AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Escola de Gastronomia proporcionará desenvolvimento regional

Escola de Gastronomia proporcionará desenvolvimento regional
Projeto foi apresentado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta na tarde desta sexta-feira (12/08) para o presidente do Legislativo e secretárias de Educação e Turismo de Nova Veneza (Fotos: Daniela Sav Mais imagens

A gastronomia é uma arte e envolve combinações de texturas e sabores. Ganhando cada dia mais adeptos que se encantam pela área, a Unesc, em parceria com o Município de Nova Veneza, vai implantar, em breve, o polo de Ensino a Distância (EaD). No cardápio de oportunidades, o curso superior de Gastronomia tão esperado pela região. Na tarde desta sexta-feira (12/08), o assunto foi discutido entre a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que recebeu o presidente do Legislativo e as secretárias de Educação e Turismo daquele município, para discutir sobre o mais novo curso que promete ofertar não somente ensino de qualidade, mas cultura, acolhimento e desenvolvimento regional.

Para a reitora, a atividade promete ter grande impacto em nível regional, além de atrair investidores e visitantes e oferecer uma projeção ainda maior para o potencial gastronômico e turístico de Nova Veneza. “Ganha o aluno, que será transformado com toda a bagagem de conhecimento adquirida, e a região, que contará com profissionais altamente qualificados para bem receber. Assim, ganham todos alavancando a economia”, ressaltou.

A reitora ainda aproveitou para agradecer a oportunidade da parceria. “Ficamos muito honrados com a parceria. É uma grande oportunidade de cumprir o nosso papel como Instituição Comunitária. Isso tem grande significado. Nos encanta e nos enche de gratidão”, salientou. A reitora ainda apresentou o andamento do projeto da obra, que vai funcionar em uma escola desativada, localizada no Bairro São Bento Alto, em Nova Veneza.

“A Escola de Gastronomia é um sonho que estamos concretizando em parceria com a Universidade e sem dúvidas vai consolidar ainda mais Nova Veneza no cenário gastronômico e potencializar também atividades na hotelaria e no turismo”, comentou o presidente do Legislativo, Maykon Minatto Michels.

A secretária de Educação Herica Felisberto destacou a importância desse grande projeto. A ideia, conforme ela, é iniciar as obras em novembro. “Teremos inúmeros benefícios, dentre eles, a qualificação da mão de obra. Vamos ter um grande movimento de alunos, professores e funcionários da Unesc, o que vai gerar também um movimento econômico para a comunidade”, destacou.

A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Carolina Warmling Ghislandi Hoepers, também se diz muito feliz com o projeto, já que ele está em consonância com o Plano Municipal de Turismo que visa qualificar mão de obra para o setor. “A cidade vai ter um polo de ensino superior e toda a estrutura estará à disposição da comunidade para a formação profissional e acadêmica”, destacou.

Ampliação

Para oportunizar um ambiente amplo e de muito conhecimento, conforme a diretora de Ensino de Graduação a Distância da Universidade, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, o local será todo repaginado e ampliado, transformando-se em um polo de gastronomia e hospitalidade. “O Polo EaD Nova Veneza também será um espaço de formação na área da hospitalidade, visando à excelência na educação para área da hospitalidade, preservando as especificidades loco-regionais, além de contribuir para o desenvolvimento do setor de turismo e da excelência na formação de serviços na área da hospitalidade”, sublinhou. 

De acordo com ela, a ideia é oferecer cursos em diversos níveis, como graduação, pós-graduação e cursos de curta duração voltados para esses temas. O leque de opções em cursos de graduação no Núcleo de Hospitalidade contará ainda com Turismo, Eventos e Hotelaria. O espaço contará ainda salas de aula, de informática e biblioteca.

A conquista conta com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e de emendas parlamentares.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de agosto de 2022 às 20:51
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod da Unesc propõe exposição de povos originários

Sala Edi Balod da Unesc propõe exposição de povos originários
Abertura será na segunda-feira (15/08), na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais da Unesc será palco de mais uma grande exposição a partir de segunda-feira (15/08). Com o tema Reter o Tempo, da artista Angélica Neumaier, acadêmicos, professores, funcionários e comunidade em geral que passarem pelo local vão poder apreciar as obras que trazem os ‘rastros’ dos povos originários do Extremo Sul de Santa Catarina. A abertura da exposição está agendada para as 19h30.

Conforme a artista, a exposição é resultado de um projeto de pesquisa bibliográfica, documental e fotográfica realizada no Acervo do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e na Casa de Pedra, no município de Orleans.

“Ela retrata os resultados com objetos artísticos contemporâneos na linguagem da gravura (serigrafia) e do desenho criados a partir dos artefatos e vestígios encontrados no acervo. Ele foi fotografado e realizadas frotagens para retirada dos padrões e desenhos que foram transformados digitalmente para a linguagem da gravura – serigrafia sobre tecido”, comentou a artista.

O projeto tem como objetivos valorizar a cultura dos povos originários na região do Extremo Sul, valorizar o acervo bibliográfico, documental e etnográfico do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e da Casa de Pedra, além de contribuir para o enfrentamento da cultura do apagamento da memória dos povos originários na região. “Nossa intenção é também valorizar e divulgar objetos artísticos contemporâneos e divulgar os resultados alcançados, por meio de exposições artísticas e oficinas”, citou.

A equipe do projeto é composta pela museóloga Valdirene Böger Dorigon, pela curadora Amalhene Baesso Reddig, pelo produtor cultural Maxwell Sandeer Flor, pela assessora de comunicação Andressa Gomes Flor e pela artista e professora do Curso de Artes Visuais da Unesc Angélica Neumaier, proponente do projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura, edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

A exposição, que também ocorre no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel em Orleans, gerido pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), vai até o dia 2 de setembro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de agosto de 2022 às 17:26
Compartilhar Comente

Tese de professora da Unesc é reconhecida em âmbito nacional

Tese de professora da Unesc é reconhecida em âmbito nacional
Mais imagens

A professora do curso de História da Unesc, Michelle Maria Stakonski Cechinel, egressa do Programa de Pós-Graduação em História da Udesc, foi reconhecida com a Menção Honrosa  do Prêmio Capes de Teses, que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em Programas de Pós-Graduação Brasileiros. 

A premiação leva em consideração a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além do valor agregado pelo sistema educacional do candidato. “Ter meu trabalho escolhido por uma banca de pesquisadores especialistas na área e ficar entre as três melhores teses da área de História do Brasil, é um grande reconhecimento do meu percurso como pesquisadora na área da História do Tempo Presente e das Migrações africanas”, salienta.

A tese “Zongos em Itinerância: Migrações Ganesas em Criciúma no Tempo Presente (2014-2021)”,  fruto do projeto de extensão “Escola de Migrantes”, da Unesc, buscou analisar  os recentes fluxos migratórios de ganeses que se deslocaram para Criciúma a partir de 2014. “Com o decorrer da pesquisa e das entrevistas realizadas, identifiquei que, predominantemente, os migrantes ganeses são oriundos de uma forma singular de assentamento transterritorial, presente em grandes centros urbanos de Gana: os zongos, bairros históricos segregados, habitados por muçulmanos de diversos grupos étnicos, falantes de hauçá e majoritariamente comerciantes”, explica. 

De acordo com a professora, em Gana, estes bairros, resultantes de atividades comerciais transaarianas iniciadas antes do período da invasão inglesa, são conhecidos como ‘lugar de migrantes’ ou ‘bairro de estranhos’. “Estas definições se constituíram em função das dinâmicas identitárias construídas historicamente na região, e que, discursivamente e de forma extra-oficial, acionam a identidade nacional para alguns etnônimos considerados autóctones, como o grupo étnico Axânti, mas não para todos os grupos étnicos que habitam o interior das fronteiras políticas atuais de Gana”, conta.

A hipótese defendida é a de que o modo como esses transmigrantes ganeses se inserem na cidade de Criciúma forja o que aqui eu chamo de “espaços tensionados”: a cidade se encontra esqudrinhada, de forma translocal, entre ganeses que se identificam como zongorianos e ganeses não-zongorianos, que reproduzem, com diferença, as dinâmicas do seu lugar de origem. “Esta tese foi pensada para representar diferentes estratos de um mesmo fenômeno migratório. O debate aqui iniciado me compele a pensar que a diferença entre ‘estranhos’ e cidadãos de direito, ganeses oriundos de grupos étnicos considerados historicamente autóctones não se apaga na diáspora. Mesmo fora do contexto das sociedades africanas do ocidente, o termo “estranho” parece ainda ser acionado como elo, uma forma de identificação que os sujeitos zongorianos mobilizam para sustentar as suas redes de apoio-mútuo”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de agosto de 2022 às 13:15
Compartilhar Comente

Colégio Unesc realiza o evento “Agosto: Mês de quem cuida de mim”

Colégio Unesc realiza o evento “Agosto: Mês de quem cuida de mim”
Famílias se emocionaram com as apresentações artísticas dos seus filhos e filhas Mais imagens

O auditório Ruy Hulse se transformou, na noite chuvosa e fria desta terça-feira (09/08), em um aconchegante lar, com muito calor, carinho e admiração. O palco que normalmente recebe palestrantes, shows ou até peças de teatro, foi ocupado por filhos que se apresentaram para homenagear seus pais e agradecer pela sua família. O evento do Colégio Unesc foi uma homenagem intitulada: “Agosto: Mês de quem cuida de mim”.

A equipe de professores e coordenadores preparou os estudantes para momentos emocionantes. O encontro contou com apresentação musical, recitais, jogral e ginástica artística. Em cada apresentação os pais se deliciavam e aplaudiam a performance de seus filhos.

Para o

 pai do Lorenzo Correia da Silva, do primeiro ano, Amarildo Souza da Silva, este encontro foi maravilhoso.  “Assistimos várias apresentações dos alunos, todas lindas e maravilhosas. Também gostei muito da explanação sobre o aprendizado e o método utilizado na educação do meu filho. Tudo que vejo ele fazendo e aprendendo agora consigo entender melhor. A palestra dos representantes do Sistema Positivo, esclareceu a diferença das nossas gerações”, comentou.

O paizão Roberto César Salgado Filho, do Miguel (2º ano) e do Arthur Kieslark Salgado (4º ano), também concordou com a beleza do espetáculo e a emoção de ver seu filho Arthur em cena, prestando homenagens à família. “O Arthur se apresentou hoje, declamando um poema. O evento é muito legal, muito importante para a união não só dos pais, dia dos pais, mas de toda família, dos filhos, com todo mundo aqui conversando e podendo confraternizar e podendo aproveitar esta noite aqui na Unesc”, destacou.

A equipe do Sistema Positivo de Ensino, parceiro do Colégio Unesc na educação dos alunos, realizou uma abordagem sobre as diferenças das gerações, como cada uma aprende e quais os métodos que estão sendo disponibilizados no Colégio para uma educação de destaque.

Para a coordenadora pedagógica para a Região Sul do Brasil, Ceres Renata Saldanha da Costa Rosa, a presença da família nas escolas é de extrema importância. “Atualmente atendemos cerca de 300 escolas aqui no Sul e mais de duas mil escolas em todo o Brasil. Hoje nós tivemos um momento incrível aqui, com as famílias do Colégio Unesc. Falamos sobre a relação de afetividade com a escola, onde as crianças podem vivenciar memórias afetivas, construir seus conceitos, trabalhar com interatividade, com o outro, com respeito às diferenças. Para nós é uma enorme satisfação participar desse momento”, agradeceu.

Para a diretora Mainara Figueiredo Cascaes, este foi mais um evento especial realizado com sucesso. “Comemoramos, nesse dia 11 de agosto, o ‘Mês de quem cuida da gente’. Foi uma homenagem para a família do Colégio. O diálogo hoje vem falar sobre essa parceria entre a escola e a família, a importância desses dois pares estarem conjugados, em prol do desenvolvimento dos nossos estudantes. Contamos com a participação do Sistema Positivo e trouxemos várias apresentações culturais que enriqueceram a nossa noite e assim encerramos com chave de ouro mais um evento do Colégio”, avaliou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 16:22
Compartilhar Comente

Unesc presente na 1ª edição de Inverno do Campo Agroacelerador da Cooperja

Unesc presente na 1ª edição de Inverno do Campo Agroacelerador da Cooperja
Equipe do Campus Araranguá aproveitou a oportunidade para divulgar o curso de Gestão do Agronegócio (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc Araranguá está presente na 1ª edição de Inverno do Campo Agroacelerador, que ocorre no Campo Demonstrativo em Jacinto Machado. O evento, organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado (Cooperja), tem o objetivo de apresentar as potencialidades do agronegócio nas culturas de inverno que possam ser implementadas nas propriedades, pensando na rentabilidade, diversificação e sustentabilidade no sistema de produção.

Conforme a diretora da Unesc Campus Araranguá, Izabel Regina de Souza, este é um evento de grande importância para troca de conhecimento e divulgação das oportunidades para a região, como o curso de Gestão do Agronegócio proposto pela Unesc Virtual. “A Cooperja é uma grande parceria da nossa Unesc. Aproveitamos o momento para também estreitar relação e divulgar o nosso curso de Gestão do Agronegócio que segue a linha dos novos formatos de aprendizagem que vêm pautando a perspectiva da Unesc com foco na formação do futuro”, comentou.

O curso tecnólogo, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), possui um currículo inovador e focado nos novos formatos de aprendizagem, com professores altamente qualificados. Com duração de três anos, contempla, ainda, as diversas tendências profissionais do agro.

Ação na praça

A equipe da Unesc Araranguá, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sombrio realizará ação neste sábado (13/08), das 9h às 16h, na praça do município de Sombrio. Intenção é divulgar os cursos propostos pelo polo Araranguá a toda a população da região.

“Estaremos tirando todas as dúvidas e apresentando o que a Unesc tem a oferecer. São muitas opções e com um currículo voltado para as necessidades atuais”, completou a diretora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 16:11
Compartilhar Comente