AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pesquisador da Unesc é destaque em revista internacional

Pesquisador da Unesc é destaque em revista internacional
Mais imagens

O pesquisador da Unesc Felipe Dal Pizzol ganha mais uma vez destaque mundial. Desta vez, ele aparece em artigo da revista Frontiers in Medicine, revista com o maior número de publicações e citações sobre a Sepse nos últimos 20 anos (2001-2021).

Conforme a revista, Dal Pizzol publicou 61 artigos e foi citado 930 vezes. “O artigo analisou a produção científica em um tema específico da sepse, que é a disfunção cerebral. Uma das coisas que o artigo levantou é que neste período eu apareço com o maior número de publicações na área e maior número de citações sobre o tema”, fala o pesquisador. 

A análise da revista revelou que os termos mais populares na forma de rótulos de agrupamento foram doença crítica, encefalopatia associada à sepse, sepse polimicrobiana, síndrome da encefalopatia posterior reversível, cérebro de rato, unidade de terapia intensiva, sepse prévia, hidrogênio molecular, inflamação drive, encefalopatias metabólicas, fisiopatologia do delírio e neurociência clínica. 

A publicação da Frontiers in Medicine identificou que ao longo destes 20 anos, mais de 1,5 mil artigos sobre o assunto foram publicados. “Nesse período, o número de manuscritos aumentou de forma constante e atingiu o pico em 2021”, cita a publicação. 

A sepse

A sepse é uma resposta inadequada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa resposta inadequada pode levar ao mau funcionamento de um ou mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente. Essa infecção pode ser bacteriana, fúngica, viral, parasitária ou por protozoários. O tema é foco de intensos estudos de Felipe no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2022 às 14:06
Compartilhar Comente

Metaverso da Unesc é apresentado em Florianópolis

Metaverso da Unesc é apresentado em Florianópolis
Mais imagens

A Unesc é uma Universidade que inova dia após dia e esta dedicação que contribui com o aprendizado dos acadêmicos, chama atenção em todo o estado. Prova disso é que, o metaverso, que passou a fazer parte do ensino da instituição foi um dos cases de sucesso apresentados durante o Inova+Ação, evento realizado em Florianópolis, a partir da iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a ABComm/SC, Acate, ADVBSC e Empreende Brazil.

Quem representou a Unesc no evento que ocorreu no CentroSul foi a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes. “A Unesc sempre inova na busca por proporcionar o melhor aprendizado e a melhor experiência aos universitários. Como exemplos recentes, temos a Graduação Multi, implantada no início de 2022, e o Centro de Realidade Mista, utilizado nos cursos da área da Saúde. Ações como estas, que contribuem com os nossos alunos e com a comunidade onde a nossa Universidade está inserida, colocam a Unesc na vanguarda do ensino, da pesquisa e da extensão, atraindo os olhares de todo o estado e do país”, fala. 

A apresentação foi feita em parceria com a ADVB, entidade da qual Gisele é  diretora de Desenvolvimento Socioeconômico. A importância da Unesc em levar o case a cada vez mais pessoas foi destacada pelo presidente da ADVB, Claiton Pacheco. “Acredito ser super importante a Unesc mostrar o quando tem avançado em pesquisas e desenvolvimento de novos  modelos dentro da Universidade, o que mostra que ela é global e antenada em todo o mundo,  tanto no real quanto no metaverso. Foi fundamental para quem participou do evento pensar fora do quadrado e entender que o metaverso não é algo do futuro, mas sim do presente, além de fazer com que empresários compreendam e reflitam como podem aplicar esta ferramenta dentro do seu próprio negócio”, enfatiza Pacheco.

O Inova+Ação contou com mais de 30 palestras, mentorias, workshops e treinamentos oferecidos para os empresários.

Chances de viver estas experiências

Ainda é possível garantir uma vaga nos diferentes níveis de ensino da Unesc. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades.

A Universidade conta com 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.

Entre os programas estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2022 às 08:51
Compartilhar Comente

PPGD da Unesc realiza 24º Diálogo em Direitos Humanos e Sociedade

PPGD da Unesc realiza 24º Diálogo em Direitos Humanos e Sociedade
Mais imagens

O 24º Diálogo em Direitos Humanos e Sociedade, promovido pelo Programa de Pós Graduação de Direito da Unesc (PPGD), nesta segunda-feira (15/08), teve como temática “Educação, Desenvolvimento Econômico e Sociedade: Preocupações na Pesquisa''.  O Diálogo foi transmitido pelo canal oficial da Unesc Tv no YouTube.

O convidado para apresentar o assunto foi o professor doutor Clóvis Demarchi, titular da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) nos cursos de graduação, especialização e no Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, no qual é coordenador adjunto na área do doutorado. Ele também é o líder do grupo de pesquisa em Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade da Univali.

A mediação ficou a cargo do professor e coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira que, em sua participação falou sobre a importância da parceria da Unesc com a Univali, destacando que, em cinco anos de existência, o programa já realizou mais de 120 eventos com a participação de cerca de 15 mil pessoas. “Estamos procurando por meio do debate acadêmico, do diálogo, da cooperação, trazer temas relevantes à comunidade universitária interna e externa. Temos como objetivo contribuir com a construção de um pensamento jurídico crítico, corresponsável pelos desafios necessários na sociedade contemporânea. Esses diálogos têm provocado discussões que buscam trabalhar as várias temáticas em Direitos Humanos e as Relações Políticas Pública com a sociedade, cidadania e democracia”, anunciou.

Já o professor e coordenador do PPGD, Antonio Carlos Wolkmer, acolheu a presença do pesquisador e jurista. “É uma grande honra abrirmos este 24º Diálogo nesta parceria com o Programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da Univali, com o apoio do curso de graduação em Direito da Unesc e dos nossos múltiplos grupos de estudos de pesquisa, com destaque ao Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito (Nuped) e ao Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania (Nupec). Nosso PPGD está concentrado em duas linhas de pesquisas: Direitos Humanos, Cidadania e novos Direitos e Direitos, Sociedade e Estado. O Programa tem uma preocupação muito grande com a temática dos Direitos Humanos, tendo como eixo central a vinculação com as discussões que envolvem o Estado, a Sociedade, as Instituições Políticas, cidadania, democracia e políticas públicas”, destacou.

O conferencista iniciou a sua participação agradecendo o convite, propondo aumentar essa parceria entre a Univali e a Unesc. “Hoje não é mais possível ficarmos isolados na nossa igrejinha de antigamente. Temos que sair ao máximo dela, principalmente neste momento, quando todo mundo fala de internacionalização, interessados em se relacionar com a Europa, Estados Unidos e Ásia, esquecemos do nosso vizinho. A minha intenção nesta noite é conversar um pouco da experiência que eu adquiri nesses 32 anos de Univali. Depois que eu passei a ser o professor titular da disciplina de Metodologia, uma das minhas maiores preocupações como docente é com relação entre conteúdo e forma. Ouvimos falar muito na questão material e na questão formal, o Direito trabalha muito com isto. Muitas vezes pela questão formal se perde todo a questão material e assim por diante”, comentou.

Texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2022 às 08:48
Compartilhar Comente

Tecnologia alinhada à educação

Tecnologia alinhada à educação
Curso de Ciência da Computação da Unesc possui várias parcerias e é realizado no período noturno (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A Unesc, a Universidade não estatal mais empreendedora do país, classificada pela lista da revista inglesa Times Higher Education (THE) como uma das melhores da América Latina, conta com inúmeras experiências baseadas em tecnologia e em inovação. Entre as mais recentes oportunidades lançadas na Universidade está uma parceria que envolve a Instituição e o poder privado com foco no potencial do curso de Ciência da Computação.

A partir da confiança dos três sócios da Procer, três egressos do curso, a empresa passou a contar com o Unesc Labs Procer, laboratório que promove a conexão entre a academia e o setor produtivo e tem como objetivo desenvolver competências nos acadêmicos por meio de experiências formativas que proporcionem ao aluno a aprendizagem nos laboratórios de inovação e tecnologia da Unesc.

Esse é um dos primeiros cases integrantes do programa Unesc Labs, projeto já considerado promissor, tanto para os acadêmicos envolvidos quanto para a empresa, que vê na Universidade uma oportunidade de encontrar novas soluções tecnológicas. A Procer, que tem sede em Criciúma, é pioneira em soluções em tecnologia alimentar desenvolvendo a automação de silos, desde 2011. A empresa é consolidada no mercado agro e tem o propósito de agregar o que há de melhor em tecnologia de armazenagem de grãos, contribuindo para a redução do equilíbrio tecnológico da cadeia produtiva do país.

“Os alunos bolsistas selecionados recebem pelas atividades desenvolvidas e, além do aprendizado técnico, se preparam para o mercado de trabalho desenvolvendo competências alinhadas com a necessidade da empresa parceira e gerando oportunidades de novos negócios. Esta é uma grande inovação e faz enorme diferença na formação do acadêmico. O corpo docente do curso é formado por mestres e doutores na área acadêmica e professores que atuam no mercado produtivo”, explica o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes.

De São Paulo para estudar na Unesc

Natural de São Paulo, o acadêmico do curso, Rodrigo Santos Raccuia Ferreira, 18 anos, viu na Unesc, a oportunidade de crescimento. “Pesquisei muitas universidades e a Unesc foi a minha escolhida. A Unesc é a grande incentivadora de boas ideias e dá todo o suporte necessário. Tenho bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e, além do conhecimento e networking, tive oportunidades incríveis de projetos como o Labs, do qual participo. É uma oportunidade de vivenciar isso tudo desde o começo. No nosso caso que começamos a aplicar na prática que aprendemos na academia, é incomparável. É muito interessante de se aproximar do mundo real”.

Segundo ele, a Universidade incentiva o aluno a ser inovador e empreendedor. “Quando a pessoa vem para cá estudar tem aquela vontade de crescer e não é todo lugar que você vê isso. É uma oportunidade incrível, de conseguir se desenvolver como aluno, como profissional e como ser humano”, disse.

Gabriel König, acadêmico da terceira fase de Ciência da Computação também faz parte desse projeto e aproveita a oportunidade. “A bolsa me oportunizou a começar aqui, pois sem ela, não conseguiria cobrir os cursos da Universidade. O bom é porque já alinho a teoria e a prática”, enaltece.

Diferenciais

O Curso de Ciência da Computação é pioneiro no que se refere a parceria com a iniciativa privada. Ao longo do percurso formativo o acadêmico tem a possibilidade de diversas experiências. Em todos os semestres vivencia o trabalho em equipe por meio de projetos interdisciplinares que visam aproximar os estudantes de problemas vivenciados no mercado produtivo. Estes projetos abrangem a pesquisa cientifica e a extensão universitária.

O curso dispõe de laboratórios de informática específicos de última geração para atender à crescente demanda na área de tecnologia. No Parque Tecnológico da Unesc, o curso utiliza o Laboratório de Instrumentação, neste local são desenvolvidas soluções que envolvem utilização prática de hardware e software na construção de projeto de Internet das Coisas.

A internacionalização também está presente. Por meio de parcerias com instituições de ensino superior de fora do país, o aluno poderá ter essa experiência formativa durante o seu período de graduação

Mercado aquecido

Santa Catarina é o 4º maior polo no setor de Tecnologia do Brasil, atrás apenas dos três estados mais populosos do Brasil (SP, MG e RJ). Outro dado relevante é que o estado ocupa a segunda posição com relação aos alunos com ensino superior em cursos voltados à tecnologia.

Confira as diversas possibilidades de bolsas que a Unesc oferta

10% - Para famílias. Desconto a partir da matrícula do segundo membro familiar.

20% - Para ingressantes sem vestibular; para transferência de outra instituição de ensino; para empresas parceiras, e para formados do Colégio Unesc que estudaram somente o 3º ano do Ensino Médio na instituição.

25% - Para quem quer cursar uma segunda graduação e não se formou na Unesc.

30% - Egresso da Unesc e quer fazer segunda graduação e para formados do Colégio Unesc que estudaram todo o Ensino Médio na instituição.

35% - Para quem tem 45 anos ou mais; e para moradores da Amesc e da Amurel.

40% - Transferência coletiva (grupos de 10 pessoas ou mais)

50% - Especial empresas parcerias para colaboradores com mais de dois anos de vínculo com a empresa parceira da Unesc; Funcionário Público. Esse percentual também vale para Educação Comunitária. Neste caso deve-se realizar perfil socioeconômico e apresentar renda familiar per capta de, no máximo, três salários mínimos. Também há o Bolsa Licenciatura para aqueles que realizarem perfil socioeconômico e apresentarem renda familiar per capta de, no máximo, três salários mínimos, e do Programa de Equidade Racial para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas com renda per capta para quem recebe até três salários mínimos. Para ingressantes em diversas fases o desconto é de 50% apenas na primeira mensalidade.

100% - Bolsa Licenciatura para aqueles que realizarem perfil socioeconômico e apresentarem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio e do Programa de Equidade Racial para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas com renda per capta de até 1,5 salário mínimo.

Programa Volte a Estudar – 60% na primeira mensalidade e nas demais 25% para quem evadiu do seu curso da Unesc e 20% para quem evadiu do seu curso em outras instituições.

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD) podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433. Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 34312626. Se interessou nos cursos técnicos o telefone para contato é o (48) 34312671.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos e pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou no (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2022 às 08:40
Compartilhar Comente

Equipe representante do Colégio Unesc é campeã no futsal do JESC

Equipe representante do Colégio Unesc é campeã no futsal do JESC
Equipe representante do Colégio Unesc é campeã no futsal do JESC Mais imagens

A equipe de Futsal Feminino que representou o Colégio Unesc nos Jogos Escolares Catarinense (JESC) foi a grande vencedora da competição, que encerrou nesse final de semana, em Timbó. O título, conquistado de forma invicta, foi comemorado no sábado (13/08), com muito orgulho pelas atletas e por toda a delegação. A final foi contra o time da escola padre Antônio Oliveira, da cidade de Anita Garibaldi e as criciumenses venceram por 7 a 1.

A técnica Renata Rosalino Machado ressaltou que o resultado é o reconhecimento de um trabalho intenso e do esforço de cada atleta. “Sabíamos da dificuldade da competição. As meninas estavam com objetivo de vencer um jogo de cada vez. Estamos felizes com a conquista”, comentou Renata, destacando ainda que os trabalhos não param e agora os olhares já estão focamos na etapa do brasileiro escolar.

Para a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueredo Cascaes, receber o projeto das meninas carvoeiras significa um grande movimento em prol dos esportes que vem crescendo cada vez mais na instituição. “Assim como temos as meninas do futsal, temos as meninas do vôlei, do tênis de mesa, xadrez, e diversos outros esportes”, citou.

Segundo ela, o incentivo à prática esportiva, é extremamente importante, pois gera comprometimento, responsabilidade, companheirismo, cooperação, e isso contribui para a formação de indivíduos mais proativos na sociedade, bem como de alunos empenhados nos seus processos escolares.

JESC

Os jogos ocorreram em 15 modalidades na categoria de 12 a 14 anos com envolvimento de cerca de três mil atletas e treinadores.

Entre as modalidades estavam Atletismo, Badminton, Ciclismo, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Voleibol, Handebol e Futsal. A competição é uma organização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com os municípios.

Confira o resultado das partidas:

Colégio Unesc 5x1 Colégio Marista São Luiz - Jaraguá do Sul

Gols

Beatriz (2)

Padilha (2)

Marisol (1)

Colégio Unesc 5x1 contra Rudolfo Luzina - Nova Erechim

Gols

Pietra (3)

Emille (2)

Colégio Unesc 2x0 Profª Delia Regis - Coronel Freitas

Gols

Pietra (1)

Emille (1)

Colégio Unesc 9x1 Dr. Hermann Blumenau - Trombudo Central

Gols

Pietra (1)

Beatriz (1)

Marisol (4)

Santana (2)

Padilha (1)

Colégio Unesc 1x0 Lourdes Lago - Chapecó

Gols

Marisol (1)

Colégio Unesc 7x1 Padre Antônio Oliveira - Anita Garibaldi

Gols

Beatriz (1)

Pietra (1)

Emille (3)

Padilha (1)

Marisol (1)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2022 às 08:23
Compartilhar Comente