AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc será palco de partida do Campeonato Catarinense de Voleibol Feminino Adulto

Unesc será palco de partida do Campeonato Catarinense de Voleibol Feminino Adulto
Equipe da SR Mampituba/Forquilhinha/Radar/Unesc em busca da vitória no campus da Universidade Mais imagens

O Ginásio de Esporte José Antônio Carrilho da Unesc, será o palco do confronto da equipe adulta do Voleibol feminino do Mampituba/Forquilhinha/Radar/Unesc contra as meninas do Bluvolei de Blumenau. A partida, que promete atrair a comunidade acadêmica para a torcida, está marcada para às 20h desta quinta-feira (25/08), válida pela primeira fase da competição. 

A equipe de Criciúma tem na sua base alunas do Colégio Unesc e acadêmicas da Universidade. Atualmente ocupa a quinta posição, sendo que as adversárias lideram o campeonato.

"Blumenau é a equipe mais forte da competição, formatada para subir para série A. Nosso time é bem mais novo, um sub-21, mas vamos tentar fazer um bom jogo em busca da vitória que seria importante para melhorar nossa posição dentro da classificação geral. Gostaríamos de contar com o apoio da torcida, já que a entrada é franca, com o intuito de incentivar o nosso time”, convidou o técnico Luciano Iribarrem Carvalho.

Assista o último treino preparativo para o confronto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de agosto de 2022 às 21:38
Compartilhar Comente

Projeto Rondon: acadêmicos da Unesc partem para o Meio-Oeste do Estado

Projeto Rondon: acadêmicos da Unesc partem para o Meio-Oeste do Estado
Grupo vai realizar diversas oficinas com a população e é a primeira presencial desde o início da pandemia de Covid-19 (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc partiram na manhã desta terça-feira (23/08) para o Meio-Oeste catarinense, para mais uma grande missão: o projeto Rondon. Denominada Reencontro, por ser a primeira operação presencial após a pandemia, a edição terá atividades na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) a partir de quarta-feira (24/08) até 3 de setembro, com o envolvimento também de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

O projeto, que tem como parceiros nesta retomada o Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem como finalidade desenvolver programas e projetos comprometidos com a inclusão social, com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação do profissional cidadão.  

Entre os eixos propostos estão: Meio Ambiente; Trabalho; Saúde; Cultura; Educação; Direitos Humanos e Justiça; e Comunicação. Nas oficinas ministradas para a comunidade estarão temas, como “Coleta de lixo e Conscientização sobre a separação do lixo”, “Artesanatos com material reciclável”, “Culinária – aproveitamento integral dos alimentos”, “Associativismo e cooperativismo como meio de geração de renda para a comunidade local”, “Educação sexual no contexto familiar para educadores e pais”, “Atividades físicas para a terceira idade e população especial”, “Bullying”, “Direito dos Idosos e das Mulheres”, entre outros.

Os acadêmicos, em parceria com o Poder Público e a comunidade, irão ainda revitalizar uma praça local, com o propósito de deixar um “marco” para a cidade. O Cine Rondon, que tem o intuito de levar outros olhares sobre o cinema, também está na programação.

“É um momento muito importante para acadêmicos que poderão vivenciar as realidades daquelas regiões. Eles conhecerão realidades e culturas diferentes, o que será uma experiência incrível e transformadora para cada um”, comentou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego. 

Conhecimento

Ao todo, a Amarp abrange os municípios de Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira. 

Para a representante da atividade de extensão, Letícia Anselmo Manique Barretto, as expectativas são grandes. “Cada acadêmico da Universidade vai para um município diferente, justamente para ter essa vivência com outras realidades. As expectativas estão bem altas com atividades nos três períodos, sendo que cada cidade contará com o seu cronograma específico”, descreveu. 

Por ser a sua primeira participação no projeto, a mala levada pelo acadêmico do curso de Letras com habilitação em Inglês, Maicon Marques Frasson, estava carregada de expectativas e ansiedade. “Estou muito feliz e ansioso. Com certeza será gratificante e engrandecedor”, enfatizou.

Ainda fazem parte desta comitiva, os acadêmicos Luiz Otavio de Mattia, do curso de Odontologia; Lara Naspolini Bernardo, do curso de Farmácia; e Eduardo Fioreze, do curso de Psicologia.

A cerimônia de abertura será realizada em Caçador e a de encerramento, em Iomerê. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de agosto de 2022 às 15:41
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc se classificam para a Gincana Nacional de Economia

Acadêmicos da Unesc se classificam para a Gincana Nacional de Economia
Mais imagens

Acadêmicos da Unesc são destaques em nível estadual e nacional mais uma vez. Agora os alunos do curso de Ciências Econômicas Luís Eduardo Candiotto Tereza e Luiz Carlos Firmino se classificaram para a Gincana Nacional de Economia. Mais que isso, a dupla terminou em primeiro lugar no estado. 

Para chegar à conquista eles participaram da etapa estadual, que ocorreu em duas fases de forma online: a primeira ocorreu no dia 7 de agosto, quando, durante uma hora eles responderam diversas perguntas relacionadas à macroeconomia, microeconomia, conjuntura e economia brasileira. Já na segunda etapa, produziram um vídeo de até dois minutos abordando o tema “Aplicação do liberalismo na Economia Brasileira”, determinado pela organização da gincana. 

O foco total em cada uma das etapas, para Luiz Carlos, foi fundamental para o bom resultado. “Eu sabia do nosso potencial e tinha em mente que poderíamos ir longe na gincana, mas era importante ter foco em cada etapa do processo. Recebi a notícia da nossa colocação com muita felicidade, porque além de participar dessa competição com um amigo que a graduação me deu, este ano poderemos estar lá de forma presencial aplicando o que estudamos dentro do curso de Ciências Econômicas. Estou animado para nossa participação e a preparação começa desde agora”, destaca Luiz Carlos Firmino, que está na quarta fase do curso.

Atual campeão nacional é da Unesc

Os nomes de todos os classificados, divididos por estado, foram divulgados pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) nesta semana e, entre eles, está o atual campeão nacional: Eduardo Candiotto Tereza, atualmente na sexta fase do curso. “Cheguei na Universidade e fui surpreendido por uma colega me parabenizando pela conquista. Foi muito bacana pois já pude comemorar com a coordenação e amigos que ali estavam. Em todas as fases que passamos, temos sempre em mente que precisamos fazer o nosso melhor, o resultado é consequência. Apesar de termos sido campeões estaduais, sabemos que a etapa nacional é totalmente diferente e é necessário mantermos a concentração e disciplina. Esperamos que o nosso melhor nos traga o troféu”, enfatiza. 

Orgulho

A conquista enche a Unesc e a coordenação do curso de orgulho. “A  coordenação fica bastante contente tanto pelo Luís, que conseguiu o bicampeonato e, agora junto ao Firmino. Dois acadêmicos que têm se dedicado no curso e que acabam mostrando que os professores como um todo estão comprometidos em formar bons economistas que ajudam a região, o estado e o país. Os estudantes, de uma forma geral, conseguiram absorver o conhecimento relacionado à parte da modelagem econômica, todas as formas dos instrumentos que os economistas utilizam para a suas análises, o que é muito importante também. Conseguiram entender a economia brasileira como um todo e como se dá a relação das variáveis econômicas. O curso de economia vem em um bom caminho, formando economistas para ajudar no desenvolvimento”, relata o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Thiago Fabris.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de agosto de 2022 às 15:35
Compartilhar Comente

Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Direito, Geografia e Tecnologia em Design de Moda encerram ciclo de formaturas do primeiro semestre da Unesc

Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Direito, Geografia e Tecnologia em Design de Moda encerram ciclo de formaturas do primeiro semestre da Unesc
​A colação de grau aconteceu para 60 novos graduandos e graduandas na noite de sábado (20/08) no AM Master Halls Mais imagens

O ciclo de formaturas do primeiro semestre de 2022 fechou com chave de ouro, na noite do último sábado (20/08), na AM Master Hall. Graduandos e graduandas de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Direito, Geografia e Tecnologia em Design de Moda, receberam seus certificados e a outorga dos respectivos graus, acompanhados do testemunho de familiares e amigos presentes. A cerimônia foi conduzida pela reitora e paraninfa Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada por coordenadores de cursos e professores homenageados.

Intercâmbio

A noite foi a consagração do objetivo alcançado por dois imigrantes diplomados na solenidade. Yuran Keven da Costa Paula, angolano, no curso de Administração e Jorrane Xulute, haitiana, em Ciências Contábeis. O evento proporcionou a todos os envolvidos muita emoção, satisfação e agradecimento pelo objeto alcançado e sonho realizado.

Foi exatamente isso o que passaram as graduandas Gabriela Santana Bernardo e Sara Nunes Fernandes, no discurso a duas vozes em nome das turmas. “É com imensa alegria que celebramos esse momento tão esperado por todos nós, o qual sonhamos em meio a tantas aulas, trabalhos, seminários e tudo mais. Após muito choro e momentos de desespero, vencemos! Hoje não somos mais aqueles alunos do começo da graduação, perdidos em meio a Unesc. A partir de agora somos profissionais, acadêmicos formados para o mercado de trabalho”, salientaram.

O início, conforme as formandas, parece que foi muito recente. “Estamos felizes, animados e nos indagando ‘parece que foi ontem que começamos’ de tão rápido que passou, porém, o que nos resta agora são as lembranças. Cada um de nós merece ser aplaudido pelas conquistas ao longo desses anos. Atingimos nosso objetivo, alguns com mais tempo, outros no esperado, porém aqui estamos. Hoje podemos comemorar, porque merecemos isso, abra uma taça de vinho, estoure um champanhe, dance, viva esse momento com a sua família e aproveite, pois nós merecemos cada segundo dele. Que Deus continue nos abençoando e que façamos essa memória eterna”, encerram.

Homenagem aos pais

Um dos momentos marcantes foi quando o graduando Luiz Ricardo Frantscescato traduziu em palavras toda a gratidão aos pais ali presentes. “Amados pais, vocês nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade. Quando ousamos, vocês nos estenderam as mãos para que seguíssemos adiante. Quantas preocupações vivenciadas conosco nesta caminhada. Vocês se sacrificaram, se dedicaram, abdicaram de tempo e de muitos projetos pessoais para que nós tivéssemos a oportunidade de estudar, de ter uma boa formação profissional e também pessoal. Devemos tudo que somos a vocês e podem ter a certeza de que nos orgulhamos muito por isto. Se hoje estamos aqui comemorando, muito se deve ao empenho de nossos pais, que tanto nos incentivaram. Não temos palavras para expressar a nossa gratidão por seu amor, carinho, apoio e dedicação. Nosso muito obrigado! ”, destacou.

A reitora e paraninfa dos graduandos e graduandas, Luciane Ceretta, iniciou o seu pronunciamento se dirigindo aos novos profissionais com a frase do escritor e pintor alemão, Hermann Hesse (1877-1962). “Nada lhes posso dar que já não exista em vocês mesmos. Não posso abrir-lhes outro mundo de imagens, além daquele que há em suas próprias almas. Nada lhes posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu os ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo", pontuou e acrescentou, “O desfecho de uma trajetória acadêmica como a de vocês, os convoca a melhorar o mundo por meio, do exercício de suas profissões, mas também, da formação alicerçada em valores humanos que receberam”, sintetizou.

Texto e Fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de agosto de 2022 às 13:18
Compartilhar Comente

Novidade na Unesc: Primeira criptomoeda de Criciúma é lançada

Novidade na Unesc: Primeira criptomoeda de Criciúma é lançada
Empresa Dottcoin é uma das startups incubadas na Universidade (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Novidade sempre é bom não é mesmo? E isso é o que a Unesc tem feito todos os dias. Em mais uma ação de inovação, a Universidade mostra o seu potencial apresentando o resultado de um trabalho em conjunto com uma das startup incubadas no Talent Lab da Universidade. Quem esteve na noite desta segunda-feira (22/08), durante o Criciúma Cripto Day, evento que ocorreu no Auditório Edson Rodrigues, na Instituição, pôde acompanhar o lançamento da CriCoin: a primeira criptomoeda da cidade de Criciúma.

A moeda digital vem da empresa Dottcoin, que está incubada na Unesc desde maio de 2022. No início, os três idealizadores do negócio chegaram com a ideia do projeto e com auxílio de professores, foi desenvolvida.

Para o professor do curso de Administração, Thiago Francisco, a importância de incubar uma startup não é apenas pelo modelo de negócio, mas pela mensagem que a Universidade passa em estar aberta para atender as necessidades do ecossistema, de promover ações inovadoras que possam sensibilizar a sociedade em função da importância da inovação.

“O modelo de negócio que eles trazem sobre criptomoedas é importante e eu entendo como modelo bastante visionário. A principal riqueza dessa noite é a demonstração de um exercício de que pensar inovação é importante não para hoje, mas para daqui a dez, quinze, vinte anos”, comentou.

Segundo ele, a mensagem que a Universidade transmite em abrir as suas portas para entender esse cenário é importantíssima porque na verdade coloca a Instituição e as empresas incubadas no cenário de vanguarda, que é o que a Universidade propõe. “Abrir as portas para entender a inovação, é abrir as portas para entender a nossa região”, ressaltou o professor.

De acordo com o CEO da empresa, Diego Fermiano, o objetivo é que a nova criptomoeda seja comercializada em estabelecimentos de Criciúma e futuramente integrada ao sistema público para recebimento de impostos de maneira transparente e segura.

“O diferencial é a tecnologia por trás disso. O apoio que a Unesc nos deu foi essencial e quando chegamos estávamos apenas com uma ideia e fomos convidamos a participar de um programa, o Galápagos e dentro desse programa a nossa ideia evoluiu para chegarmos aqui hoje”, destacou, salientando ainda que essa é a primeira criptomoeda de uma cidade da América Latina.

Fermiano falou ainda que esse é o primeiro passo como pioneiros em relação a esse tipo de tecnologia. “Hoje, no Brasil, temos mais de 30% de brasileiros que já mexem com criptomoeda, enquanto no mercado tradicional é apenas 5%. Veio para ficar e está ganhando mercado, e o próprio Banco Central está criando a própria criptomoeda, ou seja, o país e o mundo estão caminhando para esse mercado”, disse. 

A Dottcoin, uma das 22 startups incubadas na Unesc, é uma corretora de Cripomoedas que, além de fornecer os serviços tradicionais de compra e venda de criptoativos, também capitaliza empresas utilizando essa tecnologia. 

“Empreendedores e startups que querem desenvolver o seu negócio, podem procurar a incubadora da Unesc para receber auxílio para desenvolvimento e crescimento do seu negócio”, complementou a gerente de Comunidade da Incubador Patrícia Darolt de Costa.

Acadêmicos se encantam com a novidade

O acadêmico da 8ª fase do curso de Administração, Luiz Felipe Silva da Rosa ficou encantado com o que presenciou e destacou que um evento dessa proporção é muito importante pelo devido conhecimento que proporciona. “São pequenas ideias que pode tomar grandes  dimensões. Isso agrega muito nosso conhecimento e como acadêmico nos disponibiliza conhecer novas ideias e valorizar ainda mais a nossa Universidade e, para o nosso conhecimento e é muito importante também”, disse.

A acadêmica Ana Paula Fontanela, da 1ª fase do curso de Administração, salientou que a ideia é muito interessante. “Com certeza, eventos como esse nos força a pensar diferente, pensar em inovação e precisamos disso para melhorar a forma com que trabalhamos, estudamos e até a forma como criamos empresas”, descreveu.

O evento contou ainda com palestras sobre o universo das criptomoedas, explicações sobre a utilização da moeda virtual, como influenciou e como irá influenciar o mercado no futuro. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de agosto de 2022 às 11:49
Compartilhar Comente