AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Direito Unesc: tradição e olhares voltados ao futuro

Direito Unesc: tradição e olhares voltados ao futuro
Mais imagens

Tradicional e moderno. Uma definição que cai muito bem ao curso de Direito da Unesc, que todos os anos coloca profissionais altamente qualificados no mercado de trabalho.

Com 25 anos de existência, o curso conta com nova matriz curricular, com a inserção do Direito Digital e de disciplinas como a Redação Jurídica e Letramento Digital, além do enfoque nos Direitos Humanos. “Fortalecemos a parte da mediação e conciliação que são figuras muito presentes no Direito da própria negociação. Apostamos, ainda, na inserção dos alunos em experiências diferenciadas como visitas orientadas às atividades forenses como Fórum, Tribunal, penitenciária, entre outros”, comenta a coordenadora, Márcia Piazza.

Conforme a coordenadora, o curso de Direito da Unesc é o único do Sul do estado que conta com uma Vara Judicial instalada dentro do campus, na qual os alunos têm a oportunidade de acompanhar processos desde o início até a conclusão. “Ela é uma Vara totalmente digital, que chamamos de ‘processo sem papel’. Além disso, o curso tem cinco níveis de estágio, proporcionando que os alunos aprendam na parte simulada, podendo depois exercer na prática”, salienta.

Muito mais que teoria

Se, para muitos, o receio de ingressar no curso se volta à quantidade e complexidade das leituras, Márcia tranquiliza, destacando que o Direito exige sim a leitura, mas não é só isso, já que o curso da Unesc foca amplamente na prática. “A leitura está presente em todas as áreas e não é diferente no Direito, mas a formação na Unesc se preocupa com as habilidades que os alunos irão obter e aí temos uma gama de experiências como leitura, desenvolvimento da fala, da oratória, da interpretação, da lógica jurídica, enfim, uma série de aptidões que os acadêmicos desenvolvem ao longo do curso. A leitura é um dos itens, mas não é, como ouvimos falar, que é só leitura, mas sim muita vivência prática”, ressalta. 

Ainda com relação ao contato com a prática, de acordo com a coordenadora, a Unesc possui cinco Casas da Cidadania, uma Casa de Atendimento à População dentro da Justiça Federal, uma unidade no Procon, além de um posto de atendimento à comunidade na própria instituição.

Para incrementar, a Universidade conta com o Programa de Mestrado em Direito que contribui com a qualificação do corpo docente e com a experiência do estudante. “Temos o objetivo de formar operadores de Direito que possam atuar tanto na advocacia, mas também buscar concursos jurídicos, atuar na administração pública, seguir a carreira política, o empreendedorismo. A ideia é que tenhamos uma gama de profissionais nas mais diversas áreas”, cita.

Vasto campo de atuação

Advogado, juiz, procurador. Com o diploma do Direito da Unesc em mãos, os formados têm um grande leque de opções promissoras a escolher, isso porque a Universidade os prepara para tal. “A nossa história demonstra que conseguimos cumprir o nosso objetivo, ou seja, formar profissionais nas mais diversas áreas. Hoje temos egressos que são juízes, promotores, delegados, servidores públicos, políticos e advogados. Também exercemos fortemente a atuação na comunidade local, porque por muitos anos a Universidade foi a única porta de acesso ao Judiciário de forma gratuita. Seguimos atuando fortemente nas duas áreas: na contribuição com a sociedade e na formação dos nossos acadêmicos”, cita.

Chance para conhecer o curso

Para quem ainda está em dúvida, o curso oferece a oportunidade de participar de uma aula experimental. Para isso basta entrar em contato com a Coordenação do curso pelo telefone 3431-2647. “Aqueles que conhecem de perto o nosso projeto, verificam as nossas disciplinas e o ambiente de prática, com certeza escolhem esse, que é um dos melhores cursos de Direito do país”, afirma Márcia.

As inscrições para ingressar no curso para o segundo semestre de 2022 seguem abertas até o dia 19 de agosto, com turmas nos períodos matutino e noturno. 

Bolsas de estudo com descontos de até 100%

Além de Direito, ainda é possível garantir uma vaga nos diferentes níveis de ensino da Unesc. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades.

A Universidade conta com 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.

Entre os programas estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2022 às 13:45
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania” reinicia

Projeto de Extensão Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania” reinicia
Mais imagens

O Projeto de Extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire, da Unesc, foi retomado nesta semana. 

Neste ano, a ação foi reiniciada na Casa de Semiliberdade, que visa a reintegração social prevista pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP).

Na Casa de Semiliberdade de Criciúma, os jovens participam semanalmente de atividades que envolvem leitura, interpretação e produção textual. “O encontro foi muito proveitoso e satisfatório. A sugestão inicial foi conhecê-los e saber o que gostam de ler, referências de histórias”, destaca o bolsista do projeto e acadêmico do Curso de Letras da Unesc, Lucas Garcia.

Outro bolsista, Adriano Apolinário, salienta que os jovens se mostraram abertos para as atividades propostas, apesar de terem pouca relação com a leitura.

Proposta

A proposta do projeto é expandir o conhecimento para além do campus e oferecer o contato com a literatura dentro do espaço de semiliberdade, contribuindo para o resgate da cidadania. Além disso, busca auxiliá-los no processo de escrita textual para que possam, futuramente, continuar seus estudos e buscar uma qualificação para o mercado de trabalho. “A ideia é abrir os horizontes de expectativa dos jovens e mostrar-lhes a importância da leitura e da escrita de forma que possam adquirir novos conhecimentos, hábitos e maneiras de pensar. Entre as atividades, está prevista a realização de encontros na Unesc para que vislumbrem a nossa Universidade comunitária como um espaço de acolhida e de possibilidades de acesso à educação superior”, comenta a professora e coordenadora do projeto, Cibele Freitas.

Participam também das atividades, a professora Daniela Arns Silveira e o professor Richarles de Carvalho, do Curso de Letras da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2022 às 16:26
Compartilhar Comente

O ensino, a pesquisa e a extensão para a melhoria da qualidade de vida

O ensino, a pesquisa e a extensão para a melhoria da qualidade de vida
Aulas do curso de educação Física ocorrem nos períodos matutino e noturno em espaços amplos, aliando teoria e prática (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Ana Luísa Goulart tem 23 anos e muitos sonhos. Formada em Educação Física – Licenciatura ela viu na Unesc a oportunidade de múltiplas experiências. A moradora do bairro Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, que achava que isso parecia distante, já soma essa graduação e muitas outras conquistas na sua bagagem. A jovem é um dos inúmeros exemplos de profissionais que encontraram a realização profissional por meio da formação do curso de Educação Física da Unesc.

“Minha oportunidade iniciou na habilitação em Licenciatura. Durante a graduação, participei de programas que me trouxeram grande bagagem de conhecimento, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). Durante o percurso, tive uma grande motivação dos professores, o que foi muito importante para a continuidade dos meus estudos”, disse.

Alunas como Ana encontram no curso de Educação Física da Unesc diferentes oportunidades de carreira. Conforme o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias, o profissional de Educação Física habilitado em Bacharelado tem sido valorizado em todas as áreas de atuação com uma projeção de aumento dos campos de trabalhos. “Esse aumento é significativo tendo em vista as mudanças no modo de vida da sociedade, que compreende cada vez mais a importância de ser fisicamente ativo e o papel do profissional educador físico neste contexto”, comenta.

Os habilitados em Licenciatura, de acordo com Joni, da mesma forma encontram espaço no mercado, nesse caso como professores da disciplina em escolas públicas e privadas, além das oportunidades de atividades ofertadas em contraturno.

Mudança de realidades

Quem também é apaixonada pela área e não perdeu as oportunidades que a Unesc oferece foi a acadêmica Ohana Souza dos Santos. Ela está na 4ª fase do curso - habilitação em Bacharelado e foi contemplada com a Bolsa do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), programa de concessão de Bolsas de Estudo, da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, previsto no Art. 171 da Constituição Estadual.

Na caminhada de estudos, Ohana a aprimora ainda mais seus conhecimentos por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS). O grupo, que atende a população com idade entre 18 e 50 anos, tem o objetivo de avaliar a contribuição do exercício físico aeróbio, resistido e combinado na diminuição do peso corporal de pessoas adultas com sobrepeso e obesidade.

O programa é gratuito e realizado no complexo esportivo do curso de Educação Física da Unesc, sendo uma das formas de aliar teoria e prática em prol da comunidade.  “Essa é minha segunda graduação. Estar na Unesc representa o futuro. É uma oportunidade de alavancar minha carreira profissional e pessoal, pois é uma Universidade conceituada”, comenta Ohana.

Diferenciais

Entre os diferenciais da graduação em Educação Física na Unesc está a unificação das duas habilitações: Licenciatura e Bacharelado. A partir de 2022 o acadêmico inicia uma trajetória formativa unificada até a quarta fase, sendo que, no quinto semestre, poderá optar por seguir com a formação nas duas vertentes no mesmo tempo de curso. “Montamos uma matriz que permitirá que o estudante esteja cursando as duas habilitações ao mesmo tempo e finalize a graduação com ainda mais possibilidades de atuação, tanto em sala de aula quanto em academias, clubes, clínicas, como pesquisador ou outras funções”, explicou. A graduação tem formação em oito semestres e conta com turmas com aulas pela manhã ou à noite.

Ainda entre os diferenciais do curso na Unesc está a estrutura ofertada pela Universidade, algo que envolve espaço físico, equipamentos, qualidade técnica de professores e o contato com a realidade da profissão desde a primeira fase por meio do projeto Graduação Multi.

De acordo com o coordenador do curso, a qualidade da graduação se reverte na alta taxa de empregabilidade no curso de bacharelado, nas diversas áreas de atuação, além do alto índice de aprovação nos concursos para professor. “Nos últimos concursos, os índices chegaram a 90% de aprovados da Unesc”, comenta orgulhoso, acrescentando ainda a possibilidade de o acadêmico cursar as disciplinas durante os períodos da manhã ou da noite, fato que colabora para a organização da dinâmica de trabalho de forma paralela aos estudos.

Parcerias

Para ofertar o ensino de qualidade e promissor, o curso também conta com diferentes parcerias. Elas representam oportunidades de o acadêmico atuar durante a sua graduação como estagiário em diversos projetos que a Universidade desenvolve, como o Projeto de Iniciação Desportiva (PIDE) da Fundação catarinense de Esporte (Fesporte), o projeto Tigrinhos, entre outros, assim como as parcerias com outras entidades esportivas, Fundações Municipais de Esportes, academias e outros.

Bolsas de estudo com descontos de até 100%

Interessados em conhecer mais sobre as oportunidades de ingresso e bolsas podem entrar em contato com a Universidade pelo Whatsapp no número (48) 99915-0433. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades.

A Universidade conta com 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.

Entre os programas disponíveis para ingresso imediato estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2022 às 15:08
Compartilhar Comente

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP
Mais imagens

A Unesc segue fortalecendo seu nome e o seu trabalho com reconhecimento nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão. Prova disso é que agora a Universidade é case apresentado no livro “Uma Cartografia na Formação de Professores para a Educação Básica: Práticas e Soluções Inovadoras em Propostas Curriculares”. A publicação, fomentada pela cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), reúne um seleto grupo de instituições criteriosamente avaliadas.

[Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP] O trabalho da Unesc que atraiu a atenção da USP é o relato de experiência das licenciaturas integradas, principalmente da disciplina de Prática como Componente Curricular (PCC), sendo modelo e inspiração para as universidades brasileiras. “Penso que é muito importante para as nossas licenciaturas ter o trabalho, produzido coletivamente, divulgado como uma experiência significativa para o âmbito da educação. É um processo que ainda está em andamento e já está sendo valorizado, divulgado e compreendido como um projeto de grande potencial”, ressalta a coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso.

A integração das licenciaturas da Unesc, conforme a coordenadora adjunta de Artes Visuais, Aurélia de Souza Honorato, começou a ser pensado em 2013. “Sendo que em 2022 formamos as primeiras turmas das licenciaturas integradas dos cursos de Letras, Artes Visuais, História, Matemática, Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas. O grupo de estudos da USP fez uma pesquisa e encontrou  o nosso projeto, nos convidando para apresentá-lo, o que nos deixa muito orgulhosos”, comenta.

A publicação está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP, por meio do link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/840.

O livro:

A obra aborda desafios da formação inicial de professores para a educação básica, em estudos de caso de propostas curriculares inovadoras em iniciativas institucionais e cursos de todo Brasil. A equipe da pesquisa entrevistou docentes e gestores das diferentes universidades públicas e comunitárias, a partir dos quais foram identificadas inovações com potencial para inspirar mudanças que atendem a diferentes necessidades das licenciaturas frente ao contexto atual.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2022 às 08:17
Compartilhar Comente

Unesc inicia pós-graduação em Acupuntura

Unesc inicia pós-graduação em Acupuntura
Mais imagens

Shirley Oliveira atua como enfermeira há 19 anos e sempre se sentiu atraída pelas práticas integrativas. Agora, ela ganhou a chance de ingressar em uma pós-graduação que contribuirá com o seu aprendizado sobre o tema.

Neste sábado (06/08), por volta das 8h, ela já ocupava uma das cadeiras da sala 1, no Bloco O, onde, com mais 35 colegas, iniciou a especialização em Acupuntura. “Sempre tive vontade de fazer, só que estava difícil para encontrar aqui na região, por isso fiquei muito feliz que iniciou na Unesc. Gosto bastante de outras alternativas, além das medicamentosas, gosto da parte fitoterápica, da auriculoterapia“, cita Shirley que revela, ainda, a vontade de atuar na área após concluir os dois anos de curso. “Quero sair daqui preparada para auxiliar as pessoas e mostrar a elas os benefícios das terapias alternativas, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos pacientes”, enfatiza.Unesc inicia pós-graduação em Acupuntura

Esta é a única pós-graduação em Acupuntura entre Florianópolis e Porto Alegre, sendo um grande diferencial para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde da região. “É uma pós-graduação que conta com toda a estrutura e tradição da nossa Unesc, além dos professores altamente capacitados do CIEPH, uma instituição que está no mercado há mais de 30 anos”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Parceria

O CIEPH citado por Luciane é o Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem, que tem sede em Florianópolis. A procura de um alto número de pessoas do Sul do estado deu origem à possibilidade da parceria. Com a turma formada deu-se início às aulas, que irão ocorrer uma vez por mês, sempre aos fins de semana. 

“A pós-graduação em Acupuntura, em parceria com o CIEPH, é extremamente importante e necessária porque, assim como temos a medicina, temos a terapia homeopática, onde entram as terapias integrativas e a acupuntura uma delas. As pessoas ainda conhecem pouco desta área. Algo importante nesta parceria para os alunos da pós-graduação é a possibilidade de fazer intercâmbio na China, para conhecer de perto o nascedouro desta prática. Destacamos ainda todo o empenho da nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta para que o curso fosse viabilizado”, conta a coordenadora de pós-graduação da Universidade, Mágada Tessmann.Unesc inicia pós-graduação em Acupuntura

Os professores do curso são os mesmos que lecionam em Florianópolis e possuem vasta experiência na área. “Com certeza a chancela da Unesc fará muita diferença na formação, até porque os professores são altamente qualificados, gabaritados e poderão trazer as suas experiências pessoais para este curso”, reforça Mágada.

Intercâmbio no berço da Acupuntura

Mais que aprender a teoria e a prática da Acupuntura na Unesc, os alunos interessados terão a oportunidade de fazer um intercâmbio na China, onde a técnica nasceu. 

Conforme o diretor-geral do CIEPH e coordenador-geral do curso, Marcelo Fábio Oliva, não há como falar sobre Acupuntura sem citar o país da Ásia Oriental. “Precisamos falar da medicina tradicional chinesa que possui uma forma de compreender e analisar o ser humano a partir de pressupostos energéticos diferentes dos nossos pressupostos bioquímicos. A Acupuntura, por meio da aplicação de agulhas em determinadas áreas, regiões e pontos do corpo, pretende liberar, fortalecer ou dispersar pontos, órgãos e sistemas que estão em desequilíbrio nas pessoas. O que fazemos é trabalhar com uma energia chamada de ‘chi’ na medicina chinesa e, a partir deste estudo, da forma como ela circula, o que fazemos é reorganizar o organismo para que ele se cure sozinho”, explica.

Unesc inicia pós-graduação em AcupunturaO CIEPH chegou à Unesc por meio da professora da área da Saúde da Universidade, Flávia Rigo, que foi uma das alunas da pós-graduação, na Capital do estado. “Eu possuía muitos colegas que relatavam a dificuldade de ir até Florianópolis, então vi a possibilidade de trazer para a Unesc, pensando na parceria por toda a estrutura da Universidade e o conhecimento do CIEPH”, diz a professora.

Marcelo relata que viu com bons olhos quando Flávia falou em trazer o curso para Criciúma. “Temos muitos alunos do Sul do estado que vão para Florianópolis e isso ajudaria muito. Fazendo a parceria com a Unesc, poderíamos estender o nosso trabalho para uma instituição tão respeitada como a Universidade. Vínhamos trabalhando nesta situação até bater o martelo e como já tínhamos lista de espera foi relativamente fácil iniciar. A ideia é que esta parceria se estenda para mais anos e com mais turmas, de forma que depois a Unesc possa dar continuidade com os seus próprios professores”, ressalta.

Bolsas de estudo com descontos de até 100%

Ainda é possível garantir uma vaga nos diferentes níveis de ensino da Unesc. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades.

A Universidade conta com 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.

Entre os programas estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de agosto de 2022 às 11:52
Compartilhar Comente