AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudante: vencedores de lutas diárias em prol do conhecimento

Estudante: vencedores de lutas diárias em prol do conhecimento
Celebrado nesta quinta-feira (11/08), Dia do Estudante coloca em evidência o papel daqueles que dão significado à Unesc (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

O momento ideal para a dedicação aos estudos existe? Os recursos, o tempo e a disposição estarão em perfeita harmonia para a concretização desse sonho? Talvez nem tudo esteja perfeito, mas a hora de começar faz toda a diferença. Foi assim para a jovem Beatriz Sônego Zanette, de 26 anos, que hoje já celebra a conquista de não apenas um, mas dois diplomas de graduação na Unesc: em Letras e Pedagogia, esse conquistado na última semana.

As condições externas para que ela encarasse o desafio de iniciar uma graduação estavam longe de ser ideais. Ela, que aos oito meses de vida foi diagnosticada com encefalite herpética, luta diariamente desde então com as condições impostas pela doença e suas consequências. Engana-se, no entanto, quem pensa que isso foi suficiente para fazê-la desacreditar do sonho de ser escritora e professora. “Toda batalha vale a pena quando nós aproveitamos cada segundo do nosso percurso. Até quando as coisas parecem impossíveis, a vida nos surpreende em cada milagre que acontece em cada dia”, garante.

Ela, que se diz uma eterna estudante, aproveitou cada oportunidade de aprendizado nas duas graduações cursadas na Universidade e antes mesmo, no Colégio Unesc, onde cursou o Ensino Médio. “Vivi dias inesquecíveis e momentos desafiadores. Me tornei uma pessoa mais capaz, uma pessoa que tem a consciência da importância de batalhar pelos nossos objetivos, propósitos e sonhos e isso quero passar para as pessoas, encorajá-las a seguir sempre em frente, principalmente nos dias mais difíceis”, destaca, comunicando-se por meio da tecnologia e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Profissional, mãe e acadêmica

Assim como para Beatriz, para Patrícia Maciel dos Santos, de Torres, as condições para o início e, principalmente para a conclusão do curso de graduação, não eram perfeitas. Já dedicada ao papel de profissional e de mãe, Patrícia iniciou o curso de Enfermagem em 2017. Enfrentando uma pandemia em meio a uma rotina já agitada, a acadêmica teve mais uma surpresa na caminhada: uma gestação.

A chegada de um novo membro para a família, no entanto, não foi, sequer por um segundo, motivo para pensar em parar os estudos. “Nunca pensei em desistir. Contei com uma rede de apoio para isso e, principalmente, muita compreensão de professores e coordenadores. Pude fazer o estágio antes mesmo de meus colegas iniciarem, para que fosse possível terminar esse período antes do nascimento do bebê”, relembra. [Estudante: vencedores de lutas diárias em prol do conhecimento]

Amamentando o filho Matias, com apenas três meses, mesmo vestindo a toga e o capelo, Patrícia viveu um dos momentos mais especiais da sua vida: a formatura. Foi em 2 de agosto de 2022 que ela recebeu a outorga do grau como enfermeira, concretizando a superação de um Trabalho de Conclusão de Curso feito no período de puerpério e com um recém-nascido sob seus cuidados. “Não foi fácil, mas, sem dúvidas, valeu a pena”, garante.

Bolsas como incentivo ao estudante

O acadêmico da oitava fase do curso de Odontologia, Daniel Paulo Bortoluzzi, de 25 anos, sempre pensou que uma graduação da área da saúde estivesse muito longe de ser alcançada. As dificuldades financeiras para se manter no curso eram o grande empecilho vislumbrado, porém, conforme ele, na Unesc descobriu que há diversas opções de auxílios aos alunos para realizarem seu sonho da graduação, por ser uma Universidade Comunitária.

“Tenho a oportunidade de ser contemplado com a bolsa do Uniedu, que custeia minha mensalidade. Assim, estou podendo realizar meu sonho de cursar odontologia e também consigo me dedicar a outros projetos na Universidade, como de pesquisa, por ter esse apoio financeiro. Isso incrementa ainda mais minha formação e experiência na universidade”, ressalta.

Emoção de quem conhece de perto a realidade dos estudantes

Ao circular pelos corredores, receber acadêmicos e lideranças estudantis e, inclusive, estar entre os estudantes como colega no curso de Direito, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reconhece nos acadêmicos o empenho pela realização de sonhos.

Conforme a reitora, cada estudante traz consigo uma imensa bagagem de expectativas, histórias e sonhos. “Seja com o propósito de transformar sua vida e de sua família por meio do estudo, seja com o sonho de ser professor, de atuar na indústria, de atender pacientes ou levar adiante um negócio familiar. Esses e outros tantos desejos estão nos corações dos nossos estudantes que enfrentam jornadas duplas, triplas, quadruplas para conseguir estar aqui no campus e viver a realidade da Universidade. Reconhecemos a coragem e a determinação destes, que são nosso projeto de futuro e nossas grandes esperanças de um mundo diferente, transformado a partir do conhecimento”, reflete.

As lutas e os desafios, diferentes para cada indivíduo, conforme a reitora, fortalecem ainda mais o propósito de ofertar um ensino de excelência, intimamente interligado à realidade regional e ao que há de principal acontecendo em todo o mundo, sem deixar de lado a humanização dos processos e o olhar “de ser humano para ser humano”. “Gosto de lembrá-los sempre da frase de Carl Jung, que diz ‘Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana’. Isso nos confere muito significado, pois é nesses valores que embasamos nossos ensinamentos técnicos”, acrescenta.

Seja no Colégio Unesc, no Ensino Fundamental ou Médio, nos cursos técnicos da Unesc Tec, nos cursos em modelo de Educação a Distância (EaD) na Unesc Virtual, nas opções em pós-graduação, especialização, mestrados ou doutorados ou ainda nos modelos virtuais da Unesc Digital, para Luciane, o Dia do Estudante é uma data a ser celebrada por todos aqueles em constante aprendizado. “Me vejo como uma eterna aprendiz e me reconheço em toda a nossa comunidade acadêmica de mais de 15 mil pessoas que encontra aqui um significado para as suas vidas, uma forma de fazerem a sua parte para uma vida e um mundo melhor. Sem estudantes, sem interesse por conhecimento, para onde estaríamos indo?”, questiona ainda.

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira, a Unesc, na vida do acadêmico, é fundamental para a sua formação e crescimento profissional porque ela leva o ensino para além dos muros da Universidade. “Tenho certeza que o impacto na vida é muito significativo porque aqui convivemos com diversas pessoas. É uma pluralidade de pensamentos, de ideologias, e, além disso, vivemos a resolução de problemas das comunidades. A Universidade não é só aqui dentro, mas ela quebra os muros e constrói pontes. Como cidadão, transforma nossa vida e como acadêmico, é essencial para o nosso futuro profissional”, disse ele, que é aluno desde o final do Ensino Fundamental, no Colégio Unesc, e hoje faz o curso de Direito.

Transformações de vida

As bolsas conquistadas por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), realizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, têm transformado vidas, como a do acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade, Adriano Duminelli da Luz, 38 anos. Ele também tem uma linda história para contar. Cuidando dos quatro filhos, ele não poupou esforços para a realização de fazer a graduação. 

“Sou divorciado e todos os filhos moram comigo. Nessa situação ficaria muito difícil conseguir pagar a mensalidade toda, mas é meu sonho ser um Engenheiro Civil. Fiquei sabendo da oportunidade de bolsa, me inscrevi no Programa e juntei todos os documentos que foram solicitados e entreguei. Quando recebi a notícia de que havia sido contemplado fiquei muito feliz. Foi a porta de entrada para esse meu sonho”, destacou.

Segundo ele, a bolsa de estudos tem sido essencial para a sua caminhada. “Está me ajudando muito. Não conseguiria pagar a Universidade toda na minha situação. Agradeço muito pela oportunidade de ser contemplado”, comentou.

Destaque nos estudos e no mercado de trabalho

Os conhecimentos adquiridos na Universidade pelo acadêmico da 6ª fase do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Luís Eduardo Candiotto Tereza, de 20 anos, foram determinantes e estão sendo ótimos componentes para a sua formação. Esforço e dedicação é o que não faltam para o jovem que, segundo ele, encontrou na Unesc, a qualidade que buscava para o sucesso profissional.

O jovem, que conquistou o primeiro lugar na 10ª Gincana Nacional de Economia, promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) e que teve a participação de estudantes de todo o Brasil, enxerga na Universidade um divisor de águas em sua vida. “A Unesc tem uma representatividade muito grande na minha vida, pois estou tendo diversas oportunidades e experiências acadêmicas e profissionais que não seriam possíveis se eu não fosse acadêmico da Universidade”, sublinhou.

Bolsas de até 100% para ingresso imediato

Ainda é possível garantir uma vaga nos diferentes níveis de ensino da Unesc. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades. Entre os programas estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.

Em meio a tantas oportunidades, a Instituição lançou ainda o Programa de Igualdade Racial, cujo propósito é ampliar o acesso a bolsas de estudos a estudantes negros – pretos e pardos, e indígenas. O programa, que será permanente na Universidade, oferece nesta primeira edição  255 bolsas de estudos de 50% e 100%. Além disso, pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 11:48
Compartilhar Comente

Uniedu: Oportunidade de bolsas de 100% em três cursos de licenciatura

Uniedu: Oportunidade de bolsas de 100% em três cursos de licenciatura
Opções de cursos fazem parte do edital do programa do governo do Estado (Foto: Daniela Savi/ Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

A Unesc, a Universidade Comunitária que tem nos seus pilares o ensino, a pesquisa e a extensão, inova a cada dia com o intuito de mostrar a sua missão institucional com foco também no compromisso social. Responsável pela formação de mais de 50 mil alunos ao longo dos seus 54 anos de história, a Instituição acaba de lançar, atendendo ao edital nº 278/2022 do Governo do Estado, três cursos presenciais de Licenciatura em Ciências da Religião, Pedagogia e Tecnologia Educacional, por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) do Governo do Estado, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes).

A oferta dos cursos leva em consideração o edital que definiu áreas prioritárias em que há a necessidade de formação de professores e, de tal modo, com o incentivo para a graduação. São 40 vagas disponibilizadas nos três cursos com ofertas de bolsa de estudos com 100% de descontos.

Essa conquista, conforme o coordenador dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, Ismael Gonçalves Alves, significa uma grande oportunidade para quem sonha com o diploma ou com a carreira como professor. “O Uniedu licenciaturas é uma política que visa formar professores em todo o estado. Para isso eles realizam um levantamento das formações prioritárias em determinadas regiões e abrem turmas de acordo com as necessidades. Essa é uma grande oportunidade para iniciar uma carreira ou fazer outro curso”, disse.

A concessão das bolsas ocorre por ordem do Índice de Carência do Estudante. São 30 vagas com bolsa de estudos integral, de 100% do valor da mensalidade, bem como concessão de Bolsa Permanência no valor de R$ 500 mensais para despesas relacionadas a materiais, transporte ou alimentação, durante sua permanência no curso, por meio do programa. Também haverá mais dez vagas com bolsas de estudo integral de 100% do valor da mensalidade, concedidas pela Unesc.

Os cursos terão duração de 48 meses, com início em setembro de 2022 e término em junho de 2026. O edital está aberto até o dia 18 de agosto e as dúvidas podem ser tiradas pelo site da Universidade ou na Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac).

Saiba mais

Para participar do processo seletivo que leva em consideração o índice de carência do estudante calculado pelo Sistema Informatizado de Gestão Educacional da SED/Uniedu, independente do curso que o estudante esteja frequentando, basta que o interessado realize seu cadastro na plataforma do Governo do Estado apresentando a documentação necessária.

A Centac da Unesc está à disposição para tirar as dúvidas. Mais informações podem ser obtidas com o setor nos telefones (48) 34312545 e (48) 99644 1887 ou no site da Unesc. O resultado definitivo será publicado no seguinte link: www.unesc.net/licenciaturasuniedu, no dia 29 de agosto.

Mais informações também estão disponíveis no edital completo: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21476.pdf?1660136585

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 10:05
Compartilhar Comente

Unesc lança Programa de Equidade Racial

Unesc lança Programa de Equidade Racial
Mais imagens

A Unesc é uma Universidade plural. Isso não há como negar. Agora, esta pluralidade ganha ainda mais força com o lançamento do Programa de Igualdade Racial, edital publicado nesta quarta-feira (10/08) cujo propósito é ampliar o acesso a bolsas de estudos a estudantes negros - pretos e pardos, e indígenas. O programa, que será permanente na Universidade, oferece nesta primeira edição  255 bolsas de estudos de 50% e 100%. Além disso, pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o diálogo em torno da construção do programa iniciou há cerca de cinco anos, culminando com o lançamento nesta semana. “As nossas universidades são brancas, mas nossa população negra, parda e indígena é muito representativa. Nos perguntamos: onde estão essas pessoas? Porque não estão acessando uma Universidade que é comunitária e tem em seus propósitos a inclusão, a diversidade, o respeito a todas as pessoas independente de raça, credo religioso, ideologia e orientação sexual. Não podemos deixar de citar todo o empenho, luta e dedicação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, o Neabi, em nome da coordenadora Normélia Ondina Lalau de Farias, que há anos desempenha um trabalho exemplar na busca pela equidade e que foi muito importante na construção deste programa”, enfatiza.

Luciane reforça que a Unesc possui grupos de estudos, projetos de extensão, secretarias de diversidade, ligas acadêmicas e uma clara proposta anti racista já instituída. “No entanto, nos faltavam projetos que efetivamente conduzissem a instituição a cumprir o seu papel de ampliar o acesso e também a permanência das pessoas negras, pardas e indígenas na nossa Universidade. Nos debruçamos sobre cada um dos aspectos que compõem uma gestão e construímos, muito silenciosamente, esse projeto para que tantas expectativas não fossem frustradas. Assim, hoje nos sentimos cumprindo uma pequena parte de nosso papel, que eu diria é histórico, em oferecer bolsas de 50% e 100% para promover a equidade racial. O acesso à educação melhora a vida das pessoas, promove a autonomia e a dignidade das pessoas e das famílias e esse é nosso intuito, cita.

O edital completo do programa de Equidade Racial da Unesc pode ser acessado no link: https://www.unesc.net/portal/capa/index/233/.

Uma causa de todos

O Programa de Igualdade Racial assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. “Os acadêmicos negros, pardos e indígenas podem estar onde eles quiserem, mas, se tiverem acesso a uma educação superior de qualidade, com certeza terão também melhor acesso ao mundo do trabalho, ascenderão a cargos de representação e liderança na sociedade e nas organizações em maior escala do que temos hoje”, ressalta a reitora, acrescentando que a receptividade do programa pelas pessoas tem sido muito positiva. “O programa por si só já é um abraço à causa antiracista que é de todos nós, negros e não negros. Desejo ver nos próximos semestres todas as salas de aula com brancos, pardos, negros e, quiçá, indígenas, construindo juntos, soluções por meio da educação para um mundo melhor”, pontua.

Marco para a Universidade e para a sociedade

“Um marco”. É assim que a coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias define o Programa de Equidade Racial da Unesc.

Ela afirma ainda que este é um início na busca por índices favoráveis do número de pessoas negras, pardas e indígenas dentro do espaço da Universidade. “Estou muito feliz e agradeço, meio que sonhando acordada. É a realização de um sonho, o resultado da busca, da luta, da resistência neste espaço que é branco, onde uma pessoa com a sua clareza, a sua visão, o seu conhecimento, a sua observação e, acima de tudo, com a sua sensibilidade, entendeu que já era tempo disso acontecer. Nós, enquanto Neabi, nos rendemos com gratidão a todos e, principalmente a reitora Luciane Ceretta, pela coragem de abraçar esse processo tão necessário para uma reparação histórica, principalmente na nossa Região do Sul do estado”, fala.

Ainda para Normélia, a ação provocará uma mudança profunda em todos que estiverem envolvidos no processo, desde trabalhadores, docentes, discentes e a comunidade do entorno da Universidade. “Pensamos que esta não é uma luta isolada. É uma luta que une negros e não negros, indígenas e não indígenas para compor um ambiente favorável, de harmonia. Um ambiente onde todos possam viver melhor. Esta luta é de todos nós. Não somente de uma pessoa ou um grupo, é de todos, mas precisávamos de alguém que tivesse coragem de acionar este estopim, que para mim é o estopim da alegria”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 09:21
Compartilhar Comente (1)

REUNI Challenge 2022 promete estimular o empreendedorismo universitário do Estado

REUNI Challenge 2022 promete estimular o empreendedorismo universitário do Estado
Em abril, a plataforma psiU foi a vencedora no concurso do desafio Código Aberto promovido pela rede de hotéis Laghetto (Foto: Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

E se pudéssemos medir a qualidade de vida de profissionais no ambiente de trabalho? Isso já é possível pela ideia de estudantes que desenvolveram a startup psiU, que surgiu na primeira edição do REUNI Challenge. Para fomentar ainda mais o empreendedorismo universitário na solução de demandas da sociedade por meio da tecnologia, a segunda edição da maior competição do tipo do Estado que acontece no Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira, no Orion Parque Tecnológico, em Lages, em setembro, promete mais inovação dos acadêmicos das instituições de ensino de Santa Catarina.

Para o CEO da psiU, Cassiano Farias, a competição foi um divisor de águas na sua vida profissional e pessoal. “Em um final de semana, desenvolvemos uma solução que gerou grande repercussão: uma plataforma gamificada de metrificação, focada na qualidade de vida, contribuindo com a construção de ambientes de trabalho mais felizes, sendo o colaborador centro das prioridades das organizações”, disse.

O empreendedor da cidade de Criciúma esteve no Orion Week, evento em comemoração aos seis anos do local, explicando os resultados positivos conquistados em menos de um ano “Estamos com o produto avançado, fechando contratos com empresas interessadas. Eu tinha tudo para ir para a área do Direito, mas com a força de jovens que fizeram acontecer e transformada em uma empresa de fato, estamos muito contentes pelo reconhecimento e sucesso”, ressaltou.

O REUNI conta com etapas que ajudam no desenvolvimento do projeto, fomentando o protagonismo universitário. “As etapas são didáticas, te tiram da zona de conforto com muito trabalho em equipe e criatividade, alcançamos resultados positivos desde lá”, concluiu Cassiano. A plataforma foi idealizada na Unesc.

Premiação para o vencedor do REUNI Challenge deste ano

A equipe vencedora receberá um prêmio em dinheiro e levará para a sua universidade o prêmio de “A Universidade mais Empreendedora do Estado de Santa Catarina“. As inscrições iniciam no dia 1º de agosto no site projetoreuni.com.br. O evento ocorre em um final de semana em formato híbrido nos dias 16, 17 e 18 de setembro e no outro de forma presencial, nos dias 23, 24 e 25 do mesmo mês.

Em abril, a plataforma psiU foi a vencedora no concurso do desafio Código Aberto promovido pela rede de hotéis Laghetto. A batalha de startups fez parte da programação da quinta edição da “Gramado Summit”, conferência de tecnologia e empreendedorismo que teve mais de 200 expositores, 150 palestrantes e 15 mil visitantes diários.

No ano passado foi campeã na Feira de Inovação, na programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. Também representou a Universidade, com sucesso, no Reuni Challenge, evento estadual de inovação universitária. Nele, a Unesc com a psiU ficou em terceiro lugar em nível de Santa Catarina, sendo a primeira colocada entre as instituições de ensino superior não estatais.

Texto: Natasha Monteiro

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2022 às 15:53
Compartilhar Comente

Na Fecam, reitora da Unesc fala da educação como eixo para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis

Na Fecam, reitora da Unesc fala da educação como eixo para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis
Mais imagens

A educação como eixo transversal para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis em Santa Catarina foi o tema apresentado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta no Congresso de Municípios Associações e Consórcios (Comac/SC), promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), nesta semana. “Contextualizei o papel das universidades comunitárias distribuídas no território catarinense para o desenvolvimento do estado e a posição de destaque que ocupa em âmbito nacional”, fala a reitora da Unesc que fez a explanação para um público de mais de três mil pessoas, entre prefeitos e gestores.

Vários foram os exemplos citados ao longo de sua apresentação, entre elas, a Plataforma On, uma iniciativa que conecta as diferentes necessidades das cidades e regiões que visa contribuir com as cidades mais resilientes, inteligentes e sustentáveis ao longo prazo. Outro tema exposto foi o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico das Cidades e Regiões que a Unesc desenvolveu na Amrec e agora elabora na Amesc. 

O tema principal da Comac/SC foi “Governança para a Sustentabilidade”, sendo que o painel na Plenária Principal, intitulado “Municípios Catarinenses Mais Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes” e que contou com a reitora Luciane Bisognin Ceretta, teve como base a “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, com representantes do Governos Federal, Governo Estadual, Iniciativa Privada e da Acafe, e mediado pela prefeita do município de Monte Carlo, Sonia Salete Vedovatto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2022 às 15:25
Compartilhar Comente