos. Foram discutidas questões sobre a democratização do esporte, a participação popular na definição dos programas e projetos e a visibilidade dos recursos públicos utilizados.

Para o coordenador do curso, Joni Marcio de Farias, é de extrema importância a troca de conhecimentos possibilitada entre a Universidade e os municípios. “Isso agrega muito à qualificação na formação dos acadêmicos, na medida participam de debates como esses que estão vinculados ao campo profissional”, aponta.

O Seminário foi organizado junto aos acadêmicos da oitava fase, como atividade da disciplina de Educação Física e Políticas Públicas. No dia 15 de setembro a ação terá continuidade com a discussão em torno das políticas públicas em esfera estadual. Para a data estão confirmadas as participações do secretário de Educação de Santa Catarina, Luís Fernando Vampiro, e do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Kelvin Nunes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2021 às 21:14
Compartilhar Comente

Denis Luciano assume comando da Assessoria de Imprensa da Unesc

A bagagem profissional do jornalista Denis Luciano e seu trabalho no setor de comunicação da Unesc ganham novo capítulo nesta semana. O colaborador da Instituição e professor da Escola de Comunicação da Unesc (ECoCria) assume oficialmente, a partir desta quinta-feira (3/9), a função de coordenação da equipe de Assessoria de Imprensa da Universidade.

O convite ao novo desafio, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, se dá pela confiança da gestão ao trabalho do jornalista. “Temos plena convicção de que a nossa Assessoria de Imprensa, assim como a Unesc Rádio, estarão em boas mãos. Denis é um profissional dedicado, com vasta experiência e visão de mercado e saberá liderar a equipe que já nos representa muito bem junto à imprensa de toda a região”, aponta.

Para Denis, a condução dos trabalhos se dará sempre com o objetivo de levar para as comunidades interna e externa informações relevantes e que demonstrem a grandeza da Instituição. “Tomar parte da rotina da Universidade já é uma bagagem desafiadora e que abre muitos horizontes. Esse desafio vem carregado de grande responsabilidade e da certeza que há, cada vez mais, muito boas notícias da Unesc a serem compartilhadas”, destaca.

O jornalista atualmente é responsável pela criação e atividade diária do projeto Unesc Rádio, além de fazer parte do corpo docente da ECoCria Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2021 às 17:25
Compartilhar Comente