AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc vai levar sete colaboradores às arquibancadas do Estádio Heriberto Hülse

Unesc vai levar sete colaboradores às arquibancadas do Estádio Heriberto Hülse
Tigre entra em campo neste sábado às 19 horas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está levando seus colaboradores ao estádio quando o Criciúma joga em casa e neste sábado (9/6) os torcedores Luiz Fernando Pereira Silva, João Pedro Rizotto, Jeferson Tenfen, Wanderson da Silva, Renata Souza Cesário, Valmes Colombo e Hugo da Silva Dal Ponte vão assistir à partida diante do Boa. O Tigre entra em campo pela Série B do Campeonato Brasileiro às 19 horas.

Para participar das próximas edições basta o torcedor enviar um e-mail para sorteios@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando a vontade de torcer pelo Tigre.

A promoção sorteia dois ingressos físicos, com entrada no portão 2, e cinco nomes em lista, com entrada no portão 3. Para retirar as entradas físicas, os ganhadores devem apresentar um documento com foto no Aicom (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing), localizado na sala 9 do Bloco Administrativo, até às 19 horas. O vencedor receberá um e-mail indicando qual o seu tipo de ingresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de junho de 2018 às 16:38
Compartilhar Comente

Comissão do Restaurante de Baixo Custo do Campus se reúne pela primeira vez

Comissão do Restaurante de Baixo Custo do Campus se reúne pela primeira vez
Grupo é composto por gestores, docentes e discentes (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca do bem-estar dos acadêmicos, professores, funcionários e visitantes da Unesc, a Comissão Permanente de Monitoramento e Manutenção do Restaurante de Baixo Custo do Campus se reuniu na tarde desta quinta-feira (9/6) com a reitoria da Universidade.

Na ocasião, foram discutidos os desdobramentos da comissão, bem como os planejamentos da estruturação do restaurante da Universidade. A comissão visa organizar e promover o ambiente de convívio para as refeições na Unesc. Ela é composta por membros do Gabinete da reitoria, do curso de Nutrição, gestores, membros  da Aprofrucri e do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 07 de junho de 2018 às 20:44
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física promove Open de Natação

Curso de Educação Física promove Open de Natação
Encontro ocorre neste sábado na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As águas da piscina da Unesc vão balançar neste sábado (7/6). É o Open de Natação promovido pelo curso de Educação Física da Universidade que inicia às 8h15, e conta com nadadores de Criciúma e região. O encontro é um evento sem fins lucrativos, sendo que o valor das inscrições dos atletas será destinado a subsidiar pesquisas e congressos dos alunos que compõem o GPEAA (Grupo de Pesquisa em exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc.

Além do valor pago na inscrição, como caráter solidário, cada inscrição também deve ser acompanhada por 1kg de alimento, que será doado para alguma entidade beneficente de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 07 de junho de 2018 às 20:39
Compartilhar Comente

Unesc é parceira de evento nacional de Enfermagem

Unesc é parceira de evento nacional de Enfermagem
Seminário aborda educação em Enfermagem e diagnóstico na área (Foto: Divulgação) Mais imagens

Até esta sexta-feira (8/6), Santa Catarina recebe profissionais e professores de todo o Brasil para o 16º SENADEn (Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem) e 13º SINADEn (Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem), que ocorre em Florianópolis. O evento, promovido pela ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem) e organizado com a participação da ABEn/SC, tem a parceria da Unesc. O evento tem como objetivo compartilhar conhecimentos que permeiam os desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem e socializar experiências.

O evento tem como tema central as “Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação Profissional e Sistematização da Assistência de Enfermagem” e contemplam os eixos: Políticas Públicas de Educação e Saúde e Práxis da Enfermagem e Saúde da População. O evento iniciou na terça-feira (5/6) e ao longo da semana realiza discussões por meio de conferências, diálogos temáticos, painéis, cursos, apresentação de trabalhos, exposição cultural e de saúde e reuniões de interesse.

A reitora, Luciane Ceretta e demais professores da Unesc participaram da programação. A ABEn/SC tem como presidente a professora da Universidade Mágada Tessmann.

“A enfermagem tem sua centralidade na assistência, na gestão, na educação e na pesquisa permeados pela dimensão da política que permite posicionamentos técnico-científicos éticos, presenciais e insubstituíveis construídos a partir do ensino da Enfermagem e desenvolvimento de sua pratica profissional na efetivação do processo de enfermagem. Por ser o cuidado insubstituível, nossas discussões, compartilhamentos e construções coletivas são indispensáveis”, afirma Mágada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de junho de 2018 às 12:34
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc estimula a promoção da saúde com uso de plantas medicinais

Projeto da Unesc estimula a promoção da saúde com uso de plantas medicinais
Estudo de plantas medicinais ocorre há 15 anos na Universidade (Foto: Marcelo Camilo) Mais imagens

Com o objetivo de promover saúde e bem-estar através do uso de plantas medicinais, a Unesc, em parceria com a Pastoral da Saúde, promove desde 2002 o projeto de extensão “Fitoterapia Racional: Aspectos Taxonômicos, Agroecológicos, Etnobotânicos e Terapêuticos”. O intuito é trocar informações com a comunidade sobre o uso medicinal das plantas. Todo mês uma planta é estudada e no fim de cada ano, todas as informações são compiladas em uma apostila que é distribuída as lideranças da Pastoral da Saúde da região da Amesc e Amrec. 

A união do conhecimento popular e científico abrange 730 agentes da Pastoral da Saúde em 14 municípios. Segundo a coordenadora do projeto, a professora do curso de Farmácia da Unesc Angela Erna Rossato, algumas plantas utilizadas por populares têm potencial tóxico, e por isso há a necessidade de levar a informação ao maior número de pessoas. “Muitas plantas apresentam efeitos colaterais, contraindicação e interferem no tratamento medicamentoso, em especial dos pacientes com doenças crônicas. Com o projeto realizamos a revisão destas informações, com base nos critérios preconizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao longo dos anos de projeto inúmeras plantas usadas em nossa região passaram por esta revisão e estas informações são compartilhadas com a Pastoral da Saúde, que por sua vez compartilha com a comunidade por meio da sua prática e convívio social”, explica Angela.

O Horto Florestal da Unesc valida ainda mais o projeto. Além de exemplos de uso e cultivo das plantas, também serve para ensinamentos técnicos de identificação de cada espécie, através do tato, visão e olfato. “Essa prática milenar tem que ser regatada e aprimorada para capacitação de novos profissionais. A importância de classificação das plantas e de seu nome cientifico evita com que as pessoas se confundam”, ressalta a professora da Unesc e bióloga Vanilde Citadini Zanette.

Para a agente da Pastoral da Saúde Maria dos Santos Salvaro, o projeto colabora com a melhoria dos hábitos de vida das pessoas e a utilização de remédios naturais para a cura, atitudes que previnem graves problemas futuros. “A maioria das doenças ocorre devido à má alimentação e o uso incorreto dos recursos terapêutico, tudo tem que ter controle de medidas e limites”, salienta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de junho de 2018 às 11:08
Compartilhar Comente