AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmica de Educação Física da Unesc fica entre as melhores no Brasileiro de Ginástica Rítmica

Acadêmica de Educação Física da Unesc fica entre as melhores no Brasileiro de Ginástica Rítmica
Evento contou com a participação de cerca de 60 ginastas em Sergipe (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A acadêmica do curso de Educação Física da Unesc, Julia Martins, conquistou o sexto lugar no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica, realizado de 30 de agosto a 5 de setembro em Aracaju (SE). A atleta disputou com cerca de 60 ginastas de todo o País na categoria adulto - nível 2, nas modalidades de arco, bola, fita e maças.

Para alcançar a excelente colocação no geral, a ginasta Julia Martins fez uma boa pontuação nas eliminatórias, nos exercícios apresentados nos quatro aparelhos. A técnica Julia Casagrande Bitencourt conta que pela primeira vez uma atleta da região conquista uma colocação de destaque em um Campeonato Brasileiro. ”Esta foi a nossa primeira competição nacional, foi a nossa estreia. Atingimos uma marca pela qual não esperávamos. Ir para três finais e ficar entre as melhores foi fechar a competição com chave de ouro. Essa é uma grande conquista que fortalece ainda mais nosso trabalho”, comentou.

A Unesc e a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma são parceiras da equipe de ginástica rítmica da Sociedade Recreativa Mampituba. O clube integra o projeto de formação de atletas mantido por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de setembro de 2021 às 20:01
Compartilhar Comente

Karatecas da Unesc conquistam medalhas no Egito

Karatecas da Unesc conquistam medalhas no Egito
Pai e filhas brilharam nos tatames em Cairo (Foto: Arquivo Pessoal) Mais imagens

Com três medalhas e mais um troféu na bagagem, as acadêmicas da Unesc e karatecas da Associação Team Everaldo/FME Içara/SR Mampituba/Unesc fizeram bonito na etapa da Liga Mundial disputada no Cairo, capital do Egito. As atletas Thayane Teixeira, Carolaini Pereira e Sabrina Pereira participaram das lutas no fim de semana.

Carolaini conquistou medalha de prata na categoria kumite até 55kg. Sabrina foi bronze no kumite até 61kg. A dupla é treinada pelo pai Everaldo Pereira que acompanhou elas e Thayane na competição no Egito. No kata, por equipes, o time de Içara com apoio da Unesc faturou a medalha de prata.

Com esses resultados, as irmãs Sabrina e Carolaini ostentam outro ineditismo: é a primeira vez, na competição, que atletas conquistam duas medalhas em categorias diferentes. E, de quebra, foi a primeira vez que uma equipe somou três medalhas em uma mesma etapa de Liga Mundial de Karatê.

Sonho Real

Para o professor Everaldo, as conquistas foram a realização de um sonho. “Nossa equipe é atual campeã Sul-Americana, Pan-Americana e terceiro lugar nos jogos Pan-Americanos. Agora somos vice na Liga Mundial. Estou muito feliz, muito realizado. São números muito favoráveis para nós. Isso vem provar mais uma vez que estamos trabalhando no caminho certo. Tudo isso só foi possível pois a Prefeitura de Içara, o Mampituba e a Unesc, acreditaram em nosso projeto”, declarou o técnico.

Antes de retornarem para Santa Catarina, as karatecas medalhistas vão participar do Campeonato Brasileiro 2021 nas categorias Sub-21 e Sênior, organizados pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK). As lutas ocorrerão no Centro de Treinamento da CBK, em Caucaia, no Ceará, e acontecerão a partir desta quarta-feira (8/9) até o próximo dia 12.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2021 às 17:43
Compartilhar Comente

Abertura da Semana Acadêmica do curso de Direito da Unesc conta com homenagem ao ex-coordenador, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior

Abertura da Semana Acadêmica do curso de Direito da Unesc conta com homenagem ao ex-coordenador, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior
Evento realizado ao longo de toda a semana celebra os 25 anos do curso na Unesc (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O legado do ex-coordenador e professor do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, foi enaltecido na cerimônia de abertura da 26ª edição da Semana Acadêmica do curso, na manhã desta segunda-feira (6/9). Lembrado por seu profissionalismo, pela retidão e entrega dedicados ao curso em sua trajetória, João Carlos foi homenageado com uma Menção de Agradecimento, dedicada pela coordenadora do curso e procuradora jurídica da Instituição, Márcia Piazza. A lembrança do colega, mestre e amigo querido por coordenadores, estudantes e gestão da Universidade, vítima da Covid-19 em março de 2021, marcou o início de mais uma semana com intensas atividades acadêmicas.

O momento de homenagens no início das ações da Semana, para Márcia, não poderia ser deixado de lado. “Jamais poderíamos deixar de fazer uma homenagem. O professor João contribuiu fortemente com a história do curso. Contribuiu para que tenhamos o resultado que temos hoje. Seu legado permanece conosco e sempre será lembrado. Tenho certeza de que, onde quer que esteja, ele está nos acompanhando e sempre terá orgulho de ser Unesc”, afirmou emocionada.

Na edição que marca os primeiros 25 anos do curso que se tornou um dos grandes destaques da Instituição, palestras e minicursos apresentados por convidados discutirão abordagens que se relacionam à temática central “O Direito e a tecnologia”.

Participaram também da cerimônia de abertura do evento, o presidente do Centro Acadêmico do curso, Jeferson Gonçalves Martins; o representante do Diretório Central dos Estudantes, Vitor Teixeira; o representante do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Gustavo Borges; o supervisor do curso, Israel Rocha Alves; a representante do Centro de Práticas Jurídicas, Rosangela Del Moro e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc, Antonio Carlos Wolkmer.

Para dar início à programação acadêmica a palestra “Pensando o direito previdenciário na era digital” foi realizada na sequência pelos convidados Marcirio Colle Bitencourt e Márcio Hartz. A abertura, assim como a contribuição dos palestrantes, pode ser conferida no canal da Unesc TV.

Na noite desta segunda-feira, a partir das 19h, também no canal, Maíra Brecht Lanne abordará a temática “Profissões no Direito 4.0”. Antes disso, via Google Meet para os participantes inscritos, a convidada Mariana Carlessi tratará sobre “Práticas e Procedimentos no Juizado Especial Cível” em minicurso a partir das 17h.

Semana de compartilhamentos

Entre os assuntos escolhidos para a Semana, dentro da temática central, estão ainda questões como profissões no Direito 4.0, governo digital e o impacto das novas tecnologias, a defesa dos vulneráveis na era digital, redes sociais e fake news, além de diferentes aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ao longo de toda a semana convidados das mais variadas áreas do campo jurídico compartilharão conhecimentos com os acadêmicos, professores e comunidade em geral por meio do canal da Unesc TV no YouTube e via Google Meet. A programação completa está disponível no site do evento, página na qual é possível realizar inscrição gratuita.

Mais informações sobre as atividades podem ser acompanhadas também pela página do Centro Acadêmico do curso de Direito no Instagram: @Cadunesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2021 às 16:50
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia Civil realiza gincana para os acadêmicos

Curso de Engenharia Civil realiza gincana para os acadêmicos
Mais de 130 estudantes participaram de forma híbrida dos desafios (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Colocar em prática tudo aquilo que se aprende em sala de aula. Este foi um dos desafios da 5ª Gincana do Curso de Engenharia Cívil, realizada na última quinta-feira (2/9), entre cerca de 130 acadêmicos de diversas fases da graduação. A organização da atividade ficou por conta do Centro Acadêmico em parceria com os professores e coordenadores, Elaine Pavei e Marcio Vito, com o apoio da secretária de curso, Gisele Tavares.

Os conhecimentos e aprendizados foram colocados à prova com os desafios propostos pela organização do evento. A competição ocorreu em um dos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc com exercícios como resistência da ponte de palito, construção de pequena parede, quiz com assuntos de engenharia civil, prova surpresa, dentre outras.

Na atividade que desafiou os participantes a construírem uma ponte com palitos os participantes montaram suas respectivas obras e testaram a carga suportada. No resultado final cada protótipo sustentou 10 e 15kg. Na construção de parede os participantes executaram suas obras com blocos cerâmicos e argamassa de assentamento, de modo que a execução deveria estar de acordo com as normas regulamentadas.

Simultaneamente aos desafios realizados presencialmente, foi proposto aos estudantes que estavam participando de forma online, respostas através de um quiz no qual os professores do curso elaboraram perguntas de suas disciplinas com contexto prático da profissão.

Para o universitário e um dos membros da comissão organizadora da gincana, William Domiciano, o objetivo foi a interação e integração dos acadêmicos com a Instituição e com o curso. “Vivemos em um meio pandêmico no qual fica difícil de ter esta interação. No entanto, é dentro da Universidade que iniciamos nosso currículo para a profissão e, sem interação, a troca de conhecimentos, nossa formação torna-se fragilizada. É preponderante essa reciprocidade para colocar em prática as ideias e movimentos realizados pelos estudantes”, comentou o aluno.

Segundo a coordenadora do curso, a interação entre estudantes, professores e Universidade é muito favorável ao ensino. “A gincana é um instrumento social de integração. O objetivo é provocar o acadêmico para voltar a estar presente na sala de aula e também testar tudo o que foi aprendido em cada matéria. Aqui saímos da teoria e vamos para a prática daquilo que já foi repassado aos acadêmicos”, explicou a professora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2021 às 16:29
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Design da Unesc recebem profissionais para evento Relatos de Experiência

Acadêmicos do curso de Design da Unesc recebem profissionais para evento Relatos de Experiência
Designers Carlos Eduardo Vieira e Freddy Van Camp compartilharam histórias e desafios profissionais com os estudantes (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A experiências dos designers Carlos Eduardo Vieira e Freddy Van Camp moldaram uma aula do curso de Design da Unesc na qual os estudantes estiveram atentos e curiosos do início ao fim. Integrando o projeto intitulado “Relatos de Experiência” os profissionais foram convidados a compartilhar vivências em torno de suas trajetórias no Design de Móveis.

O resultado da participação dos colegas de renome internacional, conforme o coordenador do curso, João Rieth, foi um encontro virtual engrandecedor e inesquecível. “Podes ouvir relatos sobre aquilo que faz parte da história do design no ramo moveleiro foi uma oportunidade única. Antes do encontro os alunos puderam pesquisar e discutir sobre essa temática e sobre o perfil dos convidados, o que os deixou ainda mais empolgados com o encontro no qual puderam interagir com os profissionais”, explica.

Carlos Eduardo Vieira, atualmente profissional da empresa Pierini Móveis, contou aos estudantes sobre o início da ligação com o setor de mobiliário. Enquanto acadêmico de Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na qual graduou-se em 2003, conforme o convidado, um de seus projetos recebeu destaque em premiações e publicações do setor, o que despertou o olhar apurado ao potencial no segmento em que atua há aproximadamente 15 anos. “O destaque em uma premiação, a publicação em jornais da época e revistas especializadas. Tudo isso foi me dando mais vontade de ir para essa área”, afirmou.

Já o designer Freddy Van Camp, formado na Escola Superior de Desenho Industrial em 1968, trouxe sua experiência sobre o início da trajetória profissional até os dias atuais, nos quais é considerado mestre da profissão, acumulando prêmios e publicações. “Enquanto estudante, naquela época o que me atraiu no Design foi a possibilidade de todo dia fazer coisas diferentes. Um dia fazer um talher, no outro fazer um carro, um mobiliário. Eu não queria me tornar especialista em mobiliário, como acabei me tornando e não imaginava”, comentou aos estudantes atentos.

A oportunidade de ouvir as histórias levantadas pelos convidados, para Rieth, resulta em uma bagagem inimaginável aos participantes do encontro. “É totalmente diferente de ler um relato ou resumo. Pessoalmente me sinto muito lisonjeado em participar desse momento”, acrescentou o coordenador do curso.

Saiba mais sobre os profissionais participantes da atividade:

  • Carlos Eduardo Vieira: possui graduação em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), Pós-Graduação, nível Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estácio de Sá (2011). Atualmente é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos na empresa Pierini Móveis Ltda. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, engenharia do mobiliário e habilidades em Design Gráfico. 

  • Freddy Van Camp: É formado pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) em 1968, com pós-graduação na UCLA-USA e na HfBK Braunschweig, da Alemanha. Trabalhou em diversas empresas até estabelecer seu escritório Van Camp Design em 1980 do qual é sócio-fundador. Mudou-se para Campinas-SP de 1982 a 1992. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 1984 a 1992. Retornou ao Rio de Janeiro, onde residiu até 2013.Foi diretor da Esdi por dois períodos, de 1992 a 1996 e de 2000 a 2004, instituição na qual ainda leciona. Se dedica a projetos de produtos, de interiores, de embalagens, de exposições, de sinalização e de sistemas.
    É membro da Associação dos Designers de Produto (ADP), Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e Associação dos Designers Gráficos (ADG) e autor e tradutor de livros sobre o assunto.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2021 às 21:49
Compartilhar Comente