AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professor da Unesc participa da 7ª edição do Prêmio Oxford de Design 2024

Professor da Unesc participa da 7ª edição do Prêmio Oxford de Design 2024
Coordenador do curso de Design, João Luis Rieth, concorre com o projeto “Casa das memórias” (Fotos: Divulgação/Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2024 às 18:14
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Design criam projetos para empresas reais

Mais uma vez, os acadêmicos do curso de Design da Unesc colocaram o aprendizado do semestre à prova. Na noite desta quarta-feira (10/07), aqueles que cursam as disciplinas de Projeto de Design 2 e 4, apresentaram trabalhos para empresas reais.

Em um deles, cerca de 30 estudantes colocaram diante dos colegas e representantes das empresas Canguru e Adimax modelos de embalagens para ração de cachorros e gatos elaborados por eles mesmos, em um verdadeiro desfile de criatividade e originalidade.

“Esta já é a terceira vez que fizemos esta parceria com o curso de Design da Unesc  em uma aproximação muito interessante, pois nos possibilita transportar para o mercado a parte teórica ensinada na Universidade, ao mesmo tempo que levamos os acadêmicos para dentro da fábrica. Percebemos esta experiência como positiva, já que permite esta troca de informações”, enfatizou o especialista em Marketing da empresa Canguru, Taylor Lompa da Silva.  

Já os acadêmicos da disciplina de Projeto de Design, tiveram o desafio de desenvolver estações de trabalho independentes para uso doméstico, principalmente com foco em pessoas que atuam em home office. O trabalho foi realizado em parceria com a empresa NB Móveis Planejados. 

“Foram cinco propostas em que a empresa identificou um nicho de mercado para esses projetos e passou um briefing para os estudantes”, explicou o coordenador do curso, João Luiz Silva Rieth.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de julho de 2024 às 13:43
Compartilhar Comente

Primeiro mestre indígena da Unesc tem artigo publicado em revista

Primeiro mestre indígena da Unesc tem artigo publicado em revista
Mais imagens

O primeiro mestre indígena formado pela Unesc, Fabiano Alves, o Kárai, teve o primeiro artigo publicado. O texto intitulado “Nhandereko Yvyrupá Py: modo de viver Guarani na terra indígena Tekoá marangatu, Imaruí, SC, Brasil: Parte I” faz parte da edição 52 da revista Tellus, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O artigo é parte da dissertação de mestrado de Fabiano Alves, indígena Guarani, que realizou a pesquisa em parceria com os pesquisadores Juliano Bitencourt Campos; Orivaldo Nunes Júnior; Francisco Silva Noelli; João Alberto Ramos Batanolli e José Gustavo Santos da Silva, que também tiveram o nome publicado na revista.

A dissertação de Fabiano teve a orientação do professor Juliano Bitencourt Campos.

“A publicação do artigo amplia a minha trajetória acadêmica, por isso agradeço ao PPGCA e à Unesc. Fazer mestrado foi importante, pois permitiu que eu adquirisse um grande conhecimento para dar mais visibilidade à minha aldeia e ao povo Guarani. Obrigado a  todos que me apoiam em minha vida acadêmica”, ressalta Alves.

Segundo ele, o objetivo da pesquisa foi descrever a importância do “Nhandereko Modo de Viver Guarani” para mostrar no espaço da academia e para a sociedade. “Essa ideia está aprofundada no artigo, em que citei valores e práticas sociais, da espiritualidade e da cosmologia Mbyá Guarani”, salienta.

A Revista Tellus está voltada para a publicação de resultados de pesquisa e documentação sobre as populações indígenas, especialmente sul-americanas, e é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O objetivo da publicação é veicular materiais diversos relacionados à etnologia indígena ou estudos interdisciplinares que tenham interface com a antropologia e possibilitar a divulgação de textos escritos por autores indígenas.

“A publicação do artigo do Fabiano é um exemplo claro da riqueza e profundidade dos saberes indígenas que merecem ser reconhecidos e valorizados no meio acadêmico e na sociedade em geral. Fabiano, por meio desse trabalho e dedicação, nos brinda com uma perspectiva única sobre a cultura e os modos de vida Guarani, que contribui significativamente para a ampliação do conhecimento sobre as populações indígenas brasileiras”, comenta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

“Na Unesc, acreditamos firmemente na importância de oferecer oportunidades iguais para todos, na promoção de um ambiente onde a diversidade cultural é respeitada e incentivada. Fabiano é um exemplo inspirador de como a educação é uma poderosa ferramenta para a transformação social e o fortalecimento das identidades culturais”, acrescenta.

Alegria e satisfação

A coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Normélia Ondina Lalau de Farias, diz que recebeu a notícia da publicação com alegria e satisfação. “O Fabiano nos proporcionou uma rica troca de informações importantes sobre cultura e saberes indígenas. Para nós, enquanto Universidade e Neabi, receber a notícia de que a revista Tellus publicou o artigo do Fabiano, não tem preço”, enfatiza.

“A nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta está sempre à frente das questões voltadas à políticas afirmativas, dando oportunidades para que indígenas e negros ingressem na Universidade. Só nos estabelecemos como seres humanos de fato quando temos esta percepção. Quando acreditamos na possibilidade de que todos podem estar onde quiserem e promover as culturas sem se modificar e entregar à cultura do outro em detrimento a sua. A Unesc desempenha lindamente este papel”, acrescenta.

O coordenador do PPGCA, Carlyle Menezes, diz que o  trabalho também representa as possibilidades e o grande potencial de transformação que se abre a partir da promoção e valorização da diversidade biocultural e do respeito às outras formas de relação com a natureza e do uso dos recursos naturais de forma prudente

“Para nós, enquanto integrantes do Programa de Pós-Graduação na área das Ciências Ambientais, que tem o campo do conhecimento da Etnobiologja e Etnoecologia como um dos pilares teórico-conceituais e aplicados,  é gratificante perceber os avanços obtidos ao longo dos últimos anos na construção e fortalecimento dos espaços  de troca e valorização de saberes, o que contribui também para o fortalecimento e consolidação do nosso programa e da universidade enquanto instituição comprometida com a qualidade do ambiente de vida e da sustentabilidade em todas as suas dimensões”, cita.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de julho de 2024 às 13:41
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão da Unesc promove a 2ª edição do Concurso Acadêmico “Chefs do Bairro”

Projeto de Extensão da Unesc promove a 2ª edição do Concurso Acadêmico “Chefs do Bairro”
Receitas apresentadas pelos alunos do curso de Cozinha Industrial do Bairro da Juventude farão parte do 20º Almoço e do Livro “Novos Talentos – Delícias das Carnes Brancas” de Nilson Olivo (Fotos: Déc Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de julho de 2024 às 08:43
Compartilhar Comente