AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitora da Unesc recebe lideranças acadêmicas do Sistema Acafe

Reitora da Unesc recebe lideranças acadêmicas do Sistema Acafe
Conselho dos DCEs se reúne neste sábado nas dependências da Universidade (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

O prestígio ao acadêmico está no foco constante das Instituições do Sistema Acafe. É o caso da Unesc que recebeu, na tarde desta sexta-feira (10/9), lideranças estudantis. Eles se reuniram com a reitora Luciane Bisognin Ceretta e com as pró-reitoras de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, e Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Membros dos Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) da Unesc, Univali, Univille e dos Diretórios Acadêmicos de Direito da Unesc e Univalli dialogaram com as gestoras. Vários temas estiveram em pauta, como a integração entre os órgãos de representação estudantil e a união dos DCEs da Acafe como forma de fortalecer o elo entre as Instituições e os universitários.

O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UniEdu) também foi bastante citado pelos estudantes. Eles trataram, ainda, a respeito do projeto da Acafe referente ao programa, o planejamento efetivo para a solicitação de bolsas de estudo e futuros processos para melhorar o aproveitamento e a concessão do UniEdu.

Reunião do Conselho dos DCEs

A presença dos dirigentes estudantis na Unesc deve-se ao encontro do Conselho dos DCEs Acafe, que está marcado para este sábado (11/9) nas dependências da Unesc. Na pauta do evento está programado o debate da reformulação do regimento interno do Conselho e a aprovação do projeto de integração para a comunicação visual do órgão.

Fazem parte do Conselho os presidentes dos DCEs da Univali, Univille, Unochapecó, Unifebe, Furb, Uniplac, Unidav, Unoesc e Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2021 às 21:18
Compartilhar Comente

Secretário de Educação de Criciúma visita à Unesc

Secretário de Educação de Criciúma visita à Unesc
Miri Dagostim entregou exemplares das Diretrizes Curriculares do ensino infantil, elaboradas pela Universidade e secretaria (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, junto com a diretora de Extensão e pesquisa, Fernanda Sônego e a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, receberam na tarde desta sexta-feira (10/9), a visita do secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim. Com ele, estiveram as coordenadoras pedagógicas do Município, Silvana Alves Bento Marcineiro e Micheli Costa Bez Birolo. O encontro informal serviu para reafirmar laços de parcerias entre a Unesc e a Secretaria de Educação.

Dagostim entregou à reitora um kit contendo os exemplares das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, Diretrizes Curriculares do Ensino Infantil e o livro “Criciúma: Uma história de todos”, elaborado pelas duas coordenadoras pedagógicas.

Para o secretário, a parceria entre a Universidade e a Prefeitura é muito importante e positiva. “Toda a formação dos nossos alunos passa por aqui. Hoje nossos estagiários são da Unesc. O ciclo é muito interessante pois nossos alunos serão estagiários e quem sabe nossos futuros professores. Viemos mais uma vez reconhecer o trabalho, o atendimento, o carinho e a humanização que estamos recebendo a cada dia na formação dos nosso cidadão”, explicou.

Para a professora Luciane Ceretta, a visita vem reforçar a importância da parceria entre a Instituição e o Município. “As Diretrizes Curriculares são obras construídas em parceria com Universidades, por meio dos nossos professores e professoras das licenciaturas, que muito nos orgulha. O secretário também veio colocar à disposição sua pasta para novas parcerias e pensarmos juntos novos projetos para os próximos anos”, destacou a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2021 às 20:01
Compartilhar Comente

Aspectos científicos e ações de enfrentamento à dependência química integram Simpósio de Psiquiatria na Unesc

Aspectos científicos e ações de enfrentamento à dependência química integram Simpósio de Psiquiatria na Unesc
Evento é promovido pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional, integrante do PPGCS da Universidade (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A dependência química é um problema que afeta os mais diferentes perfis da sociedade e impacta diretamente na vida do próprio indivíduo envolvido e daqueles que estão ao seu redor, além de representar problemas de saúde e segurança pública. A discussão em torno da temática, da mesma forma, deve ir muito além das ações de segurança e de enfrentamento ao cenário, perpassando as pesquisas científicas em torno do assunto. Na Unesc, nesta sexta-feira (10/9) e sábado (11/9) o tema está sendo abordado sob diferentes vieses na 19ª edição do Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente da Unesc, evento realizado pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade.

As políticas nacionais de enfrentamento estiveram entre as informações compartilhadas na primeira tarde de Simpósio, por meio da diretora nacional de prevenção, cuidados e reinserção social da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Cláudia Gonçalves Leite. Representando o secretário Quirino Cordeiro, Cláudia explicou de forma detalhada alguns dados e as diferentes ações adotadas em âmbito federal.

Conforme a diretora, após atuar quase 18 anos na administração pública, sua experiência lhe garante a autoridade para delinear aquilo que considera uma das grandes dificuldades atuais. “Posso testemunhar que um dos principais desafios da concepção, da gestão e do aperfeiçoamento das políticas públicas é incorporar e sistematizar em ações concretas o conhecimento científico sobre as múltiplas dimensões do uso e da dependência química, tanto as dimensões do indivíduo quanto as sociais. Embora este não seja um fenômeno novo, ainda há muitas dificuldades para que seja dado o enfoque eminentemente científico a esse tema”, comentou.

A partir da consciência desse desafio, conforme Cláudia, a Secretaria busca “incorporar o conhecimento científico às diretrizes e ações de prevenção e de cuidado, valorizando os conhecimentos da psiquiatria e as experiências terapêuticas efetivas", destacou ao público.

Ainda na tarde desta sexta-feira (10/9), o médico psiquiatra e doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, Felix Henrique Paim Kessler, abordou a temática “Palestra: Drogas, Regulação Emocional e Psiquiatria Positiva”. A partir de seus estudos, Felix apresentou aos participantes a relação da dependência química, seja por álcool ou outras substâncias, e a ligação direta com os mais variados tipos de doenças que mais matam em todo o mundo.

Conforme Felix, os fatores de risco envolvem uma série de situações que vão desde a comunidade no qual o indivíduo está inserido, questões sociais e políticas, características individuais, fatores familiares, entre outros. O bem-estar, de acordo com o pesquisador, perpassa questões que vão muito além da dependência. “Não basta a medicina avançar em vários campos, se não aprendermos a modificar comportamentos, motivar as pessoas a desenvolver um estilo de vida mais saudável como um todo”, explica.

Entre os fatores apontados pelo pesquisador como fundamentais para um bem-estar psicológico estão a autonomia, as relações positivas, o propósito de vida, o crescimento pessoal e a autoaceitação.

Programação aberta à comunidade

Até o fim da tarde deste sábado (11/9) o evento segue com extensa programação aberta à comunidade abordando temáticas em torno do assunto “dependência química”. Segundo o pesquisador do PPGCS e coordenador do simpósio, Eduardo Pacheco Rico, o evento tem o objetivo de oportunizar a troca de conhecimento e experiência entre pesquisadores e o público, proporcionando um debate científico atualizado sobre os novos desafios relacionados à dependência química.

As palestras acontecem de forma dinâmica com transmissão ao vivo pelo Canal da Unesc TV no Youtube. O conteúdo continuará disponível para acesso após o evento.

Ainda no final da tarde e noite desta sexta-feira estarão entre as temáticas abordadas a “ Dependência química: Como evitar recaídas”, a partir das 18h30 e “Comportamentos 'like' aditivos: Sexaholic, shopaholic, godaholic, entre outros”, a partir das 19h30.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2021 às 17:54
Compartilhar Comente

Redes Sociais e Fake News são debatidas na 24ª Semana Acadêmica de Direito da Unesc

Redes Sociais e Fake News são debatidas na 24ª Semana Acadêmica de Direito da Unesc
https://www.youtube.com/watch?v=2KtvecnWbZo Mais imagens

Dois temas de grande repercussão na atualidade em relação à internet pautaram a terceira noite da 24ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Unesc. O professor e defensor público do Estado do Paraná, João Victor Longhi, tratou do tema “Redes Sociais e Fake News”, citando normas relacionadas ao cotidiano do uso das ferramentas. 

O defensor discorreu sobre o Marco Civil da internet, Medida Provisória nº 1068/21, Lei de Proteção de Dados (LGPD), liberdade de expressão, censura e outros assuntos conectados às redes sociais e às fake news. “Para muitos, a internet é uma terra sem lei, impossível de ser regulada. Mero engano, a internet tem lei sim e também é muito regulamentada”, garantiu o jurista. 

Outra situação comentada pelo palestrante foi sobre os prestadores de serviços das redes, como Facebook, Instagram, Whatsapp, Telegram e outros. “A maioria acredita que, por serem gratuitos, não há cobrança. Vale lembrar que, neste caso, o produto é o próprio usuário. A monetização acontece através da publicidade direcionada”, esclareceu Longhi.

Durante a palestra, o professor fez um comparativo entre a legislação norte-americana e o Marco Cívil do Brasil. “Enquanto nos Estados Unidos a liberdade de expressão é mais permissiva, aqui no nosso País existem restrições”, destacou o defensor público. A palestra gravada poderá ser visualizada clicando aqui

Último dia

A Semana Acadêmica com a temática Direito e Tecnologia segue nesta sexta-feira (10/9) com mais três encontros exibidos pela Unesc TV. 
Às 8h30min acontece a palestra “Democracia Digital e Políticas de Enfrentamento à Pandemia: choque de transparência e de realidades”. Às 17h o tema será “Direitos Humanos, Tecnologia e Sustentabilidade no Antropoceno”. A programação termina com “Delitos informáticos” a partir das 19h.

As inscrições para professores e acadêmicos são gratuitas e podem ser efetuadas no link

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2021 às 22:06
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Biológicas reúne acadêmicos e profissionais em semana de aprendizados

Curso de Ciências Biológicas reúne acadêmicos e profissionais em semana de aprendizados
Semana Acadêmica e Simpósio integram programação especial preparada pelo curso (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os apaixonados pelo universo da biologia e temas ligados ao meio ambiente, sejam eles estudantes, profissionais ou comunidade em geral, terão oportunidade ímpar entre os dias 13 a 17 de setembro. Ao longo dos cinco dias o curso de Ciências Biológicas da Unesc promoverá a edição 2021 da Semana Acadêmica e o primeiro Simpósio de Biologia Marinha da Instituição. Além de uma semana inteira com convidados compartilhando conhecimento, o evento contará com o lançamento oficial da Pós-Graduação em Biologia Marinha, uma parceria com o curso de graduação e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbeli Gaidzinski.

A escolha de convidados de todas as regiões do país para compor a programação de palestras e mesas-redondas, conforme a coordenadora-adjunta do curso, Mainara Figueiredo Cascaes, busca dialogar com as mais diferentes áreas de atuação do profissional biólogo. “Nos cinco dias de programação temos todas as áreas do Brasil, de Norte a Sul, dialogando sobre as áreas de botânica, zoologia, ecologia, genética, entre outras. Queremos oportunizar a troca e a multiplicação de conhecimento entre acadêmicos do nosso curso com colegas de todo o país e de fora dele”, destaca.

A edição da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas (Sacib) tem como diferencial em 2021 o lançamento do curso inédito de Pós-Graduação, ofertado a partir dos próximos meses pela Universidade. “Essa será a primeira oportunidade do lançamento oficial do curso de Pós-graduação em Biologia Marinha, um curso esperado e que tem muito a contribuir com a produção de conhecimento em torno dessa temática da biologia em âmbito nacional e internacional”, aponta.

Toda a programação de atividades da Semana Acadêmica e do Simpósio será realizada de forma mediada por tecnologia, o que, para Mainara, foi a maneira escolhida para oportunizar a maior troca de experiências possível. “Realizamos o evento em 2020 de forma síncrona e percebemos quão engrandecedora foi, do ponto de vista acadêmico, a oportunidade de receber convidados de diferentes localidades. Neste ano escolhemos seguir com o mesmo formato, seguindo ainda todas as normas de biossegurança necessárias, mas também aproveitando a oportunidade incrível que a virtualidade nos mostrou”, acrescenta.

Para acompanhar a Sacib e o Simpósio e receber Certificado de Participação é necessário que os interessados façam uma inscrição simples por meio dos formulários abaixo:

Inscrição para a Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas

Inscrição para o 1º Simpósio de Biologia Marinha

Mais informações podem ser acessadas ainda na página do curso no Instagram: @BiologiaUnesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2021 às 20:00
Compartilhar Comente